Transposição didática do tema “água”: um manual de uma sequência didática para o ensino fundamental e médio

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Resumo
A Educação Ambiental (EA) deve ser implementada, de forma transversal e interdisciplinar, em todos os níveis de Ensino, elencada em questões ambientais, sociais, culturais, políticas e econômicas. Abordagens metodológicas diferenciadas, como a Transposição Didática (TD), pode aproximar o conhecimento escolar, da Educação Básica (EB), com o conhecimento científico, do Ensino Superior (ES). A temática Água, por meio da TD, pode favorecer a promoção da EA, superando o uso de abordagens tradicionais que tendem a ser reducionistas e pontuais. Objetivou-se a construção e a implementação de um manual de uma Sequência Didática (SD) sobre o tema “Água” para o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, em duas Escolas Estaduais, além da percepção acerca da possível aproximação do conhecimento científico com o conhecimento escolar, por meio da TD, vinculadas a promoção da EA. Para a composição da SD, aproximamos o conhecimento científico da Ecologia e outras disciplinas afins do ES, com o contexto escolar e cotidiano dos alunos do EF II e do EM, por meio do tema transversal e interdisciplinar Educação Ambiental (EA). No período de março a abril de 2018 foram ministradas atividades com a temática “água” vinculada às disciplinas de Ciências e Biologia, respectivamente para o 6º ano do EF II e 1º ano do EM, de duas escolas estaduais de Santo Antônio da Platina-PR. O conteúdo teórico incluiu Poluição da Água, Doenças veiculadas pela Água, o Ciclo da Água, a Importância da água nos Seres Vivos e o Saneamento Básico. A SD teve como elementos teóricos norteadores, os princípios de Zaballa e envolveu debates, diálogo, trabalho em grupo e pesquisas bibliográficas, de modo a desenvolver uma reflexão ambiental. Os resultados foram divididos em três perspectivas: I) Levantamento da literatura dos livros didáticos da EB e do ES; II) Entrevista dos professores na sondagem inicial; e III) Análise Textual Discursiva (ATD) das atividades dos alunos na SD. Os resultados foram organizados em categorias, subcategorias e unidades de análise. Percebemos que a SD proporcionou impactos positivos pelo conteúdo tratado e pelas atividades diferenciadas. Em contrapartida, percebemos que os alunos não estavam habituados com abordagens metodológicas diferenciadas, necessitando que a reflexão para o pensamento crítico e para as questões prementes da EA/EAE fossem retomadas. Diante dos objetivos propostos, afirmamos que houve incompletude dos critérios objetivados nas atividades da SD, e que refletiriam a desejada TD dos conteúdos específicos do ES e das noções fundamentais da EA, previstos para a temática “Água”. Inferimos que houve apropriação de conhecimentos científicos por meio da implementação da SD, porém, com lacunas no campo da Educação Ambiental Emancipatória (EAE).
Descrição
Palavras-chave
Educação Ambiental, Abordagens Metodológicas de Ensino, Manual Didático
Citação
Coleções