Dissertações
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Navegando Dissertações por Autor "Bellini, Nerynei Meira Carneiro"
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- ItemA narrativa do fantástico na formação na formação do leitor: uma experiência a partir dos círculos de leitura no ensino fundamental II(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Oliveira, Luena Monteiro; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; http://lattes.cnpq.br/2580658848009911; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; Valente, Thiago Alves; Miranda, Kátia Rodrigues MelloBuscar meios para formar leitores fruidores, críticos e atuantes na sociedade em que vivem é um desafio constante dos professores de Língua Portuguesa. Muitos são os fatores que contribuem negativamente para que os alunos não alcancem a proficiência leitora esperada ao final do Ensino Fundamental II. Contudo, entendendo que a prática pedagógica é elemento crucial para o resultado de excelência na formação desses leitores, buscamos desenvolver esta proposta de intervenção a fim de mudar esta realidade de adolescentes desmotivados com a leitura. O presente trabalho visa aprimorar a formação de leitores literários por meio da concepção metodológica Círculos de Leitura proposta por Rildo Cosson (2021). O objetivo foi identificar de que forma essa prática possibilita a formação de leitores literários inseridos em uma comunidade leitora na qual a leitura, discussão e análise do texto literário, especialmente do fantástico, desenvolvem-se sob a mediação da professora a partir da socialização de impressões, percepções, conexões com outros textos e com a vida. Utilizamos para os círculos de leitura os contos fantásticos, por acreditar ser bastante instigante ao imaginário dos adolescentes, pois trazem a confrontação do sobrenatural e do real, a hesitação, o mistério e a incerteza da realidade. Para tal, apoiamo-nos nos seguintes conceitos teóricos: Narrativa fantástica Todorov (1992) e David Roas (2014, 2016), Círculos de Leitura Rildo Cosson (2021), Formação do Leitor Colomer (2007), Compreensão de Leitura Subjetiva nas perspectivas de Jouve (2013) e Rouxel (2013), concepções e procedimentos metodológicos de leitura literária propostos por Antonio Candido (2004), Marisa Lajolo (1993, 2004), Regina Zilberman (1988). Nossa pesquisa também se respaldou em documentos oficiais, como: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017) e nas Orientações curriculares e subsídios didáticos para a organização do trabalho pedagógico no ensino fundamental de nove anos – Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica do Estado da Bahia (2013). Tratou-se de uma pesquisa de caráter interventivo e pautada em alguns princípios da pesquisa-ação TRIPP (2005), de natureza qualitativa, descritiva e intervencionista. A coleta de dados ocorreu a partir da análise das práticas leitoras no Círculo de Leitura, além de questionários aplicados como avaliação preliminar e exploratória. Parte integrante do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), a pesquisa e o projeto foram implementados no Colégio Estadual Polivalente de Feira de Santana, no município de Feira de Santana- Bahia, com adolescentes do 9ºano do Ensino Fundamental II. Com base nas teorias escolhidas para fundamentar a pesquisa, observamos que os estudantes desenvolveram habilidades para pensar os sentidos dos textos a partir de suas próprias experiências de vida, desenvolvam atitudes de politização e sensibilização necessárias à construção de ações de transformação coletiva e desenvolvam o hábito da leitura significativa e prazerosa.
- ItemLiteratura e oralidade nas séries iniciais : Aplicação do método criativo(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Neves, Vanessa Ferreira; Valente, Thiago Alves; http://lattes.cnpq.br/8244141803425794; Valente, Thiago Alves; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; Ferreira, Eliane Aparecida Galvão RibeiroÉ imprescindível trabalhar com a literatura infantil na escola, já que tal espaço é o lugar propício para aproximar as crianças das mais diversas narrativas e tipos de textos. No campo literário, os textos devem ser tratados como instrumento para propiciar momentos de reflexão, de diálogo, de descontração e estímulo à imaginação. O propósito desse trabalho é apresentar uma sugestão de intervenção pedagógica baseada em uma pesquisa-ação do PROFLETRAS, que se concentra na literatura infantil em séries iniciais durante o processo de alfabetização, um momento em que a linguagem oral é dominante. O trabalho aborda os princípios teóricos dos campos de estudo sobre ensino de literatura e literatura infantil, juntamente com a metodologia subjacente às ações pretendidas. Como base teórica, adotamos a noção de "ouvido pensante" (Amarilha, 2013) para criar uma experiência literária que reconheça a oralidade como forma preponderante e inerente para a apropriação do código escrito. Para a sala de aula, optamos pelo método criativo (Aguiar; Bordini, 1988), que inclui atividades de oralidade para promover uma relação positiva e subjetiva com os textos literários.