Ciências Humanas
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Navegando Ciências Humanas por Autor "Coelho Neto, João"
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- ItemCurso de formação pedagógica em gamificação para professores do ensino superior(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Santos, Andréia de Cássia dos; Coelho Neto, João; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534A Educação passou por vários momentos de transformações no Brasil, desde a educação colonial, feita pelos jesuítas e a educação indígena que existia antes mesmo da chegada dos portugueses, com a vertente religiosa da pedagogia tradicional, até as mudanças com a pedagogia tecnicista que teve suas adaptações com o passar dos anos, absorvendo as demais formas de ensino e de aprendizagem (SAVIANI, 2013). As sociedades atuais têm muitas formas de acesso à informação e não contemplam mais a função exclusiva de transmissão do conhecimento. O diálogo entre os diferentes saberes deve ocorrer para que o enfrentamento de problemas de forma crítica e reflexiva, passe a ser mais utilizado diante dos avanços tecnológicos, da informática e do impacto dos meios de comunicação em massa que tem revolucionado a forma de acesso aos conhecimentos (CANDAU, 2013). As transformações na forma de ensinar e de aprender foram se expandindo em relação às Metodologias Ativas utilizadas em que os jogos, antes somente utilizados para entretenimento, passaram a ser utilizados na área da Educação, com a Metodologia Ativa da Aprendizagem Baseada em Jogos (GIL, 2020).
- ItemFormação de professores para o ensino de língua portuguesa: compreensão de leitura para estudantes com deficiência intelectual(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Silva, Bruna Beatriz Cavalline; Blanco, Marília Bazan; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; Araújo, Roberta Negrão de; Blanco, Marília Bazan; Coelho Neto, João; Meletti, Silvia Márcia FerreiraO presente estudo discute a formação de professores para o ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sob a perspectiva de inclusão de escolares com deficiência intelectual, de leve a moderada, buscando desenvolver a compreensão de leitura. A escolha do tema justifica-se pelas inquietações originadas na prática docente da pesquisadora, bem como pela necessidade de contribuir com os poucos estudos que abordam o trabalho de compreensão de leitura em estudantes com DI, confirmadas pelo mapeamento realizado nas produções brasileiras nos últimos dez anos. A pesquisa teve como norte a questão investigativa: De que forma um manual ilustrado pode contribuir para a ação docente diante da criança com deficiência intelectual na escola regular? Desta forma, tem como objetivo geral organizar um manual ilustrado com a finalidade de colaborar com o ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo a compreensão de leitura como categoria selecionada. Assim, por se tratar de um mestrado profissional e baseando-se na escassez de produções que contemplem a temática, foi elaborado um Produto Técnico-Tecnológico intitulado Manual Ilustrado: Atividades de Compreensão de Leitura para Escolares com Deficiência Intelectual. O manual foi implementado por meio de uma intervenção formativa, caracterizada como um curso, de forma presencial e foram abertas as inscrições a professores da rede municipal de ensino de Cornélio Procópio. Para validação das atividades propostas no manual, estas foram desenvolvidas e avaliadas pelos participantes. Antes, durante e após o curso foram coletados dados. Estes constituíram o corpus de análise, realizada na perspectiva qualitativa, por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), com vistas à unitarização e à categorização de elementos identificados. Evidenciou-se que a inclusão ainda aflora diferentes formas de insegurança nos docentes, seja por falta de experiência ou por falta de conhecimento; entretanto, ao participarem de eventos de formação, pode-se adquirir e atualizar conceitos, além de esclarecer dúvidas, o que enriquece a prática docente. Também foi evidenciado que o referido manual pode contribuir para o ensino de compreensão de leitura para estudantes com deficiência intelectual.
- ItemGamificação no ambiente escolar: uma proposta de curso para os professores do ensino superior(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Santos, Andréia de Cássia dos; Giordani, Annecy Tojeiro; Coelho Neto, João; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534; Coelho Neto, João; Giordani, Annecy Tojeiro; Menolli, André Luis Andrade; Freitas, Carlos César GarciaAs Metodologias Ativas podem auxiliar em diversos contextos de ensino, visto poderem proporcionar novas formas de ensinar, facilitando, assim, o acesso à informação. Dessa forma, este trabalho pode contribuir com a transformação vivenciada pelos docentes do ensino superior em busca de novas Metodologias de Ensino que possam ser empregadas para impulsionar o engajamento dos seus alunos nas aulas. Assim, esta pesquisa teve como principal objetivo desenvolver um curso de Formação Pedagógica para o uso da Gamificação pelos professores dos cursos do ensino superior. A abordagem dessa pesquisa de caráter qualitativo, iniciou-se com um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre o uso das metodologias ativas na educação superior no Brasil, tendo-se definido a Metodologia Ativa Gamificação para instrumentalizar os docentes participantes da pesquisa através do Curso de Formação Pedagógica. Foram 9 docentes participantes do curso que atuam em diferentes áreas de ensino e residem em diferentes estados brasileiros. A análise e categorização dos dados foi realizada à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam os benefícios que a Gamificação proporciona, assim como sugestões e contribuições desta metodologia para aulas mais engajadoras, visto que a formação pedagógica pode mostrar novas possibilidades aos docentes para trabalhar de forma mais dinâmica e participativa. Como considerações finais, observou-se que os docentes reconhecem que estão num momento de transição da educação tradicional para uma educação híbrida que une e mistura novas formas de ensinar, mas que também se preocupam com o aprendizado do aluno, demonstrando, assim, a importância de terem cursos de Formação Pedagógica capazes de proporcionar tal mudança em sua rotina docente. Evidencia-se que os participantes ressaltam que a gamificação no âmbito educacional, visou um trabalho de forma colaborativa mais efetivo para aqueles que já aplicaram a metodologia em suas turmas.
- ItemMapas conceituais como recurso avaliativo(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Grocholski, Juliana Alves; Bernardelli, Marlize Spagolla; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; Luccas, Simone; Bernardelli, Marlize Spagolla; Araman, Eliane Maria de Oliveira; Coelho Neto, JoãoEsta pesquisa foi realizada com a intenção de contribuir para a formação continuada de professores do Ensino Fundamental com relação à utilização dos Mapas Conceituais como recurso avaliativo. A questão que norteou esta pesquisa foi: um curso de formação continuada, voltado a professores do Ensino Fundamental, viabilizaria o uso dos Mapas Conceituais enquanto recurso avaliativo para ser utilizado em sala de aula? Em face deste questionamento, o objetivo foi de elaborar um curso de formação continuada, envolvendo a utilização dos Mapas Conceituais – MC como recurso avaliativo, voltado a professores que atuam no Ensino Fundamental. O trabalho com os MC auxilia muito o professor a entender quais conceitos já foram formados, quais ainda precisam ser construídos e como eles estão organizados e se relacionam na estrutura cognitiva dos alunos. Desse modo, enquanto procedimento avaliativo o MC pode ser utilizado com caráter diagnóstico, formativo e somativo. Os referenciais teóricos que fundamentaram este trabalho foram a Teoria de Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais e Avaliação Educacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com referencial teórico pautado no parâmetro metodológico de uma pesquisa bibliográfica, a partir da qual foi possível elaborar o Produto Educacional em forma de um curso: “Mapas Conceituais na Avaliação Educacional”. Embora a intenção fosse aplicá-lo diretamente com professores que atuam no Ensino Fundamental, em função da pandemia causada pelo vírus Sars-Cov 2, decidiu-se fazer uma implementação indireta, enviando-o juntamente com um questionário a professores de diferentes segmentos de ensino para analisar sua viabilidade e adequação. Foi utilizada a Análise Textual Discursiva para analisar os dados oriundos dos questionários respondidos pelos doze professores analistas do curso presente no Produto Educacional. A análise dos dados indicou que os analistas consideraram o Produdo Educacional consistente, com conceitos teóricos pertinentes às temáticas de Mapas Conceituais e Avaliação Educacional. Indicaram que os objetivos, o tempo e a organização dos módulos estavam adequados, bem como os conceitos teóricos da Aprendizagem Significativa e dos Mapas Conceituais, os diferentes tipos de avaliação (diagnóstico, formativo e somativo) e a integração desses elementos oportunizou o uso dos mapas como recurso avaliativo. Os analistas indicaram que um curso com a temática do Produto Educacional é relevante para a formação continuada de professores e que a utilização dos MC como recurso avaliativo pode ser um modo eficiente de realizar a avaliação educacional, contribuindo não somente com a prática avaliativa do professor, como para a aprendizagem dos alunos.
- ItemO ensino de medidas estatísticas para o nono ano de ensino fundamental a partir de um caderno de atividades(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Gomes, Luís Fernando Funari; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; http://lattes.cnpq.br/3796193323524023; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; Coelho Neto, João; Damin, WillianMotivada por fragilidades identificadas no ensino de Estatística, tanto pela percepção dos alunos quanto por análises acadêmicas, a proposta do presente estudo buscou conectar o aprendizado estatístico à realidade dos estudantes. Assim, a pesquisa, desenvolvida em um programa de pós graduação profssional, objetivou criar um caderno de atividades para aprimorar as competências estatísticas de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. As atividades desenvolvidas contribuiram para a compreensão dos conceitos estatísticos por meio da coleta e representação de dados, uso de tabelas e gráficos, e aplicação das medidas de tendência central e dispersão. Utilizar dados do cotidiano, como preços de mercado, ajudou a contextualizar o conteúdo, resultando em uma melhora significativa na capacidade dos alunos de interpretar dados e refletir criticamente sobre eles. O material desenvolvido pode ser adaptado para diferentes contextos de ensino integrado ao Novo Ensino Médio, servindo como um modelo para outros educadores ao promover uma abordagem mais prática e exitosa da Estatística.
- ItemO ensino dos métodos consensuais de solução de conflitos à luz do design thinking(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Rodrigues, Cláudia Helena do Vale Pascoal; Furlan, Alessandra Cristina; http://lattes.cnpq.br/6949357945851948; Coelho Neto, João; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534; Alessandra Cristina; http://lattes.cnpq.br/6949357945851948; Coelho Neto, João; Furlan, Alessandra Cristina; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; Rosa, ValdirO Design thinking, pautado pelos pilares da empatia, da colaboração e da inovação, é uma metodologia ativa de ensino, que pode contribuir para a formação dos bacharéis em Direito. Analisando-se o ensino jurídico atual, foi possível perceber que os métodos de ensino adotados em sala de aula pouco foram modificados aos longo das últimas décadas. A partir desta perspectiva, o objetivo geral desta dissertação foi investigar, por meio de relato bibliográfico e da produção de um manual ilustrado, o que é o Design thinking e a aplicabilidade de suas etapas para a dinamização do ensino jurídico, especialmente do ensino dos métodos consensuais de solução de conflitos, tão valiosos aos tempos atuais, em que há uma judicialização descomunal de conflitos que poderiam ser resolvidos de forma célere e econômica. Dessa forma, exploramos a possibilidade de aplicação da referida metodologia, por meio do percurso de suas etapas e a intersecção de conceitos de design, ensino e direito, com o fito de apresentar uma proposta que responda aos anseios dos estudantes de Direito. O encaminhamento metodológico dessa pesquisa foi o qualitativo, por meio do desenvolvimento e aplicação do produto “Manual Ilustrado: ideias práticas para o ensino dos métodos consensuais de solução de conflitos à luz do Design thinking, o qual fora validado em um curso de formação realizado com professores da Faculdade Cristo Rei de Cornélio Procópio, objetivando exemplificar por meio de ideias práticas as possibilidades de aplicação da metodologia. Durante a realização do curso foram coletados dados por meio de diálogo e o preenchimento de um questionário pelos professores participantes. Ao final, foram descritos os resultados da pesquisa qualitativa que adotou o Design thinking como metodologia aplicável ao ensino dos métodos consensuais de conflitos, concluindo pela aplicabilidade e pela importância da utilização de seus conceitos no ensino jurídico.