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- ItemO resumo escolar: uma sequência didática de gêneros para o ensino da produção textual na Educação Básica(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Lima, Jaqueline Elize Pereira; Domingos, Marilúcia dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7350484030070515; Domingos, Marilúcia dos Santos; Araújo, Roberta Negrão de; Gonçalves, Adair VieiraA presente dissertação é resultado de um estudo desenvolvido no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ofertado pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Tem por objetivo propositivo elaborar uma Sequência Didática de Gêneros (SDG) para o ensino da produção textual do resumo escolar, destinada a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental (EF) e, como objetivo de pesquisa, analisar o desenvolvimento de capacidades de linguagem dos discentes do 8º ano do EF, participantes da investigação, para a escrita do referido gênero textual. Em desdobramento, os objetivos específicos são: modelizar o gênero resumo escolar, identificar quais capacidades de linguagem para sua escrita os alunos-participantes têm antes da implementação da SDG e quais capacidades foram desenvolvidas após essa implementação. Tais questões são decorrentes da seguinte reflexão: quais elementos constituem o resumo escolar e, portanto, devem ser fundamentalmente transformados em objeto de ensino na elaboração da SDG, para que o estudante do EF desenvolva capacidades de linguagem para a produção desse gênero? Para tanto, o aporte teórico-metodológico centra-se nos preceitos da vertente didática do Interacionismo Sociodiscursivo, configurando-se como uma abordagem qualitativa, de cunho interventivo, pautada na pesquisa-ação. Em decorrência, este trabalho apresenta um modelo teórico do gênero, um modelo didático do gênero, uma SDG e as análises dos dados gerados na aplicação da SDG. Uma constatação relevante é que o resumo escolar é solicitado por docentes de diferentes componentes curriculares, muitos dos quais não conhecem as especificidades do gênero. Outra constatação é que os alunos-participantes desenvolveram capacidades linguageiras para a escrita do resumo escolar ao participarem da intervenção didática em questão. Em síntese, dos nove participantes, nas primeiras produções, apenas dois demonstravam domínio das nove características do gênero definidas como categorias de análise; após a realização da SDG, oito alunos alcançaram capacidades linguísticas dos nove elementos, enquanto um deles progrediu, em predominância, para um domínio parcial. Ademais, a professora-pesquisadora também evoluiu, ampliando seu conhecimento teórico e metodológico.
- ItemRelatos de alunos da educação básica sobre a pandemia do COVID-19: uma sequência didática de gêneros para o desenvolvimento da produção textual.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Pinto, Margarida Paulino de Cerqueira; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; http://lattes.cnpq.br/7350484030070515; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; Ohuschi, Márcia Cristina Greco; Storto, Letícia JovelinaO objetivo propositivo deste trabalho é elaborar uma sequência didática de gêneros (SDG) destinada ao desenvolvimento da produção textual de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, tendo como eixo organizador o gênero textual relato pessoal. A referida SDG configura-se como Produto Educacional, exigência do PROFLETRAS. Em entrelaçamento, o objetivo de pesquisa é investigar o desenvolvimento de capacidades de linguagem de alunos, participantes do processo de implementação da SDG, para a produção textual do relato pessoal. A fim de alcance do objetivo geral, alguns específicos: a) modelizar o gênero textual relato pessoal; b) identificar quais capacidades de linguagem para a produção do relato pessoal os alunos demonstram ter antes da implementação e c) identificar quais capacidades de linguagem para a produção do relato pessoal os alunos demonstram ter após a implementação. De natureza qualitativa e interventiva, a investigação configura-se como pesquisa-ação, e adota a temática, eixo condutor do trabalho: o relato de crianças, alunos do 6º ano do EF, sobre fatos/acontecimentos positivos vivenciados no contexto de pandemia de COVID-19, período em que as escolas foram fisicamente fechadas e eles tiveram que estudar em casa. Com vistas a atingir os escopos, propositivo e de pesquisa, o aporte teórico-metodológico centrou-se nos preceitos teórico-metodológicos da vertente didática do Interacionismo Sociodiscursivo. Assim, foi modelizado o gênero relato pessoal, delimitadas as características regulares do gênero e, realizada a transposição didática, elaborada a SDG e feita a implementação em sala de aula. Os resultados demonstram ter havido desenvolvimento satisfatório das capacidades de linguagem dos discentes, principalmente no que se refere aos elementos que foram transformados em objetos de ensino na SDG para a produção escrita do relato pessoal. Ressalta-se, ainda, o aprimoramento e aprofundamento dos conhecimentos teórico-metodológicos obtidos pela professora-pesquisadora, por meio de uma pesquisa-ação que pôde aliar a teoria à prática e constatar como o entrelaçamento de ambas é primordial para a consolidação do trabalho pedagógico.