Ciências Humanas
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Navegando Ciências Humanas por Autor "Coelho Neto, João"
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- ItemA matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) Campos, Diéli de; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Blanco, Marília Bazan; Gomes, Maria Alexandra Oliveira; Coelho Neto, JoãoA Matemática está presente na vida das crianças desde muito cedo. No entanto, pesquisas apontam que elas apresentam dificuldades de aprendizagem nessa disciplina, considerada difícil pelos estudantes. Essa repulsão à Matemática pode estar relacionada a fatores que envolvem o ensino, bem como às dificuldades e aos transtornos na aprendizagem. Sendo assim, o professor necessita compreender algumas questões biológicas, como o conceito de Cognição Numérica, relativo à aprendizagem dos cálculos de adição e subtração. A Base Nacional Comum Curricular propõe uma articulação dos diversos campos da Matemática, de modo que os estudantes relacionem o mundo real aos conceitos matemáticos. Além disso, o documento estabelece unidades temáticas correlacionadas a habilidades para serem desenvolvidas no período do Ensino Fundamental. A unidade temática “números” engloba alguns objetos de conhecimento relacionados ao cálculo, desde o 1º até o 5º ano dessa etapa. A partir da identificação das produções científicas brasileiras destinadas ao ensino de adição e subtração nos anos iniciais do Ensino Fundamental, foi possível perceber a necessidade da utilização de materiais manipuláveis e do uso de jogos como estratégias de ensino desse conteúdo, bem como a necessidade da formação continuada para os professores que atuam nesse período escolar. Portanto, o objetivo geral deste trabalho é desenvolver um Manual Ilustrado, a partir do Modelo da Cognição Numérica, contendo atividades que auxiliem no ensino das operações de adição e subtração para alunos com dificuldades de aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O Manual Ilustrado foi implementado em um curso de capacitação on-line para professores da região de Cornélio Procópio, Estado do Paraná, Brasil e, posteriormente, foram analisadas as percepções dos participantes sobre o ensino da adição e subtração e a contribuição do conceito de Cognição Numérica para o ensino da Matemática. A partir da análise dos resultados, foi possível identificar que o curso contribuiu na teoria e na prática dos participantes, uma vez que possibilitou a troca de conhecimentos sobre as atividades propostas no Manual Ilustrado, que enfatiza o uso de materiais manipuláveis e jogos no ensino da adição e subtração.
- ItemCurso de formação pedagógica em gamificação para professores do ensino superior(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Santos, Andréia de Cássia dos; Coelho Neto, João; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534A Educação passou por vários momentos de transformações no Brasil, desde a educação colonial, feita pelos jesuítas e a educação indígena que existia antes mesmo da chegada dos portugueses, com a vertente religiosa da pedagogia tradicional, até as mudanças com a pedagogia tecnicista que teve suas adaptações com o passar dos anos, absorvendo as demais formas de ensino e de aprendizagem (SAVIANI, 2013). As sociedades atuais têm muitas formas de acesso à informação e não contemplam mais a função exclusiva de transmissão do conhecimento. O diálogo entre os diferentes saberes deve ocorrer para que o enfrentamento de problemas de forma crítica e reflexiva, passe a ser mais utilizado diante dos avanços tecnológicos, da informática e do impacto dos meios de comunicação em massa que tem revolucionado a forma de acesso aos conhecimentos (CANDAU, 2013). As transformações na forma de ensinar e de aprender foram se expandindo em relação às Metodologias Ativas utilizadas em que os jogos, antes somente utilizados para entretenimento, passaram a ser utilizados na área da Educação, com a Metodologia Ativa da Aprendizagem Baseada em Jogos (GIL, 2020).
- ItemDesenvolvimento das competências estatística a partir da educação estatística crítica: investigação de atividades no ensino superior(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) Nunes, Agnaldo Batista; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; http://lattes.cnpq.br/3796193323524023; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; http://lattes.cnpq.br/3796193323524023; Moraes, João Carlos Pereira de; http://lattes.cnpq.br/5624816456388130; Coelho Neto, João ; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534De modo geral, a aprendizagem de Estatística no Ensino Superior enfatiza aspectos mais técnicos e operacionais desvinculados do cotidiano dos alunos. A Educação Estatística traz uma aprendizagem centrada numa postura investigativa, reflexiva e crítica, focada em três importantes competências: a literacia, o raciocínio e o pensamento estatístico. Esta pesquisa teve como objetivo investigar o desenvolvimento de competências da Educação Estatística, a saber o Letramento, Raciocínio e o Pensamento a partir da perspectiva da Educação Estatística Crítica, por meio de um caderno de atividades. Por conta da Pandemia, as atividades foram inseridas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle®. Priorizamos atividades dentro da perspectiva da Educação Estatística Crítica por entender que, ao propor ações voltadas a essa vertente, o aluno cria possibilidades para o desenvolvimento da competência crítica, pois valoriza o diálogo e a reflexão a partir das situações apresentadas em contextos reais da sociedade. As atividades foram desenvolvidas através de um curso de extensão com os alunos do Ensino Superior, oriundos de diversos cursos de uma faculdade particular da cidade de Cornélio Procópio, Paraná. O curso foi constituído de 30 horas, sendo 5 horas de encontros síncronos (Google Meet®) para a explanação, reflexão e diálogo entre alunos e 25 horas assíncronos (AVA) para a realização das atividades. Nossa pesquisa está dentro do contexto qualitativo, pois os registros escritos na plataforma AVA Moodle® foram analisados e interpretados, utilizando-se como metodologia a análise a partir da intepretação dos registros apresentados pelos alunos no desenvolvimento das atividades disponibilizadas no ambiente virtual, apoiando-se nas dimensões letramento, pensamento e raciocínio estatístico. Nos encontros síncronos, praticamente não houve registro com relação aos diálogos e discussões das atividades realizadas. As análises demonstraram que o caderno da atividade contribuiu para o desenvolvimento do letramento, pensamento e raciocínio, pois os estudantes trabalharam com dados reais os conceitos básicos de Estatística dentro de um contexto próprio onde estavam inseridos, puderam criticar as informações e os dados apresentados, interpretar, analisar e emitir considerações acerca deles.
- ItemDireito e inclusão: reflexões acerca de suas possibilidades no ensino(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) Silva, Tiago Marinho da; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Coelho Neto, João; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534; Coelho Neto, João; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Alves, Adriana Gomes; http://lattes.cnpq.br/6495915655298176; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379Analisando a necessidade e a dificuldade no dia a dia escolar na orientação dos docentes sobre as legislações, orientações, resoluções, deliberações e instruções normativas que norteiam os Transtornos Funcionais Específicos, identificou-se que as documentações encontram-se de maneira esparsa nas páginas oficiais, gerando uma dificuldade na localização e compreensão nos termos jurídicos. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi desenvolver um website para auxiliar no que tange às legislações para os Transtornos Funcionais Específicos, visando a maximizar o ensino dessa temática. Neste sentido, os encaminhamentos metodológicos foram o da abordagem qualitativa, visando a analisar a perceção dos profissionais, por meio da validação inicial do produto e dos professores no que tange à abordagem contextualizada no website por meio de um curso de capacitação de professores que atuam preferencialmente com alunos com estes tipos de transtorno. Como resultados, vislumbrou-se que o website desenvolvido auxilia na abordagem de professores, gestores e interessados sobre os Transtornos Funcionais Específicos, considerando, também, a legislação e os conteúdos distribuídos no website e deixou evidente sua praticidade na rotina escolar com material de fácil acesso disposto em seu aporte teórico, com conteúdos de forma clara e didática, proporcionando o aprofundamento do conhecimento.
- ItemEducação financeira no Ensino Fundamental - Anos Iniciais: desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) Bueno, Valquíria Batista; Freitas, Carlos Cesar Garcia; http://lattes.cnpq.br/4220006760336984; Freitas, Carlos Cesar Garcia; Figueiredo, Helenara Regina Sampaio; Coelho Neto, JoãoDiante da real situação econômica do país, do nível de endividamento das famílias brasileiras, do baixo desempenho e do pouco conhecimento sobre questões financeiras dos jovens, torna-se evidente a carência de formação da população, no que diz respeito à Educação Financeira. A Educação Financeira é indispensável na formação do cidadão e deve ser ofertada desde muito cedo, em ambientes escolares, para que as atuais e futuras gerações adquiram conhecimentos essenciais para administrar e gerir bem as suas finanças. Com a finalidade de atender a essa demanda social, em contexto escolar, destacam-se ações como a Estratégia Nacional de Educação Financeira, em 2010, e a Base Nacional Comum Curricular, em 2018, tornando obrigatório o ensino da Educação Financeira no currículo escolar, como um “tema integrador”, a partir de 2020. Com base nessas considerações e ante a escassez de trabalhos acadêmicos, principalmente para o Ensino Fundamental nos anos iniciais, percebe-se que há a necessidade de materiais que possam colaborar com o ensino dessa temática em contexto escolar. Nessa perspectiva, o trabalho desenvolvido buscou responder à seguinte pergunta: “De que modo a Educação Financeira pode ser trabalhada na formação de alunos do Ensino Fundamental – anos iniciais em relação aos aspectos financeiros?”. Essa pesquisa teve como objetivo geral desenvolver, aplicar e analisar uma Sequência Didática que permita inserir conceitos que contribuam para a construção de conhecimentos necessários para um comportamento financeiro saudável. Para tanto, procedeu-se à metodologia da Pesquisa Tecnológica, por meio do desenvolvimento de uma Sequência Didática para o Ensino Fundamental – anos iniciais, sendo essa desenvolvida em sete etapas. Os dados provenientes dessas etapas foram coletados por meio de momentos de reflexões de cada tema abordado e analisados à luz da Análise Textual Discursiva, que permitiu a organização dos fragmentos em quatro categorias, sendo três a priori “Valor do dinheiro”, “Consumo consciente” e “Orçamento” e uma a posteriori “Compra consciente”. E, em cada categoria, foram identificadas as unidades de análise “Conhecimentos”, “Habilidades” e “Atitudes”. Os resultados dessas análises demonstraram que a Sequência Didática colaborou para o processo de aprendizagem dos participantes, inseriu conceitos que contribuíram para a construção de conhecimentos necessários para um comportamento financeiro saudável, permitindo a eles refletirem sobre decisões e escolhas e o fortalecimento de atitudes financeiras conscientes.
- ItemFormação de professores para o ensino de língua portuguesa: compreensão de leitura para estudantes com deficiência intelectual(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Silva, Bruna Beatriz Cavalline; Blanco, Marília Bazan; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; Araújo, Roberta Negrão de; Blanco, Marília Bazan; Coelho Neto, João; Meletti, Silvia Márcia FerreiraO presente estudo discute a formação de professores para o ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sob a perspectiva de inclusão de escolares com deficiência intelectual, de leve a moderada, buscando desenvolver a compreensão de leitura. A escolha do tema justifica-se pelas inquietações originadas na prática docente da pesquisadora, bem como pela necessidade de contribuir com os poucos estudos que abordam o trabalho de compreensão de leitura em estudantes com DI, confirmadas pelo mapeamento realizado nas produções brasileiras nos últimos dez anos. A pesquisa teve como norte a questão investigativa: De que forma um manual ilustrado pode contribuir para a ação docente diante da criança com deficiência intelectual na escola regular? Desta forma, tem como objetivo geral organizar um manual ilustrado com a finalidade de colaborar com o ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo a compreensão de leitura como categoria selecionada. Assim, por se tratar de um mestrado profissional e baseando-se na escassez de produções que contemplem a temática, foi elaborado um Produto Técnico-Tecnológico intitulado Manual Ilustrado: Atividades de Compreensão de Leitura para Escolares com Deficiência Intelectual. O manual foi implementado por meio de uma intervenção formativa, caracterizada como um curso, de forma presencial e foram abertas as inscrições a professores da rede municipal de ensino de Cornélio Procópio. Para validação das atividades propostas no manual, estas foram desenvolvidas e avaliadas pelos participantes. Antes, durante e após o curso foram coletados dados. Estes constituíram o corpus de análise, realizada na perspectiva qualitativa, por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), com vistas à unitarização e à categorização de elementos identificados. Evidenciou-se que a inclusão ainda aflora diferentes formas de insegurança nos docentes, seja por falta de experiência ou por falta de conhecimento; entretanto, ao participarem de eventos de formação, pode-se adquirir e atualizar conceitos, além de esclarecer dúvidas, o que enriquece a prática docente. Também foi evidenciado que o referido manual pode contribuir para o ensino de compreensão de leitura para estudantes com deficiência intelectual.
- ItemGamificação no ambiente escolar: uma proposta de curso para os professores do ensino superior(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Santos, Andréia de Cássia dos; Giordani, Annecy Tojeiro; Coelho Neto, João; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534; Coelho Neto, João; Giordani, Annecy Tojeiro; Menolli, André Luis Andrade; Freitas, Carlos César GarciaAs Metodologias Ativas podem auxiliar em diversos contextos de ensino, visto poderem proporcionar novas formas de ensinar, facilitando, assim, o acesso à informação. Dessa forma, este trabalho pode contribuir com a transformação vivenciada pelos docentes do ensino superior em busca de novas Metodologias de Ensino que possam ser empregadas para impulsionar o engajamento dos seus alunos nas aulas. Assim, esta pesquisa teve como principal objetivo desenvolver um curso de Formação Pedagógica para o uso da Gamificação pelos professores dos cursos do ensino superior. A abordagem dessa pesquisa de caráter qualitativo, iniciou-se com um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre o uso das metodologias ativas na educação superior no Brasil, tendo-se definido a Metodologia Ativa Gamificação para instrumentalizar os docentes participantes da pesquisa através do Curso de Formação Pedagógica. Foram 9 docentes participantes do curso que atuam em diferentes áreas de ensino e residem em diferentes estados brasileiros. A análise e categorização dos dados foi realizada à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam os benefícios que a Gamificação proporciona, assim como sugestões e contribuições desta metodologia para aulas mais engajadoras, visto que a formação pedagógica pode mostrar novas possibilidades aos docentes para trabalhar de forma mais dinâmica e participativa. Como considerações finais, observou-se que os docentes reconhecem que estão num momento de transição da educação tradicional para uma educação híbrida que une e mistura novas formas de ensinar, mas que também se preocupam com o aprendizado do aluno, demonstrando, assim, a importância de terem cursos de Formação Pedagógica capazes de proporcionar tal mudança em sua rotina docente. Evidencia-se que os participantes ressaltam que a gamificação no âmbito educacional, visou um trabalho de forma colaborativa mais efetivo para aqueles que já aplicaram a metodologia em suas turmas.
- ItemIncluweb: website sobre direito e inclusão para alunos com transtornos funcionais específicos(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) Silva, Tiago Marinho da; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Coelho Neto, João; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534Analisando a necessidade e a dificuldade no dia a dia escolar na orientação dos docentes sobre as legislações, orientações, resoluções, deliberações e instruções normativas que norteiam os Transtornos Funcionais Específicos, identificou-se que as documentações encontram-se de maneira esparsa nas páginas oficiais, gerando uma dificuldade na localização e compreensão nos termos jurídicos. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi desenvolver um website para auxiliar no que tange às legislações para os Transtornos Funcionais Específicos, visando a maximizar o ensino dessa temática. Neste sentido, os encaminhamentos metodológicos foram o da abordagem qualitativa, visando a analisar a perceção dos profissionais, por meio da validação inicial do produto e dos professores no que tange à abordagem contextualizada no website por meio de um curso de capacitação de professores que atuam preferencialmente com alunos com estes tipos de transtorno. Como resultados, vislumbrou-se que o website desenvolvido auxilia na abordagem de professores, gestores e interessados sobre os Transtornos Funcionais Específicos, considerando, também, a legislação e os conteúdos distribuídos no website e deixou evidente sua praticidade na rotina escolar com material de fácil acesso disposto em seu aporte teórico, com conteúdos de forma clara e didática, proporcionando o aprofundamento do conhecimento.
- ItemInequação do primeiro grau: uma sequência didática envolvendo a resolução de problemas(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Oliveira, Sérgio Batista; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; Coelho Neto, João; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534; Coelho Neto, João; Luccas, Simone; Pereira, Patrícia Sandalo; Pereira, Rudolph dos Santos GomesA disciplina de Matemática é considerada como relevante tanto para o ensino quanto para a aprendizagem do conhecimento científico devido ao auxílio que ela fornece à interpretação de atividades contextualizadas. Com base nesses contextos, o objetivo desta pesquisa foi a elaboração de uma Sequência Didática por meio da Metodologia de Ensino de Resolução de Problemas, segundo Allevato e Onuchic, voltada para o ensino do conteúdo de Inequação do 1° Grau, com ênfase na aplicação dos princípios aditivo, multiplicativo, da relação de ordem e de sua representação gráfica. A fundamentação teórica pautou-se no objeto de estudo da Matemática - Inequação do 1º Grau, na Sequência Didática e na Resolução de Problema. Para o desenvolvimento da pesquisa, o percurso investigativo contemplou as seguintes etapas: fundamentação teórica embasada em uma Revisão Sistemática de Literatura, revisão bibliográfica, elaboração do produto educacional que delineou a produção de um curso de formação inicial para os alunos licenciandos em Matemática. Com base nessas etapas, a implementação do produto educacional ocorreu nos meses de outubro e novembro do ano de 2019, na Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio, tendo como público alvo 12 alunos do curso de Licenciatura em Matemática. A análise dos dados coletados ocorreu a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva, por meio dos questionários, das resoluções das atividades e das avaliações dos encontros. De acordo com os dados analisados e as discussões apresentadas nas categorias, identificou-se que os participantes tiveram algumas dificuldades nas resoluções das atividades sobre Inequação, quanto aos conceitos, a sua representação gráfica e a aplicação dos princípios, principalmente, quanto ao princípio da relação de ordem.
- ItemMapas conceituais como recurso avaliativo(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Grocholski, Juliana Alves; Bernardelli, Marlize Spagolla; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; Luccas, Simone; Bernardelli, Marlize Spagolla; Araman, Eliane Maria de Oliveira; Coelho Neto, JoãoEsta pesquisa foi realizada com a intenção de contribuir para a formação continuada de professores do Ensino Fundamental com relação à utilização dos Mapas Conceituais como recurso avaliativo. A questão que norteou esta pesquisa foi: um curso de formação continuada, voltado a professores do Ensino Fundamental, viabilizaria o uso dos Mapas Conceituais enquanto recurso avaliativo para ser utilizado em sala de aula? Em face deste questionamento, o objetivo foi de elaborar um curso de formação continuada, envolvendo a utilização dos Mapas Conceituais – MC como recurso avaliativo, voltado a professores que atuam no Ensino Fundamental. O trabalho com os MC auxilia muito o professor a entender quais conceitos já foram formados, quais ainda precisam ser construídos e como eles estão organizados e se relacionam na estrutura cognitiva dos alunos. Desse modo, enquanto procedimento avaliativo o MC pode ser utilizado com caráter diagnóstico, formativo e somativo. Os referenciais teóricos que fundamentaram este trabalho foram a Teoria de Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais e Avaliação Educacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com referencial teórico pautado no parâmetro metodológico de uma pesquisa bibliográfica, a partir da qual foi possível elaborar o Produto Educacional em forma de um curso: “Mapas Conceituais na Avaliação Educacional”. Embora a intenção fosse aplicá-lo diretamente com professores que atuam no Ensino Fundamental, em função da pandemia causada pelo vírus Sars-Cov 2, decidiu-se fazer uma implementação indireta, enviando-o juntamente com um questionário a professores de diferentes segmentos de ensino para analisar sua viabilidade e adequação. Foi utilizada a Análise Textual Discursiva para analisar os dados oriundos dos questionários respondidos pelos doze professores analistas do curso presente no Produto Educacional. A análise dos dados indicou que os analistas consideraram o Produdo Educacional consistente, com conceitos teóricos pertinentes às temáticas de Mapas Conceituais e Avaliação Educacional. Indicaram que os objetivos, o tempo e a organização dos módulos estavam adequados, bem como os conceitos teóricos da Aprendizagem Significativa e dos Mapas Conceituais, os diferentes tipos de avaliação (diagnóstico, formativo e somativo) e a integração desses elementos oportunizou o uso dos mapas como recurso avaliativo. Os analistas indicaram que um curso com a temática do Produto Educacional é relevante para a formação continuada de professores e que a utilização dos MC como recurso avaliativo pode ser um modo eficiente de realizar a avaliação educacional, contribuindo não somente com a prática avaliativa do professor, como para a aprendizagem dos alunos.
- ItemMatemática financeira para o curso de administração: uma sequência didática aplicada utilizando a tecnologia digital(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Luiz, Josiane; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; Coelho Neto, João; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534; Coelho Neto, João; Luccas, Simone; Freitas, Carlos César Garcia; Pereira, Ana LúciaA disciplina de Matemática Financeira, que está presente no currículo dos cursos de Bacharel em Administração, deve proporcionar aos alunos a capacidade de reconhecer as relações entre as variáveis econômicas, aplicar modelos matemáticos e utilizar de recursos tecnológicos com o intuito de facilitar a tomada de decisão e aprimorar o poder de negociação presente na prática cotidiana. Dessa forma, a presente pesquisa propôs a elaboração de uma Sequência Didática por meio da Abordagem Metodológica de Ensino para uma Integração Conciliadora, utilizando como recuso tecnológico a Calculadora HP 12C®, no intuito de saber se essa contribui para o ensino de Matemática Financeira para os alunos do curso de Administração de uma Insituição privada de Ensino Superior. Para o desenvolvimento da pesquisa, o percurso investigativo contemplou as seguintes etapas: fundamentação teórica na abordagem qualitativa fundamentada em uma revisão bibliográfica; apresentação de revisão sistemática de literatura, a qual possibilitou identificar produções científicas sobre o ensino de Matemática Financeira. Para a elaboração do produto educacional utilizou-se a Abordagem Metodológica de Ensino para uma Integração Conciliadora, materializada em suas três grandes fases: Confronto, Teorização e Atuação Investiativa, que delineou a produção de um curso. Após a elaboração por meio dessas fases, a aplicação do produto educacional ocorreu no mês de março de 2020, com os alunos de uma Instituição privada de Ensino Superior. O trato dos dados coletados por meio dos excertos, e também de um questionário, ocorreu a partir do pressuposto da Análise Textual Discursiva. De acordo com os dados e discussões, foi possível perceber o desconhecimento dos alunos sobre o conteúdo de Matemática Financeira para as atividades pertinentes a primeira fase de aplicação, e para a última fase, esses conseguiram 100% de acertos, indicando assim contribuição do produto educacional para o ensino de Matemática Financeira.
- ItemO ensino de medidas estatísticas para o nono ano de ensino fundamental a partir de um caderno de atividades(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Gomes, Luís Fernando Funari; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; http://lattes.cnpq.br/3796193323524023; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; Coelho Neto, João; Damin, WillianMotivada por fragilidades identificadas no ensino de Estatística, tanto pela percepção dos alunos quanto por análises acadêmicas, a proposta do presente estudo buscou conectar o aprendizado estatístico à realidade dos estudantes. Assim, a pesquisa, desenvolvida em um programa de pós graduação profssional, objetivou criar um caderno de atividades para aprimorar as competências estatísticas de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. As atividades desenvolvidas contribuiram para a compreensão dos conceitos estatísticos por meio da coleta e representação de dados, uso de tabelas e gráficos, e aplicação das medidas de tendência central e dispersão. Utilizar dados do cotidiano, como preços de mercado, ajudou a contextualizar o conteúdo, resultando em uma melhora significativa na capacidade dos alunos de interpretar dados e refletir criticamente sobre eles. O material desenvolvido pode ser adaptado para diferentes contextos de ensino integrado ao Novo Ensino Médio, servindo como um modelo para outros educadores ao promover uma abordagem mais prática e exitosa da Estatística.
- ItemO ensino dos métodos consensuais de solução de conflitos à luz do design thinking(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Rodrigues, Cláudia Helena do Vale Pascoal; Furlan, Alessandra Cristina; http://lattes.cnpq.br/6949357945851948; Coelho Neto, João; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534; Alessandra Cristina; http://lattes.cnpq.br/6949357945851948; Coelho Neto, João; Furlan, Alessandra Cristina; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; Rosa, ValdirO Design thinking, pautado pelos pilares da empatia, da colaboração e da inovação, é uma metodologia ativa de ensino, que pode contribuir para a formação dos bacharéis em Direito. Analisando-se o ensino jurídico atual, foi possível perceber que os métodos de ensino adotados em sala de aula pouco foram modificados aos longo das últimas décadas. A partir desta perspectiva, o objetivo geral desta dissertação foi investigar, por meio de relato bibliográfico e da produção de um manual ilustrado, o que é o Design thinking e a aplicabilidade de suas etapas para a dinamização do ensino jurídico, especialmente do ensino dos métodos consensuais de solução de conflitos, tão valiosos aos tempos atuais, em que há uma judicialização descomunal de conflitos que poderiam ser resolvidos de forma célere e econômica. Dessa forma, exploramos a possibilidade de aplicação da referida metodologia, por meio do percurso de suas etapas e a intersecção de conceitos de design, ensino e direito, com o fito de apresentar uma proposta que responda aos anseios dos estudantes de Direito. O encaminhamento metodológico dessa pesquisa foi o qualitativo, por meio do desenvolvimento e aplicação do produto “Manual Ilustrado: ideias práticas para o ensino dos métodos consensuais de solução de conflitos à luz do Design thinking, o qual fora validado em um curso de formação realizado com professores da Faculdade Cristo Rei de Cornélio Procópio, objetivando exemplificar por meio de ideias práticas as possibilidades de aplicação da metodologia. Durante a realização do curso foram coletados dados por meio de diálogo e o preenchimento de um questionário pelos professores participantes. Ao final, foram descritos os resultados da pesquisa qualitativa que adotou o Design thinking como metodologia aplicável ao ensino dos métodos consensuais de conflitos, concluindo pela aplicabilidade e pela importância da utilização de seus conceitos no ensino jurídico.
- ItemSequência didática para o ensino de inequação do 1° grau(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Oliveira, Sérgio Batista; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; Coelho Neto, João; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534A disciplina de Matemática é considerada como relevante tanto para o ensino quanto para a aprendizagem do conhecimento científico devido ao auxílio que ela fornece à interpretação de atividades contextualizadas. Com base nesses contextos, o objetivo desta pesquisa foi a elaboração de uma Sequência Didática por meio da Metodologia de Ensino de Resolução de Problemas, segundo Allevato e Onuchic, voltada para o ensino do conteúdo de Inequação do 1° Grau, com ênfase na aplicação dos princípios aditivo, multiplicativo, da relação de ordem e de sua representação gráfica. A fundamentação teórica pautou-se no objeto de estudo da Matemática - Inequação do 1º Grau, na Sequência Didática e na Resolução de Problema. Para o desenvolvimento da pesquisa, o percurso investigativo contemplou as seguintes etapas: fundamentação teórica embasada em uma Revisão Sistemática de Literatura, revisão bibliográfica, elaboração do produto educacional que delineou a produção de um curso de formação inicial para os alunos licenciandos em Matemática. Com base nessas etapas, a implementação do produto educacional ocorreu nos meses de outubro e novembro do ano de 2019, na Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio, tendo como público alvo 12 alunos do curso de Licenciatura em Matemática. A análise dos dados coletados ocorreu a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva, por meio dos questionários, das resoluções das atividades e das avaliações dos encontros. De acordo com os dados analisados e as discussões apresentadas nas categorias, identificou-se que os participantes tiveram algumas dificuldades nas resoluções das atividades sobre Inequação, quanto aos conceitos, a sua representação gráfica e a aplicação dos princípios, principalmente, quanto ao princípio da relação de ordem.
- ItemUma sequência didática utilizando como recurso tecnológico a calculadora HP 12C para o ensino de matemática financeira(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Luiz, Josiane; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; Coelho Neto, João; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534A disciplina de Matemática Financeira, que está presente no currículo dos cursos de Bacharel em Administração, deve proporcionar aos alunos a capacidade de reconhecer as relações entre as variáveis econômicas, aplicar modelos matemáticos e utilizar de recursos tecnológicos com o intuito de facilitar a tomada de decisão e aprimorar o poder de negociação presente na prática cotidiana. Dessa forma, a presente pesquisa propôs a elaboração de uma Sequência Didática por meio da Abordagem Metodológica de Ensino para uma Integração Conciliadora, utilizando como recuso tecnológico a Calculadora HP 12C®, no intuito de saber se essa contribui para o ensino de Matemática Financeira para os alunos do curso de Administração de uma Insituição privada de Ensino Superior. Para o desenvolvimento da pesquisa, o percurso investigativo contemplou as seguintes etapas: fundamentação teórica na abordagem qualitativa fundamentada em uma revisão bibliográfica; apresentação de revisão sistemática de literatura, a qual possibilitou identificar produções científicas sobre o ensino de Matemática Financeira. Para a elaboração do produto educacional utilizou-se a Abordagem Metodológica de Ensino para uma Integração Conciliadora, materializada em suas três grandes fases: Confronto, Teorização e Atuação Investiativa, que delineou a produção de um curso. Após a elaboração por meio dessas fases, a aplicação do produto educacional ocorreu no mês de março de 2020, com os alunos de uma Instituição privada de Ensino Superior. O trato dos dados coletados por meio dos excertos, e também de um questionário, ocorreu a partir do pressuposto da Análise Textual Discursiva. De acordo com os dados e discussões, foi possível perceber o desconhecimento dos alunos sobre o conteúdo de Matemática Financeira para as atividades pertinentes a primeira fase de aplicação, e para a última fase, esses conseguiram 100% de acertos, indicando assim contribuição do produto educacional para o ensino de Matemática Financeira.