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Navegando Dissertações por Autor "Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira"
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- ItemArtigo de opinião: desenvolvendo a argumentação em sala de aula(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Nascimento, Maria do Socorro Silva; Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9894421129625846; Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira; Araújo, Roberta Negrão de; Nantes, Eliza Adriana SheuerA atividade de produção de textos argumentativos por alunos do Ensino Fundamental precisa ser mais incentivada pela escola, como uma forma de preparo para que os estudantes desenvolvam a capacidade crítica e sejam capazes de defender suas ideias em situações reais da vida cotidiana. Somando-se a esse pensamento, há necessidade de realização de atividades mais aprofundadas que promovam um conhecimento mais eficaz a respeito dos gêneros discursivos, sobre os quais os alunos são, normalmente, convidados a escrever seus textos na escola. Nesse sentido, a pesquisa proposta é uma tentativa de melhorar a argumentação e a produção textual usando o gênero artigo de opinião na prática pedagógica com alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa- interpretativa, de cunho interventivo, configurando-se uma pesquisa-ação, para a qual foi mobilizado o Plano de Trabalho Docente, proposta de transposição didática versada por Gasparin (2009), com respaldo na Pedagogia Histórico-Crítica. Visando alcançar os objetivos propostos (Construir um caderno pedagógico para ser implementado em turmas do nono ano do Ensino Fundamental, tendo o gênero artigo de opinião como instrumento mediador; implementar as atividades do caderno pedagógico, em sala de aula; e avaliar o avanço qualitativo na escrita dos estudantes, especialmente quanto à capacidade de argumentação.), foi produzido um caderno pedagógico com atividades a serem implementadas, de forma sequenciada, na sala de aula. Para definição da temática trabalhada na pesquisa, foi aplicado um diagnóstico inicial, em junho de 2021, nas turmas de oitavo ano (turmas do nono ano em 2022), na escola de implementação da pesquisa. A temática apontada pelos alunos foi educação ambiental. Na sequência, os alunos do nono ano, em 2022, foram submetidos a uma atividade diagnóstica de produção de artigo de opinião sobre a temática abordada no caderno pedagógico e, após a análise dos textos produzidos, iniciou-se a implementação do caderno pedagógico nas turmas dos alunos em questão. Para finalizar a pesquisa, com o término das atividades propostas no caderno pedagógico, foi realizada uma nova avaliação para comparação dos resultados com a atividade diagnóstica aplicada no início da pesquisa. O resultado final da produção textual apontou um salto qualitativo na habilidade de produção escrita dos alunos, especialmente na produção de argumentos.
- ItemContos de fadas contemporâneos e letramento literário: um trabalho com contos de Marina Colasanti no 7º ano do Ensino Fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Assis, Vanessa Socio de; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; http://lattes.cnpq.br/2580658848009911; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; Miranda, Kátia Rodrigues de Mello; Duarte, Patrícia Cristina de OliveiraA presente pesquisa ocupa-se do tema do letramento literário a partir de contos maravilhosos, entre os quais se destacam os seguintes contos de fadas contemporâneos de Marina Colasanti: “A moça tecelã” (2000); “A primeira só” (1979) e “Entre a espada e a rosa” (1992). O estudo em tela consiste na pesquisa bibliográfica sobre o letramento literário e a literatura fantástica, visando à construção e aplicação de um projeto que tem como base metodológica a sequência básica de Rildo Cosson (2014), e que, baseado nas etapas propostas na referida metodologia, abrange a leitura e a interpretação dos contos citados e de outros textos a eles relacionados, no que se refere à estrutura da narrativa e à temática abordada. Partindo do questionamento sobre os motivos que podem levar os alunos a não apreciarem e não lerem textos literários, o Método Recepcional, de Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar (1993) e o Letramento Literário de Rildo Cosson (2014) embasam este trabalho. Norteiam, ainda, esta pesquisa, a abordagem qualitativa (GIL, 1999) e a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986). Espera-se que a análise teórico-formal das obras literárias do gênero maravilhoso e a implementação do material didático, com foco no letramento literário, para uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, tenham contribuído para que os alunos recebam o texto literário de modo atrativo e próximo à sua realidade, por meio do conhecimento da estrutura constitutiva dos gêneros trabalhados e, especialmente, do conteúdo das obras abordadas, conduzindo-os à apreensão de valores e à identificação com os textos e suas personagens, o que deve revelar e reafirmar o caráter humanizador da literatura.
- ItemGênero textual reportagem jornalística impressa: um caminho para o desenvolvimento da escrita(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Prado, Antonio Carlos Rodrigues do; Storto, Letícia Jovelina; https://lattes.cnpq.br/0743245285126825; Storto, Letícia Jovelina; Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira; Nantes, Eliza Adriana SheuerNesta dissertação, temos como objetivo geral apresentar uma análise de um material didático a fim de verificar o trabalho com a produção do gênero reportagem jornalística. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica e documental (FLICK, 2009; SEVERINO, 2007; GIL, 2002), de cunho teórico especulativo (VAN DER MAREN, 1996). O material analisado é utilizado em nossa prática docente com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal no interior paulista. A análise foi realizada tendo como aporte teórico Marcuschi (2008), Geraldi (2002) entre outros estudiosos que serviram como fontes de pesquisa bibliográfica. Na abordagem, investigamos as atividades de compreensão, interpretação e as propostas de produção escrita. O objetivo foi compreendê-las sob a perspectiva da produção textual de Geraldi (2002). Ademais, verificamos se as atividades de compreensão e interpretação contribuem efetivamente para o desenvolvimento da escrita dos alunos. Desse modo, nossa pesquisa fundamentou-se, sobretudo, na proposta metodológica interativa de produção escrita, de acordo com a proposta do autor. A teoria dos gêneros discursivos de Bakhtin (2014), o qual defende o processo dialógico da linguagem nas práticas sociais de interação entre as pessoas, também norteiam os estudos. Por meio da análise, percebemos que a Apostila (2013) apresentava lacunas nas propostas para a produção escrita do gênero textual reportagem. Assim, organizamos um material didático fundamentado na referida proposta e o nomeamos de Caderno Pedagógico: sugestões de oficinas para o desenvolvimento da escrita. A fim de cumprirmos com as orientações da Secretaria Municipal de Educação para o direcionamento do ensino de Língua Portuguesa nas escolas municipais, ancoramos algumas das atividades do Caderno Pedagógico nas habilidades da Base Nacional Curricular Comum BNCC (BRASIL, 2018). De tal forma, nossas reflexões foram pautadas nos documentos oficiais, inclusive nos PCN (BRASIL, 1998). Documentos estes, que orientam que o ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa está centralizado nos estudos dos gêneros textuais. Nessa perspectiva, a organização do Caderno Pedagógico buscou alinhamento com os documentos orientadores e com os autores citados. A pesquisa foi realizada junto à Universidade Estadual do Norte do Paraná, por meio do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).
- ItemLiteratura e africanidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental: contos e recontos africanos para formação do leitor literário e prática educativa(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Araújo, Andressa Barboza de; Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9894421129625846; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; http://lattes.cnpq.br/2580658848009911; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira; Valente , Thiago Alves; Francisco, Eva CristinaEncontrar estratégias que despertem não só o encantamento pela leitura, mas que promovam o debate e o senso crítico entre as crianças é um constante desafio para os professores que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Pautado nesse contexto, tendo como norteadora a Sequência Básica de Letramento Literário proposta por Cosson (2014), tais como as propostas de leitura subjetiva nas perspectivas de Jouve (2013), Langer (2005) e Rouxel (2013), este trabalho busca contribuir, mediante a leitura, análise e recontação de contos africanos, para a conscientização e o aprimoramento das relações étnico-raciais no entorno escolar. Ademais, pretende abranger os quatro eixos que fundamentam o ensino de Língua Portuguesa: oralidade, leitura, escrita e análise linguística. Em consonância com as leis Nº 10.639/2003 e Nº 11.645/2008, que determinam a obrigatoriedade do ensino da “História e cultura afro-brasileira e indígena” na Educação Básica, a pesquisa parte de uma abordagem qualitativa de cunho interventivo. O suporte do método baseia-se em uma investigação exploratória, quanto à revisão bibliográfica realizada, e, explicativa, uma vez que apresenta uma proposta de trabalho aplicável e coerente, seguindo os critérios de competências e habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Os textos escolhidos para a proposta de intervenção pedagógica são de origem africana, colhidos e recontados pelo escritor, professor e contador de histórias Rogério Andrade Barbosa. Essas narrativas privilegiam a cultura e a diversidade do continente, por abordarem produções que instigam o imaginário, o maravilhoso, o raciocínio, o respeito aos mais velhos e aos saberes locais. Parte integrante do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP - campus Cornélio Procópio), esta pesquisa é direcionada ao 4º ano do Ensino Fundamental I. Com base nas teorias e práticas abordadas, espera-se que os educandos, que futuramente fizerem uso dessa proposta de ensino, desenvolvam práticas orais de contação de histórias e exercitem de maneira significativa a escrita. Espera-se, também, que desenvolvam o interesse e o prazer pela leitura de textos literários, aprendendo, por meio dos contos, a valorizar e a respeitar a cultura africana, possibilitando seu devido reconhecimento como elemento formador da cultura brasileira.
- ItemO gênero verbete enciclopédico como objeto de ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Pinto, Mariene Cristina Milanesi; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; http://lattes.cnpq.br/0263644351545918; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Manzoni, Rosa Maria; Duarte, Patrícia Cristina de OliveiraO objetivo desta pesquisa, de natureza qualitativa, de cunho interventivo, é validar a elaboração de uma SDG, elaborada pela pesquisa, voltada para o ensino do gênero verbete enciclopédico, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse material didático é ancorado na metodologia das sequências didáticas de gêneros (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2011; DE PIETRO, 2014; BARROS 2020; CORDEIRO, 2016) criada pelo Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCART, 2003), fundamentação teórica que direciona este trabalho. A pesquisa também busca aportes teóricos em estudiosos que direcionam o ensino da língua por uma visão interacionista, como Bakhtin (2016) e Marcuschi (2008, 2010), e em trabalhos que concebem o ensino e aprendizagem da produção textual como processo/trabalho: Menegassi (2010), Mafra e Barros (2017) e Antunes (2010), entre outros. Os objetivos específicos desta pesquisa são: a) modelizar, teórico e didaticamente, o gênero verbete enciclopédico; b) elaborar o caderno pedagógico para o ensino do gênero; c) analisar o processo de transposição do gênero, de objeto social de referência a objeto a ensinar, concretizado na elaboração do caderno pedagógico; d) analisar o material didático produzido tendo como base os princípios teórico-metodológicos que regem a metodologia das sequências didáticas de gêneros; e) analisar o material com base nas capacidades de linguagem mobilizadas nas atividades didáticas; f) elaborar uma versão final do caderno pedagógico (Caderno do Professor e Caderno do Aluno) já validado pela pesquisa. Ao final do processo de validação, concluímos que a sequência didática do gênero verbete enciclopédico elaborada pela pesquisa mostrase congruente com os propósitos estabelecidos pela metodologia das sequências didáticas de gêneros. Dessa forma, a SDG do gênero verbete enciclopédico oportuniza a apropriação de práticas de linguagem relevantes ao estudo do gênero e viabiliza o seu desenvolvimento em sala de aula.
- ItemPublicidade patrocinada do Facebook: uma proposta pedagógica construída a partir da metodologia da sequência didática de gêneros para a prática discursiva da leitura(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Pereira, Fernanda de Oliveira; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; http://lattes.cnpq.br/7350484030070515; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; Nantes, Eliza Adriana Sheuer; Duarte, Patrícia Cristina de OliveiraA presente dissertação objetiva compreender como a metodologia de sequências didáticas de gêneros pode contribuir para o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos do 8º ano do ensino fundamental, no que concerne à leitura e compreensão de textos. Para tanto, elegemos o gênero textual publicidade patrocinada do Facebook, o qual é o eixo organizador da elaboração e implementação de uma proposta de intervenção pedagógica. O aporte teórico-metodológico centrase nos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo, de forma mais específica, nos preceitos da vertente didática dessa corrente do humano. A pesquisa configura-se por uma abordagem qualitativa e interventiva sob o tipo de pesquisa-ação. O encaminhamento estabelece-se a partir da elaboração do modelo teórico/didático de gênero e da produção e implementação de uma sequência didática para o aprimoramento das capacidades de linguagem voltadas à leitura do gênero escolhido como objeto de ensino. Ao final do processo de pesquisa, compreendemos que a metodologia adotada pôde aprimorar a leitura e compreensão da publicidade patrocinada do Facebook, nas aulas de língua portuguesa, fazendo com que os estudantes pudessem compreendê-la enquanto instrumento para a prática social publicitária da persuasão.
- ItemUma proposta histórico-crítica para abordagem da variação linguística em sala de aula(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Ponciano, Silmara Aparecida; Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9894421129625846; Duаrtе, Pаtríciа Cristinа dе Olivеirа; Francisco, Eva Cristina; Araújo, Roberta Negrão deEsta pesquisa aborda a interseção entre a Sociolinguística Variacionista e a Sociolinguística Educacional, destacando a experiência de uma professora com mais de trinta anos de atuação na Educação Básica. A partir das preocupações levantadas por Bortoni-Ricardo (2004) sobre a correção e compreensão das variedades linguísticas dos estudantes, a professora buscou entender e valorizar essas variações, culminando na criação de um Caderno Pedagógico destinado ao 6.º ano do Ensino Fundamental. Assim, o estudo teve como objetivo geral:Investigar a abordagem e a valorização da variação linguística no ensino de Língua Portuguesa, com foco na análise do livro didático "Tecendo Linguagens". Pаrа isso, foi realizada uma análise do livro didático Tеcеndo linguаgеns, dаs аutorаs Tâniа do Аmаrаl Olivеirа е Lucy Аpаrеcidа Mеlo Аrаújo, por sеr o mаtеriаl utilizаdo nа еscolа ondе а profеssorа- pеsquisаdorа еxеrcе а docência. A análise pautou-se nas orientações da Bаsе Nаcionаl Comum Curriculаr - BNCC (Brasil, 2018) е também no Rеfеrеnciаl Curriculаr do Pаrаná (RCP), buscando identificar o tratamento dado à variação linguística no referido material didático. O аportе tеórico fundаmеntа-sе nos prеssupostos dа Sociolinguísticа, notadamente a Variacionista e a Educacional, com rеspаldo metodológico nа Pеdаgogiа Histórico-Críticа. Nessa perspectiva, o Cаdеrno Pеdаgógico, fruto desta pesquisa, apresenta uma propostа didáticа, fundаmеntаdа nos passos da Pedagogia Histórico-Crítica, em sua tradução didática, o Projeto de Trabalho Docente-Discente, dе Gаspаrin (2009). Trata-se, portanto, dе pеsquisа quаlitаtiva-intеrprеtаtivа, que seguiu etapas sistemáticas, tendo início com o desenvolvimento de pеsquisа bibliográficа е documеntаl com objеtivo еxplorаtório, intencionando fundamentar, teoricamente, o estudo. A pesquisa conclui que a escola deve ser um ambiente que respeite e acolha a diversidade linguística, promovendo a reflexão sobre os diferentes usos da língua e combatendo o preconceito linguístico. Compreender e aplicar os princípios da Sociolinguística Variacionista e da Educacional é essencial para uma educação inclusiva e produtiva, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Аcrеditа-sе, portаnto, quе o еstudo е а vаlorizаção dаs vаriеdаdеs linguísticаs podеm contribuir pаrа viаbilizаr um ensino de língua portuguesa mais significativo para o estudante.
- ItemUma proposta teórico-metodológica de leitura para o Ensino Fundamental II mediada pelo gênero discursivo conto(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Alves, Adriana Teixeira; Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9894421129625846; Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira; Baronas, Joyce Elaine de Almeida; Striquer, Marilúcia Santos DomingosA leitura é um fator primordial para a formação de pessoas reflexivas e críticas na sociedade contemporânea. O hábito de leitura, em decorrência, deve ser estimulado, no jovem educando, desde cedo, para que ele possa conceber uma significação do mundo que o cerca. Nessa perspectiva, o papel da escola, na educação básica, é estimular a leitura, propiciando a formação e desenvolvimento do leitor ativo e crítico. Para isso, faz-se necessário buscar maneiras de tornar o hábito de leitura uma ação agradável dentro e fora do âmbito escolar. Considerando a dificuldade dos alunos, para compreender e interpretar textos, nesta pesquisa buscou-se apresentar uma possibilidade de aprendizagem de leitura que propicie o desenvolvimento de leitores ativos e críticos, capazes de emitir uma contra palavra aos enunciados com os quais interagem em suas práticas discursivas. Sendo assim, à luz da Linguística Aplicada, a metodologia consistiu em uma pesquisa-ação, de cunho qualitativointerpretativo, cujo objetivo geral foi averiguar se uma proposta de leitura mediada pelo gênero discursivo conto poderia contribuir para a melhoria das práticas de leitura dos educandos de uma turma de nono (9º) ano do Ensino Fundamental II em uma escola na periferia de Fortaleza-CE. As atividades propostas têm como foco o conto Tentação da escritora Clarice Lispector, bem como em algumas atividades elaboradas visando aos descritores D3, D5 e D11 do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). Por se tratar de pesquisa que considera as perspectivas de leitura o caráter dialógico dos enunciados, o trabalho fundamenta-se, sobretudo, na teoria do Círculo de Bakhtin, notadamente, no que diz respeito à manifestação de compreensão responsiva (BAKHTIN, 2018), um dos princípios fundantes da teoria dialógica e interativa da linguagem. Nessa direção, considera, ainda, as proposições teórico-metodológicas discutidos por Paulo Freire (2005;2006;2009), Dell’Isola (1996), Solé (1998), Colomer & Camps (2002), ampliadas por Menegassi (1995; 2010). Tratando-se de pesquisa-ação, desenvolvida com jovens de comunidades carentes, optou-se pela didatização por meio do Plano de Trabalho Docente, versão didática da Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 2011b), subsidiada pelo materialismo históricodialético e teoria histórico-cultural de Vygotsky. Adotou-se a elaboração de diário reflexivo como instrumento de coleta e análise dos dados. Como final, almejou-se o desenvolvimento de leitores ativos e críticos capazes de compreenderem os enunciados, no processo de leitura, manifestando compreensão responsiva ativa, atendendo, assim, à demanda dos descritores D3, D5 e D11 do SPAECE. Após a implementação da proposta didática elaborada, via Plano de Trabalho Docente (PTD), com foco na mediação do gênero conto, foi possível constatar, por meio da análise dos dados, que o gênero discursivo conto aliado às etapas do PTD proporcionaram responsividade dos educandos nas práticas leitoras e mais conhecimento do gênero. Assim, o PTD como instrumento orientador do ensino-aprendizagem da prática pedagógica de leitura, permitiu encaminhar os educandos por uma via que lhes possibilitou melhores condições de compreender o contexto sociocultural da realidade na qual habitam, convivem e tornam-se cidadãos críticos.