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- ItemOs três momentos pedagógicos no ensino de física: propostas de sequências didáticas para a educação básica(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2019) Bonfim, Danúbia Damiana Santos; Nascimento, William Júnior do; http://lattes.cnpq.br/7828555676207514O presente trabalho procurou compreender de que forma a abordagem metodológica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) pode contribuir para o ensino de Física na Educação Básica. Para tal, produzimos como Produto Educacional, duas propostas de sequências didáticas que vislumbrasse as possibilidades dessa metodologia no desenvolvimento de conceitos de Cinemática e Gravitação Universal no Ensino Médio. Assim, buscando obter respostas frente a problemática levantada, organizamos o trabalho no formato multipaper, sendo elaborados cinco artigos. No primeiro artigo, investigamos por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura, o que pesquisadores da área de ensino têm produzido sobre a abordagem da Gravitação Universal na Educação Básica, na qual analisamos artigos publicados nos períodos de 2000 a abril de 2018, em periódicos nacionais de Ensino de Ciências/Física, de índices restritos A1, A2 e B1. No segundo, investigamos por meio de uma análise documental, o conteúdo de Gravitação Universal em doze livros didáticos de Física recomendados pelo Programa Nacional de Livro Didático – PNLD/2018, com o objetivo de investigar as estratégias de ensino sugeridas para a abordagem inicial de conteúdo, bem como as propostas de atividades adotadas, além das sugestões quanto ao uso de recursos tecnológicos, de literatura e artigos científicos. No terceiro, novamente nos apropriamos de uma Revisão Sistemática de Literatura com a finalidade de observar como a metodologia dos 3MP vem sendo abordada e discutida no Ensino de Física. Para tanto, analisamos trabalhos produzidos nos períodos de 2007 a 2017, disponíveis no banco de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT e em periódicos exclusivamente nacionais da área de Ensino de estratos restritos A1, A2 e B1. No quarto artigo, elaboramos a primeira proposta de sequência didática, sendo implementada com doze estudantes do 3º ano de Formação de Docentes da Educação Básica, com a finalidade de avaliar a aplicabilidade dos 3MP no desenvolvimento do conteúdo velocidade escalar média na disciplina de Física, nos permitindo reconhecer as características elucidadas por essa abordagem metodológica. Enfim, no quinto artigo, apresentamos a segunda proposta de sequência didática estruturada nos 3MP visando o desenvolvimento do conteúdo de Gravitação Universal na Educação Básica, sendo avaliada em uma turma de estudantes do 1° ano do Ensino Médio de um colégio estadual do norte do Paraná. Como resultado, percebemos por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), que a postura dialógica do professor aliada ao de uso vídeos, tais como cenas de filmes e reportagens, incentivaram os estudantes a participarem mais ativamente das aulas, consequentemente, despertando curiosidade sobre o tema abordado e viabilizando a aprendizagem.
- ItemOs três momentos pedagógicos no ensino de física: propostas de sequências didáticas para a educação básica(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2019) Bonfim, Danúbia Damiana Santos; Nascimento, William Júnior do; http://lattes.cnpq.br/7828555676207514; Nascimento, William Júnior do; Carvalho, Hercília Alves Pereira de; Costa, Priscila Caroza FrassonO presente trabalho procurou compreender de que forma a abordagem metodológica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) pode contribuir para o ensino de Física na Educação Básica. Para tal, produzimos como Produto Educacional, duas propostas de sequências didáticas que vislumbrasse as possibilidades dessa metodologia no desenvolvimento de conceitos de Cinemática e Gravitação Universal no Ensino Médio. Assim, buscando obter respostas frente a problemática levantada, organizamos o trabalho no formato multipaper, sendo elaborados cinco artigos. No primeiro artigo, investigamos por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura, o que pesquisadores da área de ensino têm produzido sobre a abordagem da Gravitação Universal na Educação Básica, na qual analisamos artigos publicados nos períodos de 2000 a abril de 2018, em periódicos nacionais de Ensino de Ciências/Física, de índices restritos A1, A2 e B1. No segundo, investigamos por meio de uma análise documental, o conteúdo de Gravitação Universal em doze livros didáticos de Física recomendados pelo Programa Nacional de Livro Didático – PNLD/2018, com o objetivo de investigar as estratégias de ensino sugeridas para a abordagem inicial de conteúdo, bem como as propostas de atividades adotadas, além das sugestões quanto ao uso de recursos tecnológicos, de literatura e artigos científicos. No terceiro, novamente nos apropriamos de uma Revisão Sistemática de Literatura com a finalidade de observar como a metodologia dos 3MP vem sendo abordada e discutida no Ensino de Física. Para tanto, analisamos trabalhos produzidos nos períodos de 2007 a 2017, disponíveis no banco de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT e em periódicos exclusivamente nacionais da área de Ensino de estratos restritos A1, A2 e B1. No quarto artigo, elaboramos a primeira proposta de sequência didática, sendo implementada com doze estudantes do 3º ano de Formação de Docentes da Educação Básica, com a finalidade de avaliar a aplicabilidade dos 3MP no desenvolvimento do conteúdo velocidade escalar média na disciplina de Física, nos permitindo reconhecer as características elucidadas por essa abordagem metodológica. Enfim, no quinto artigo, apresentamos a segunda proposta de sequência didática estruturada nos 3MP visando o desenvolvimento do conteúdo de Gravitação Universal na Educação Básica, sendo avaliada em uma turma de estudantes do 1° ano do Ensino Médio de um colégio estadual do norte do Paraná. Como resultado, percebemos por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), que a postura dialógica do professor aliada ao de uso vídeos, tais como cenas de filmes e reportagens, incentivaram os estudantes a participarem mais ativamente das aulas, consequentemente, despertando curiosidade sobre o tema abordado e viabilizando a aprendizagem.
- ItemTransposição didática do tema “água”: um manual de uma sequência didática para o ensino fundamental e médio(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2019) Marcelino, Carolina Guarini; Costa, Priscila Caroza Frasson; http://lattes.cnpq.br/9835513802063995; Costa, Priscila Caroza Frasson; Poletto, Rodrigo de Souza; Oliveira, André Luis deA Educação Ambiental (EA) deve ser implementada, de forma transversal e interdisciplinar, em todos os níveis de Ensino, elencada em questões ambientais, sociais, culturais, políticas e econômicas. Abordagens metodológicas diferenciadas, como a Transposição Didática (TD), pode aproximar o conhecimento escolar, da Educação Básica (EB), com o conhecimento científico, do Ensino Superior (ES). A temática Água, por meio da TD, pode favorecer a promoção da EA, superando o uso de abordagens tradicionais que tendem a ser reducionistas e pontuais. Objetivou-se a construção e a implementação de um manual de uma Sequência Didática (SD) sobre o tema “Água” para o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, em duas Escolas Estaduais, além da percepção acerca da possível aproximação do conhecimento científico com o conhecimento escolar, por meio da TD, vinculadas a promoção da EA. Para a composição da SD, aproximamos o conhecimento científico da Ecologia e outras disciplinas afins do ES, com o contexto escolar e cotidiano dos alunos do EF II e do EM, por meio do tema transversal e interdisciplinar Educação Ambiental (EA). No período de março a abril de 2018 foram ministradas atividades com a temática “água” vinculada às disciplinas de Ciências e Biologia, respectivamente para o 6º ano do EF II e 1º ano do EM, de duas escolas estaduais de Santo Antônio da Platina-PR. O conteúdo teórico incluiu Poluição da Água, Doenças veiculadas pela Água, o Ciclo da Água, a Importância da água nos Seres Vivos e o Saneamento Básico. A SD teve como elementos teóricos norteadores, os princípios de Zaballa e envolveu debates, diálogo, trabalho em grupo e pesquisas bibliográficas, de modo a desenvolver uma reflexão ambiental. Os resultados foram divididos em três perspectivas: I) Levantamento da literatura dos livros didáticos da EB e do ES; II) Entrevista dos professores na sondagem inicial; e III) Análise Textual Discursiva (ATD) das atividades dos alunos na SD. Os resultados foram organizados em categorias, subcategorias e unidades de análise. Percebemos que a SD proporcionou impactos positivos pelo conteúdo tratado e pelas atividades diferenciadas. Em contrapartida, percebemos que os alunos não estavam habituados com abordagens metodológicas diferenciadas, necessitando que a reflexão para o pensamento crítico e para as questões prementes da EA/EAE fossem retomadas. Diante dos objetivos propostos, afirmamos que houve incompletude dos critérios objetivados nas atividades da SD, e que refletiriam a desejada TD dos conteúdos específicos do ES e das noções fundamentais da EA, previstos para a temática “Água”. Inferimos que houve apropriação de conhecimentos científicos por meio da implementação da SD, porém, com lacunas no campo da Educação Ambiental Emancipatória (EAE).
- ItemProposta para estimulação da consciência fonológica na Educação Infantil(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2019) Oliveira, Ariane Aparecida de; Blanco; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Blanco, Marília Bazan; Moreno, Fernando; Oliveira, Jaima Pinheiro de; Araújo, Roberta Negrão deA aprendizagem da leitura e escrita é fundamental para todo o processo de aprendizagem da criança e requer habilidades preditoras para seu desenvolvimento. As habilidades metalinguísticas são consideradas essenciais para a aquisição da leitura e escrita, tanto para a fase inicial quanto para a fase mais avançada. Dentre as capacidades que compõem este grupo de habilidades, a consciência fonológica é classificada como a mais importante para a alfabetização, sobretudo na fase inicial. A consciência fonológica, por sua vez, também é composta por diversas outras habilidades. Devido ao caráter de habilidade preditiva, a consciência fonológica deve ser estimulada logo na fase da Educação Infantil, garantindo seu desenvolvimento e possibilitando a identificação e prevenção de possíveis dificuldades de aprendizagem. Fundamentando-se nestas questões e no aporte teórico estudado, esta pesquisa teve como objetivo elaborar um manual ilustrado com atividades para o desenvolvimento de consciência fonológica para crianças na Educação Infantil e implementá-lo em um curso de formação continuada para professores da Educação Infantil da cidade de Cornélio Procópio, Paraná. Foram estabelecidos como encaminhamentos metodológicos: a revisão narrativa de literatura, revisão sistemática de literatura, análise de dados por meio da Análise Textual Discursiva - que estabeleceu categorias, subcategorias e unidades que permitiram avaliar a validade do material e do curso, além da elaboração do manual e curso de capacitação. O manual de atividades de estimulação em consciência fonológica foi composto de vinte e uma atividades que foram validadas em um curso de capacitação de professores da Educação Infantil e estudantes de Pedagogia, realizado em cinco encontros. Antes da realização do curso foram coletados dados sobre os conhecimentos dos participantes sobre o tema, por meio de entrevista semiestruturada. Pôde-se perceber a escassez de informações acerca da consciência fonológica, sobretudo quanto à aplicabilidade de atividades de estimulação em sala de aula. Após a implementação do manual no curso, os participantes responderam um questionário de avaliação e roteiro de avaliação de cada atividade do produto, demonstrando significativa mudança de percepção sobre os conceitos trabalhados, relacionando a consciência fonológica ao processo de alfabetização e atribuindo importância de ser trabalhada na Educação Infantil. Estas análises finais permitem concluir a validade desta pesquisa.
- ItemEnsino de equação do 1° grau por meio da história em quadrinhos: uma sequência didática(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2019) Ribeiro, Naiara Aparecida; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577Esta pesquisa visa investigar como se dá a elaboração de uma Sequência Didática por meio da História em Quadrinhos para o ensino do conteúdo de Equação do 1° Grau a educandos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, bem como analisar a influência desse recurso didático para o ensino desse conhecimento matemático. A fundamentação teórica pautou-se no objeto de estudo da Matemática - Equação do 1º Grau e no gênero de História em Quadrinhos. Na pesquisa é apresentado encaminhamento metodológico de pesquisa, de elaboração de sequência didática e de análise dos dados. A relevância desta pesquisa fundamenta-se na importância desse conteúdo não somente na Matemática, mas para diversas áreas do conhecimento humano, ao passo que seu ensino tem se mostrado enfadonho, ocasionando falta de interesse por parte dos educandos nas aulas. Em razão desse contexto, procurou-se desenvolver uma sequência didática por meio de uma história em quadrinhos, com o intuito de chamar a atenção dos educandos, bem como instigálos a uma efetiva participação nas aulas, já que esse gênero é familiar a eles. Essa pesquisa possui natureza qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. Este trabalho apresenta também uma Revisão Sistemática de Literatura (Kitchenham, 2004), cujo foco é investigar o que vem sendo produzido em relação a esse tema no cenário nacional. Na elaboração da história em quadrinhos envolvendo Equação do 1º Grau foi utilizado o referencial de Zabala (2010). A aplicação do produto educacional ocorreu em uma escola estadual do norte do Paraná, com 32 educandos de um 7° ano do Ensino Fundamental. Os dados coletados na aplicação do produto educacional foram analisados à luz da teoria da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). A partir dos critérios de inclusão e exclusão foram analisadas atividades de 20 educandos. Diante dos resultados encontrados pode-se destacar que o produto viabilizou a efetiva aprendizagem dos educandos em relação ao conteúdo abordado; motivou-os a estudar o conteúdo matemático; estimulou participação ativa dos educandos nas aulas, inclusive de educandos mais tímidos e pouco participativos. É possível inferir, portanto, que os resultados apresentados na análise dos dados foram satisfatórios visto que a maioria das atividades foi desenvolvida de maneira adequada. A partir desse resultado é plausível afirmar que o Produto Educacional elaborado auxiliou a aprendizagem do conteúdo de Equação do 1° Grau, por meio de História em Quadrinhos, contribuindo para um melhor entendimento da Matemática.
- ItemManual ilustrado: atividades para estimulação da consciência fonológica na Educação Infantil(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2019) Oliveira, Ariane Aparecida de; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500A aprendizagem da leitura e escrita é fundamental para todo o processo de aprendizagem da criança e requer habilidades preditoras para seu desenvolvimento. As habilidades metalinguísticas são consideradas essenciais para a aquisição da leitura e escrita, tanto para a fase inicial quanto para a fase mais avançada. Dentre as capacidades que compõem este grupo de habilidades, a consciência fonológica é classificada como a mais importante para a alfabetização, sobretudo na fase inicial. A consciência fonológica, por sua vez, também é composta por diversas outras habilidades. Devido ao caráter de habilidade preditiva, a consciência fonológica deve ser estimulada logo na fase da Educação Infantil, garantindo seu desenvolvimento e possibilitando a identificação e prevenção de possíveis dificuldades de aprendizagem. Fundamentando-se nestas questões e no aporte teórico estudado, esta pesquisa teve como objetivo elaborar um manual ilustrado com atividades para o desenvolvimento de consciência fonológica para crianças na Educação Infantil e implementá-lo em um curso de formação continuada para professores da Educação Infantil da cidade de Cornélio Procópio, Paraná. Foram estabelecidos como encaminhamentos metodológicos: a revisão narrativa de literatura, revisão sistemática de literatura, análise de dados por meio da Análise Textual Discursiva - que estabeleceu categorias, subcategorias e unidades que permitiram avaliar a validade do material e do curso, além da elaboração do manual e curso de capacitação. O manual de atividades de estimulação em consciência fonológica foi composto de vinte e uma atividades que foram validadas em um curso de capacitação de professores da Educação Infantil e estudantes de Pedagogia, realizado em cinco encontros. Antes da realização do curso foram coletados dados sobre os conhecimentos dos participantes sobre o tema, por meio de entrevista semiestruturada. Pôde-se perceber a escassez de informações acerca da consciência fonológica, sobretudo quanto à aplicabilidade de atividades de estimulação em sala de aula. Após a implementação do manual no curso, os participantes responderam um questionário de avaliação e roteiro de avaliação de cada atividade do produto, demonstrando significativa mudança de percepção sobre os conceitos trabalhados, relacionando a consciência fonológica ao processo de alfabetização e atribuindo importância de ser trabalhada na Educação Infantil. Estas análises finais permitem concluir a validade desta pesquisa.
- ItemEnsino de equação do 1° grau por meio da história em quadrinhos: uma sequência didática(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2019) Ribeiro, Naiara Aparecida; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; Luccas, Simone; Borssoi, Adriana Helena; Nascimento, William Junior doEsta pesquisa visa investigar como se dá a elaboração de uma Sequência Didática por meio da História em Quadrinhos para o ensino do conteúdo de Equação do 1° Grau a educandos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, bem como analisar a influência desse recurso didático para o ensino desse conhecimento matemático. A fundamentação teórica pautou-se no objeto de estudo da Matemática - Equação do 1º Grau e no gênero de História em Quadrinhos. Na pesquisa é apresentado encaminhamento metodológico de pesquisa, de elaboração de sequência didática e de análise dos dados. A relevância desta pesquisa fundamenta-se na importância desse conteúdo não somente na Matemática, mas para diversas áreas do conhecimento humano, ao passo que seu ensino tem se mostrado enfadonho, ocasionando falta de interesse por parte dos educandos nas aulas. Em razão desse contexto, procurou-se desenvolver uma sequência didática por meio de uma história em quadrinhos, com o intuito de chamar a atenção dos educandos, bem como instigálos a uma efetiva participação nas aulas, já que esse gênero é familiar a eles. Essa pesquisa possui natureza qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. Este trabalho apresenta também uma Revisão Sistemática de Literatura (Kitchenham, 2004), cujo foco é investigar o que vem sendo produzido em relação a esse tema no cenário nacional. Na elaboração da história em quadrinhos envolvendo Equação do 1º Grau foi utilizado o referencial de Zabala (2010). A aplicação do produto educacional ocorreu em uma escola estadual do norte do Paraná, com 32 educandos de um 7° ano do Ensino Fundamental. Os dados coletados na aplicação do produto educacional foram analisados à luz da teoria da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). A partir dos critérios de inclusão e exclusão foram analisadas atividades de 20 educandos. Diante dos resultados encontrados pode-se destacar que o produto viabilizou a efetiva aprendizagem dos educandos em relação ao conteúdo abordado; motivou-os a estudar o conteúdo matemático; estimulou participação ativa dos educandos nas aulas, inclusive de educandos mais tímidos e pouco participativos. É possível inferir, portanto, que os resultados apresentados na análise dos dados foram satisfatórios visto que a maioria das atividades foi desenvolvida de maneira adequada. A partir desse resultado é plausível afirmar que o Produto Educacional elaborado auxiliou a aprendizagem do conteúdo de Equação do 1° Grau, por meio de História em Quadrinhos, contribuindo para um melhor entendimento da Matemática.
- ItemConceito Átomo: proposta de uma sequência didática(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2019) Anjos , Luiz Carlos Giachello dos; Bernardelli , Marlize Spagolla; http://lattes.cnpq.br/4262409170057795; Bernardelli, Marlize Spagolla; Dutra, Alessandra; Luccas, SimoneA compreensão do conceito Átomo é fundamental para o entendimento da Química na Educação Básica e, por ser muito abstrato, encontra-se dificuldade na condução de seu ensino, principalmente no Ensino Médio. Nesse sentido, propomos como objetivo deste trabalho discutir os resultados da elaboração e aplicação de uma sequência didática a respeito dos modelos atômicos segundo uma abordagem metodológica de ensino Histórico-Epistemológica. Essa sequência didática se fundamenta na teoria da aprendizagem significativa, defendida por David Ausubel, que considera o conhecimento prévio do aluno, bem como as relações deste com outros conhecimentos. Inicialmente, expomos uma reconstrução histórica a respeito da constituição da matéria, começando com os pensamentos dos filósofos gregos até chegarmos ao início do século XIX de nossa era. Sequencialmente, abordamos os modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr, com o intuito de favorecer a autonomia ao aluno na construção de seu conhecimento. Como resultados da aplicação da Sequência Didática, observamos indícios de que os alunos compreenderam o desenvolvimento histórico do conceito de Átomo. Com atividades diversificadas, como mapas conceituais, cartas escritas pelos alunos sobre os cientistas, entre outras, constatamos que o objetivo foi alcançado, identificando indícios de aprendizagem significativa.
- ItemConceito Átomo: proposta de uma sequência didática(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2019) Anjos, Luiz Carlos Giachello dos; Bernardelli, Marlize Spagolla; http://lattes.cnpq.br/4262409170057795A compreensão do conceito Átomo é fundamental para o entendimento da Química na Educação Básica e, por ser muito abstrato, encontra-se dificuldade na condução de seu ensino, principalmente no Ensino Médio. Nesse sentido, propomos como objetivo deste trabalho discutir os resultados da elaboração e aplicação de uma sequência didática a respeito dos modelos atômicos segundo uma abordagem metodológica de ensino Histórico-Epistemológica. Essa sequência didática se fundamenta na teoria da aprendizagem significativa, defendida por David Ausubel, que considera o conhecimento prévio do aluno, bem como as relações deste com outros conhecimentos. Inicialmente, expomos uma reconstrução histórica a respeito da constituição da matéria, começando com os pensamentos dos filósofos gregos até chegarmos ao início do século XIX de nossa era. Sequencialmente, abordamos os modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr, com o intuito de favorecer a autonomia ao aluno na construção de seu conhecimento. Como resultados da aplicação da Sequência Didática, observamos indícios de que os alunos compreenderam o desenvolvimento histórico do conceito de Átomo. Com atividades diversificadas, como mapas conceituais, cartas escritas pelos alunos sobre os cientistas, entre outras, constatamos que o objetivo foi alcançado, identificando indícios de aprendizagem significativa.
- ItemEducação Financeira: material didático para educação de jovens e adultos(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2019) Guillen Hurtado, Antonio Paulo; Freitas, Carlos Cesar Garcia; http://lattes.cnpq.br/4220006760336984; Freitas, Carlos Cesar Garcia; Figueiredo, Helenara Regina Sampaio; Costa, Priscila Caroza FrassonConsiderando a relevância da Educação Financeira na atualidade, assim como os avanços tecnológicos, compreende-se que a temática precisa estar inserida no âmbito escolar. Sendo um assunto de grande importância em todas as etapas da Educação Básica, também deve ser abordado na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), de acordo com a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo desenvolver um livro didático para a EJA, com base nos pressupostos da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e aplicá-lo em sala de aula. Essa pesquisa levantou a seguinte pergunta problema: Como a Educação Financeira pode ser trabalhada na EJA, contribuindo para a formação dos alunos? Assim, esse estudo é caracterizado como uma pesquisa tecnológica na qual foi produzido um novo material didático por meio do conhecimento científico. Diante da aplicação do Produto Educacional em uma turma da EJA, foi realizada a análise de dados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD) que permitiu estabelecer as categorias que foram trabalhadas, bem como as unidades de análise. Todo o estudo foi baseado nos principais referenciais teóricos que versam sobre Educação Financeira e Educação de Jovens e Adultos refletindo sobre o contexto histórico, amparos legais e contribuições práticas no meio da sociedade, em consonância com materiais e dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ainda foram trabalhados os objetivos e competências apresentados pelo Programa de Educação Financeira nas Escolas (ENEF). A elaboração do Produto Educacional e sua aplicação no ambiente escolar alcançou como resultados a propagação de conhecimentos e práticas de Educação Financeira formando outros potenciais disseminadores, além de educar os alunos para o consumo e poupança, despertando interesse e participação em sala de aula, contribuindo na aprendizagem por meio de aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades através de atividades e reflexão de novas atitudes no que se refere às finanças. Destarte, vislumbra-se que é possível trabalhar a Educação Financeira na EJA, mediante uso de materiais adequados, contribuindo para a formação e vida dos alunos.
- ItemEducação Financeira: material didático para educação de jovens e adultos(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2019) Guillen Hurtado, Antonio Paulo; Freitas, Carlos Cesar Garcia; http://lattes.cnpq.br/4220006760336984Considerando a relevância da Educação Financeira na atualidade, assim como os avanços tecnológicos, compreende-se que a temática precisa estar inserida no âmbito escolar. Sendo um assunto de grande importância em todas as etapas da Educação Básica, também deve ser abordado na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), de acordo com a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo desenvolver um livro didático para a EJA, com base nos pressupostos da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e aplicá-lo em sala de aula. Essa pesquisa levantou a seguinte pergunta problema: Como a Educação Financeira pode ser trabalhada na EJA, contribuindo para a formação dos alunos? Assim, esse estudo é caracterizado como uma pesquisa tecnológica na qual foi produzido um novo material didático por meio do conhecimento científico. Diante da aplicação do Produto Educacional em uma turma da EJA, foi realizada a análise de dados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD) que permitiu estabelecer as categorias que foram trabalhadas, bem como as unidades de análise. Todo o estudo foi baseado nos principais referenciais teóricos que versam sobre Educação Financeira e Educação de Jovens e Adultos refletindo sobre o contexto histórico, amparos legais e contribuições práticas no meio da sociedade, em consonância com materiais e dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ainda foram trabalhados os objetivos e competências apresentados pelo Programa de Educação Financeira nas Escolas (ENEF). A elaboração do Produto Educacional e sua aplicação no ambiente escolar alcançou como resultados a propagação de conhecimentos e práticas de Educação Financeira formando outros potenciais disseminadores, além de educar os alunos para o consumo e poupança, despertando interesse e participação em sala de aula, contribuindo na aprendizagem por meio de aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades através de atividades e reflexão de novas atitudes no que se refere às finanças. Destarte, vislumbra-se que é possível trabalhar a Educação Financeira na EJA, mediante uso de materiais adequados, contribuindo para a formação e vida dos alunos.
- ItemMatemática financeira para o curso de administração: uma sequência didática aplicada utilizando a tecnologia digital(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Luiz, Josiane; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; Coelho Neto, João; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534; Coelho Neto, João; Luccas, Simone; Freitas, Carlos César Garcia; Pereira, Ana LúciaA disciplina de Matemática Financeira, que está presente no currículo dos cursos de Bacharel em Administração, deve proporcionar aos alunos a capacidade de reconhecer as relações entre as variáveis econômicas, aplicar modelos matemáticos e utilizar de recursos tecnológicos com o intuito de facilitar a tomada de decisão e aprimorar o poder de negociação presente na prática cotidiana. Dessa forma, a presente pesquisa propôs a elaboração de uma Sequência Didática por meio da Abordagem Metodológica de Ensino para uma Integração Conciliadora, utilizando como recuso tecnológico a Calculadora HP 12C®, no intuito de saber se essa contribui para o ensino de Matemática Financeira para os alunos do curso de Administração de uma Insituição privada de Ensino Superior. Para o desenvolvimento da pesquisa, o percurso investigativo contemplou as seguintes etapas: fundamentação teórica na abordagem qualitativa fundamentada em uma revisão bibliográfica; apresentação de revisão sistemática de literatura, a qual possibilitou identificar produções científicas sobre o ensino de Matemática Financeira. Para a elaboração do produto educacional utilizou-se a Abordagem Metodológica de Ensino para uma Integração Conciliadora, materializada em suas três grandes fases: Confronto, Teorização e Atuação Investiativa, que delineou a produção de um curso. Após a elaboração por meio dessas fases, a aplicação do produto educacional ocorreu no mês de março de 2020, com os alunos de uma Instituição privada de Ensino Superior. O trato dos dados coletados por meio dos excertos, e também de um questionário, ocorreu a partir do pressuposto da Análise Textual Discursiva. De acordo com os dados e discussões, foi possível perceber o desconhecimento dos alunos sobre o conteúdo de Matemática Financeira para as atividades pertinentes a primeira fase de aplicação, e para a última fase, esses conseguiram 100% de acertos, indicando assim contribuição do produto educacional para o ensino de Matemática Financeira.
- ItemAutoavaliação orientada: contribuições para a autorregulação do processo de aprendizagem(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Leite, Sandra Rodrigues; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; Luccas, Simone; Pereira, Patrícia Sândalo; Araújo, Roberta Negrão deDentre os procedimentos da avaliação formativa, a Autoavaliação é o objeto de interesse desta pesquisa, pois permite ao estudante constatar e julgar os resultados de sua aprendizagem, e o planejamento de intervenções. Ao considerar a importância da aprendizagem deste procedimento na formação inicial de professores, a presente pesquisa teve como questão investigativa: De que forma a autoavaliação pode ser considerada um procedimento avaliativo para o desenvolvimento da aprendizagem? À vista disso, fixou-se como objetivo geral investigar a viabilidade de um curso para estudantes de Pedagogia, cuja abordagem foi a autoavaliação e, consequentemente, a autorregulação para a promoção da aprendizagem. Definiu-se como objetivos específicos: realizar um estudo bibliográfico referente a avaliação, suas tipologias, os procedimentos avaliativos e as contribuições da autoavaliação; preparar um curso de formação para estudantes em formação inicial; aplicar o curso de formação para estudantes de Pedagogia; analisar os resultados e as contribuições do curso no processo de aprendizagem a partir das percepções dos estudantes. Na implementação do referido curso, utilizou-se como estratégia de ensino o modelo de Ensino Híbrido, o que contribuiu para aprendizagem da autoavaliação. A abordagem metodológica de pesquisa é de natureza qualitativa e de cunho bibliográfico. Recorreu-se à Revisão Sistemática de Literatura a fim de investigar artigos científicos brasileiros produzidos com relação a esse tema. A implementação do produto educacional ocorreu em uma das dependências da Universidade Estadual do Norte do Paraná, situada no município de Cornélio Procópio, Paraná, com 19 estudantes do curso de Pedagogia. Os dados coletados foram analisados e categorizados mediante os princípios da Análise Textual Discursiva. A partir dos resultados dessa pesquisa, observou-se que a autoavaliação orientada é um procedimento avaliativo que auxilia os estudantes na autorregulação de suas aprendizagens. Não se pode pensar em autoavaliação dissociada da autorregulação, já que esta oportuniza a busca de estratégias que favoreçam o desenvolvimento das atividades escolares.
- ItemOnline Peer Assessment no ensino superior: uma proposta de formação para professores em serviço(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Hypolito, Vera Adriana Huang Azevedo; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; Rosa, Selma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7092445676772842; Rosa, Selma dos Santos; Luccas, Simone; Fofonca, Eduardo; Araújo, Roberta Negrão deEm formato multipaper, contendo quatro artigos, apresenta-se esta Dissertação, resultado de um trabalho investigativo norteado pela questão: De que forma a Online Peer Assessment (OPA) pode contribuir com a Avaliação para a Aprendizagem no Ensino Superior? Para tanto, propôs-se uma formação online sobre a OPA a docentes do Ensino Superior (ES), uma vez que esta estratégia é um dos princípios da Avaliação para a Aprendizagem (ApA). A partir desse contexto, apresenta-se o desenvolvimento da pesquisa por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura sobre ApA e uma Revisão de Literatura sobre a OPA no Ensino Superior, buscando aporte teórico para atingir o objetivo proposto. Com base nessas referências, desenvolveu-se uma formação online, aberta e a distância, subsidiada pela metodologia dos desafios, a partir de situações-problema. A formação, contendo textos, vídeos, imagens, infográficos estáticos e interativos, está disponível em formato de website, com acesso livre e aberto no endereço http://opa.handsontec.net/, e constitui a Produção Técnica Educacional desta pesquisa que foi aplicada a docentes em serviço do ES. A análise dos dados, obtidos por meio de questionários online, sugere que a estratégia OPA é pouco conhecida pelos docentes e que eles não se sentem confiantes em desenvolvê-la. Foi possível verificar o interesse e a possibilidade de utilização da OPA em múltiplas áreas/cursos/disciplinas, o que demonstra esforço do docente em aprender e diversificar suas práticas avaliativas. A pesquisa indica que as tecnologias digitais online auxiliam a administração e gerenciamento do processo avaliativo. A análise dos questionários aponta que os docentes não estão familiarizados com o conceito de rubricas e que acreditam que a estratégia possa ser utilizada em suas práticas e que colabora para uma participação mais ativa do aluno, favorecendo o diálogo, a criticidade e o comprometimento, objetivos da ApA. Pondera-se que a formação tenha possibilitado a reflexão sobre as práticas avaliativas docentes, pois a análise do planejamento da OPA proposto por eles corrobora os estudos realizados sobre a estratégia, com objetos de avaliação diversificados, de abordagem tanto qualitativa quanto quantitativa, distribuição de pares de formas variadas, tanto individual como em grupo, com atenção ao anonimato e finalidade das avaliações. O software proposto para desenvolvimento da OPA teve boa aceitação e foi considerado fácil, objetivo e intuitivo. A mudança da cultura escolar sobre avaliação é um dos desafios a serem transpostos, assim como a maturidade dos alunos e a experiência docente com o desenvolvimento da OPA. Por fim, os resultados apontam que a formação contribuiu para a compreensão da OPA e seu desenvolvimento no ES, fomentando a reflexão sobre a contribuição dessa estratégia para uma Avaliação para a Aprendizagem.
- ItemOnline Peer Assessment (avaliação pelos pares online)(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Hypolito, Vera Adriana Huang Azevedo; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; Rosa, Selma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7092445676772842Em formato multipaper, contendo quatro artigos, apresenta-se esta Dissertação, resultado de um trabalho investigativo norteado pela questão: De que forma a Online Peer Assessment (OPA) pode contribuir com a Avaliação para a Aprendizagem no Ensino Superior? Para tanto, propôs-se uma formação online sobre a OPA a docentes do Ensino Superior (ES), uma vez que esta estratégia é um dos princípios da Avaliação para a Aprendizagem (ApA). A partir desse contexto, apresenta-se o desenvolvimento da pesquisa por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura sobre ApA e uma Revisão de Literatura sobre a OPA no Ensino Superior, buscando aporte teórico para atingir o objetivo proposto. Com base nessas referências, desenvolveu-se uma formação online, aberta e a distância, subsidiada pela metodologia dos desafios, a partir de situações-problema. A formação, contendo textos, vídeos, imagens, infográficos estáticos e interativos, está disponível em formato de website, com acesso livre e aberto no endereço http://opa.handsontec.net/, e constitui a Produção Técnica Educacional desta pesquisa que foi aplicada a docentes em serviço do ES. A análise dos dados, obtidos por meio de questionários online, sugere que a estratégia OPA é pouco conhecida pelos docentes e que eles não se sentem confiantes em desenvolvê-la. Foi possível verificar o interesse e a possibilidade de utilização da OPA em múltiplas áreas/cursos/disciplinas, o que demonstra esforço do docente em aprender e diversificar suas práticas avaliativas. A pesquisa indica que as tecnologias digitais online auxiliam a administração e gerenciamento do processo avaliativo. A análise dos questionários aponta que os docentes não estão familiarizados com o conceito de rubricas e que acreditam que a estratégia possa ser utilizada em suas práticas e que colabora para uma participação mais ativa do aluno, favorecendo o diálogo, a criticidade e o comprometimento, objetivos da ApA. Pondera-se que a formação tenha possibilitado a reflexão sobre as práticas avaliativas docentes, pois a análise do planejamento da OPA proposto por eles corrobora os estudos realizados sobre a estratégia, com objetos de avaliação diversificados, de abordagem tanto qualitativa quanto quantitativa, distribuição de pares de formas variadas, tanto individual como em grupo, com atenção ao anonimato e finalidade das avaliações. O software proposto para desenvolvimento da OPA teve boa aceitação e foi considerado fácil, objetivo e intuitivo. A mudança da cultura escolar sobre avaliação é um dos desafios a serem transpostos, assim como a maturidade dos alunos e a experiência docente com o desenvolvimento da OPA. Por fim, os resultados apontam que a formação contribuiu para a compreensão da OPA e seu desenvolvimento no ES, fomentando a reflexão sobre a contribuição dessa estratégia para uma Avaliação para a Aprendizagem.
- ItemA oralidade e o gênero textual “causo”: um guia didático pros futuru professô(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Pereira, Luciane Cristina Benites; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379A presente dissertação compõe-se de estudos realizados no decorrer de dois anos, com foco no eixo Oralidade da Língua Portuguesa (LP). Considerando a relevância deste eixo, o objeto de estudo priorizado é o gênero textual “causo”. A pesquisa tem como questão investigativa: de que forma as práticas de ensino voltadas para a oralidade em sala de aula podem auxiliar os futuros professores do ensino fundamental a refletirem sobre a importância desse eixo na aprendizagem da LP? Para fundamentar o estudo foram abordados os aspectos teóricos: Formação Docente (MELLO, 2000, PIMENTA, 1999), ensino da LP nos Documentos Curriculares, Oralidade (MARCUSCHI, 2005, 2008), Variação Linguística (BAGNO, 2013) e Arte de contar histórias (BENJAMIN, 1986; COELHO, 1989). A motivação pela escolha do tema se dá pela constatação, mediante Revisão Sistemática da Literatura (2007 – 2017), que são poucos os estudos direcionados ao referido tema. Tal constatação soma-se ao que foi evidenciado em observação de materiais didáticos da LP: são poucas as atividades pedagógicas direcionadas especificamente à Oralidade. No que se refere aos Documentos Curriculares oficiais, foram pesquisados aqueles elaborados a partir da década de 1990 até a atualidade. No documento Base Nacional Comum Curricular (2017) foi encontrada a afirmação de que devem ser trabalhados na escola, todos os eixos referentes à Linguagem, abrangendo também o oral. Todavia essa prática ainda é incipiente nas escolas. O estudo serviu de suporte para a elaboração de uma Produção Técnica Educacional: um Guia Didático direcionado a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, implementado junto às estudantes do terceiro ano do curso de Pedagogia da UENP no segundo semestre de 2019, com os objetivos de: compreender como o objeto de estudo “causo” pode ser incluído no trabalho pedagógico conforme orientações dos DC; propor atividades pedagógicas tomando a Oralidade como prática de linguagem necessária a ser aprimorada no ambiente escolar; medir o grau de percepção das participantes quanto ao eixo Oralidade no ensino da Língua Portuguesa. O resultado apontou para a proficuidade do trabalho sistemático em torno da Oralidade na sala de aula.
- ItemInequação do primeiro grau: uma sequência didática envolvendo a resolução de problemas(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Oliveira, Sérgio Batista; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; Coelho Neto, João; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534; Coelho Neto, João; Luccas, Simone; Pereira, Patrícia Sandalo; Pereira, Rudolph dos Santos GomesA disciplina de Matemática é considerada como relevante tanto para o ensino quanto para a aprendizagem do conhecimento científico devido ao auxílio que ela fornece à interpretação de atividades contextualizadas. Com base nesses contextos, o objetivo desta pesquisa foi a elaboração de uma Sequência Didática por meio da Metodologia de Ensino de Resolução de Problemas, segundo Allevato e Onuchic, voltada para o ensino do conteúdo de Inequação do 1° Grau, com ênfase na aplicação dos princípios aditivo, multiplicativo, da relação de ordem e de sua representação gráfica. A fundamentação teórica pautou-se no objeto de estudo da Matemática - Inequação do 1º Grau, na Sequência Didática e na Resolução de Problema. Para o desenvolvimento da pesquisa, o percurso investigativo contemplou as seguintes etapas: fundamentação teórica embasada em uma Revisão Sistemática de Literatura, revisão bibliográfica, elaboração do produto educacional que delineou a produção de um curso de formação inicial para os alunos licenciandos em Matemática. Com base nessas etapas, a implementação do produto educacional ocorreu nos meses de outubro e novembro do ano de 2019, na Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio, tendo como público alvo 12 alunos do curso de Licenciatura em Matemática. A análise dos dados coletados ocorreu a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva, por meio dos questionários, das resoluções das atividades e das avaliações dos encontros. De acordo com os dados analisados e as discussões apresentadas nas categorias, identificou-se que os participantes tiveram algumas dificuldades nas resoluções das atividades sobre Inequação, quanto aos conceitos, a sua representação gráfica e a aplicação dos princípios, principalmente, quanto ao princípio da relação de ordem.
- ItemA perspectiva CTSA e o letramento científico na formação inicial de professores de biologia(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Cremasco, Patrícia Regina Pedro; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; http://lattes.cnpq.br/3796193323524023; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; Ohira, Márcio Akio; Lucas, Lucken BuenoA presente dissertação aborda a inserção da perspectiva CTSA em sala de aula no ensino de Biologia. Para tal, apresenta a análise da aplicação de uma proposta (curso de extensão) de formação inicial de professores envolvendo licenciandos em Biologia. Diante de necessidades formativas, uma proposta de formação pedagógica baseada no enfoque CTSA e com os Três Momentos Pedagógicos Delizoicov, Angotti, Pernambuco (2002) como organizadores, poderia contribuir para o Letramento Científico na formação inicial de professores de Biologia? Partindo de tal questão, o objetivo principal foi o de investigar a formação inicial de professores de Ciências Biológicas a partir da aplicação de uma proposta pedagógica com enfoque CTSA para o estudo sobre o uso de Agrotóxicos no Brasil. Os participantes foram alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade estadual situada no Paraná. A abordagem metodológica de pesquisa foi a qualitativa tendo como instrumentos de coleta de dados as avaliações diagnósticas iniciais, a atividade com textos formativos, a avaliação final e as entrevistas semiestruturadas. Para organização e análise dos dados, utilizamos a análise categorial livre que permitiu a fragmentação dos excertos e construção categorias. Dentre os principais resultados e discussões, evidencia que os licenciandos reconhecem a importância da inclusão da perspectiva CTSA nas aulas de Biologia. Os participantes desta pesquisa indicam que a formação inicial precisa oferecer subsídios para essa inserção por meio da discussão do currículo, do planejamento e das possibilidades metodológicas para desenvolver o estudo de temas geradores de prejuízos socioambientais na educação básica. Aliado a isso, percebe-se que os licenciandos admitem sentir insegurança de como desenvolver metodologicamente em sala de aula com os alunos e, assim, o curso contribuiu diretamente para a formação profissional ao discutir a inserção desses conteúdos por meio do uso da perspectiva CTSA.
- ItemProposta de curso formativo para a inserção da perspectiva CTSA em sala de aula no ensino de ciências naturais(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Cremasco, Patrícia Regina Pedro; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; http://lattes.cnpq.br/3796193323524023A presente dissertação aborda a inserção da perspectiva CTSA em sala de aula no ensino de Biologia. Para tal, apresenta a análise da aplicação de uma proposta (curso de extensão) de formação inicial de professores envolvendo licenciandos em Biologia. Diante de necessidades formativas, uma proposta de formação pedagógica baseada no enfoque CTSA e com os Três Momentos Pedagógicos Delizoicov, Angotti, Pernambuco (2002) como organizadores, poderia contribuir para o Letramento Científico na formação inicial de professores de Biologia? Partindo de tal questão, o objetivo principal foi o de investigar a formação inicial de professores de Ciências Biológicas a partir da aplicação de uma proposta pedagógica com enfoque CTSA para o estudo sobre o uso de Agrotóxicos no Brasil. Os participantes foram alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade estadual situada no Paraná. A abordagem metodológica de pesquisa foi a qualitativa tendo como instrumentos de coleta de dados as avaliações diagnósticas iniciais, a atividade com textos formativos, a avaliação final e as entrevistas semiestruturadas. Para organização e análise dos dados, utilizamos a análise categorial livre que permitiu a fragmentação dos excertos e construção categorias. Dentre os principais resultados e discussões, evidencia que os licenciandos reconhecem a importância da inclusão da perspectiva CTSA nas aulas de Biologia. Os participantes desta pesquisa indicam que a formação inicial precisa oferecer subsídios para essa inserção por meio da discussão do currículo, do planejamento e das possibilidades metodológicas para desenvolver o estudo de temas geradores de prejuízos socioambientais na educação básica. Aliado a isso, percebe-se que os licenciandos admitem sentir insegurança de como desenvolver metodologicamente em sala de aula com os alunos e, assim, o curso contribuiu diretamente para a formação profissional ao discutir a inserção desses conteúdos por meio do uso da perspectiva CTSA.
- ItemSequência didática para o ensino de inequação do 1° grau(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Oliveira, Sérgio Batista; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; Coelho Neto, João; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534A disciplina de Matemática é considerada como relevante tanto para o ensino quanto para a aprendizagem do conhecimento científico devido ao auxílio que ela fornece à interpretação de atividades contextualizadas. Com base nesses contextos, o objetivo desta pesquisa foi a elaboração de uma Sequência Didática por meio da Metodologia de Ensino de Resolução de Problemas, segundo Allevato e Onuchic, voltada para o ensino do conteúdo de Inequação do 1° Grau, com ênfase na aplicação dos princípios aditivo, multiplicativo, da relação de ordem e de sua representação gráfica. A fundamentação teórica pautou-se no objeto de estudo da Matemática - Inequação do 1º Grau, na Sequência Didática e na Resolução de Problema. Para o desenvolvimento da pesquisa, o percurso investigativo contemplou as seguintes etapas: fundamentação teórica embasada em uma Revisão Sistemática de Literatura, revisão bibliográfica, elaboração do produto educacional que delineou a produção de um curso de formação inicial para os alunos licenciandos em Matemática. Com base nessas etapas, a implementação do produto educacional ocorreu nos meses de outubro e novembro do ano de 2019, na Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio, tendo como público alvo 12 alunos do curso de Licenciatura em Matemática. A análise dos dados coletados ocorreu a partir dos pressupostos da Análise Textual Discursiva, por meio dos questionários, das resoluções das atividades e das avaliações dos encontros. De acordo com os dados analisados e as discussões apresentadas nas categorias, identificou-se que os participantes tiveram algumas dificuldades nas resoluções das atividades sobre Inequação, quanto aos conceitos, a sua representação gráfica e a aplicação dos princípios, principalmente, quanto ao princípio da relação de ordem.