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- ItemA História da Educação na formação continuada de professores do “Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Professor Francisco Benedetti”(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024-04-03) Meotti, Sabrina da Silva Valle; Ruckstadter, Flávio Massami Martins; https://orcid.org/0000-0002-0430-0866; http://lattes.cnpq.br/0272603777781582Nesta pesquisa tratamos de um assunto relevante no cenário educacional atual: a formação continuada de professores. De modo específico, no trabalho investigamos sobre a formação continuada de professores da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) tendo como objetivo principal identificar o lugar que a História da Educação de Jovens e Adultos no contexto da História da Educação Brasileira vem ocupando na formação de professores. A motivação partiu da vivência da pesquisadora enquanto professora de História e diretora de um Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos (CEEBJA) na região norte do Paraná e da observação de como eram direcionadas as formações destinadas aos docentes daquela modalidade de ensino. Alicerçada no Materialismo Histórico-dialético, nesta pesquisa adotamos como referencial teórico a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), que nos permitiu nortear as discussões e analisar a realidade na qual a investigação está inserida. Para alcançar os objetivos propostos nesta pesquisa qualitativa, realizamos um levantamento bibliográfico e análise documental. Utilizamos a metodologia da revisão integrativa de literatura, a fim de desenvolver uma síntese atual das investigações sobre a temática em estudo, e como instrumento de coleta de dados empregamos o questionário semiestruturado aplicado aos professores da escola, assim como a análise do Relatório de Capacitação do Funcionário. A pesquisa demonstrou que a História da Educação de Jovens e Adultos no Brasil não está presente na formação continuada dos professores do CEEBJA. Por fim, com as informações levantadas na pesquisa e os resultados alcançados, elaboramos como produto educacional o Manual Introdutório “Panorama da História da Educação de Jovens e Adultos no Brasil”, com o qual visamos contribuir para superar as dificuldades encontradas pelos professores que iniciam sua trajetória na educação de jovens e adultos, além de colaborar com os profissionais que possuem experiência na área, viabilizando aos docentes acesso a um conhecimento teórico que fundamente sua prática em sala de aula
- ItemA influência do desenvolvimento motor na aprendizagem de leitura e escrita de escolares com Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024-03-26) Silvestre, Elisangela Aparecida Oliveira; Valério, Flávia Évelin Bandeira Lima; https://orcid.org/0000-0002-7026-3354; http://lattes.cnpq.br/8954194878263990A dissertação foi construída a partir da questão norteadora: o desenvolvimento motor pode influenciar a aprendizagem de leitura e escrita de escolares da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM)? O objetivo geral foi avaliar o nível de desenvolvimento motor e seu impacto na aprendizagem de leitura e de escrita dos escolares com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual (DI) de uma Escola Municipal em Cambará (PR). Estruturada como modelo escandinavo, está dividida em quatro seções. A primeira apresenta um detalhamento da trajetória acadêmica e profissional da autora, contemplando quais fatores influenciaram os estudos na área do desenvolvimento motor. O referencial teórico da caracterização da SRM está na segunda seção e apresenta uma leitura de explanação da implantação das políticas públicas desse atendimento especializado. A terceira seção é composta por uma revisão sistemática que buscou estudos que explicassem se o desenvolvimento motor pode influenciar na aprendizagem de leitura e escrita de escolares com TEA e DI. A quarta seção configura o detalhamento dos procedimentos da pesquisa e a aplicação de dois testes que avaliam o desempenho motor e o desenvolvimento dos participantes após a intervenção: o Moviment Assessment Batery for Children-2 (MABC-2) e o Test of Gross Motor Development (TGMD-3). Após testes de intervenção, foi possível identificar que ocorreram avanços significativos nos escolares tanto na área motora quanto na aprendizagem de leitura e de escrita. Considera-se relevante a continuidade de estudos nessa área, pois não foram encontrados estudos que relacionem as atividades psicomotoras na SRM.
- ItemA origem da vida na terra do ponto de vista da química pré-biótica: um estudo dirigido na perspectiva da história da ciência.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Moraes, Verônica Rodrigues de; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; http://lattes.cnpq.br/3796193323524023; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; Costa, Hawbertt Rocha; Araújo, Roberta Negrão deO surgimento da vida e sua evolução em nosso planeta, bem como as condições necessárias para o seu desenvolvimento, atraem o interesse dos acadêmicos e da comunidade científica mundial pertencente às mais diversas áreas do conhecimento. A presente dissertação tem como objetivo central desenvolver um Estudo Dirigido, para o tema Origem da vida, com ênfase na Química pré-biótica. Possui como objetivos específicos: trabalhar com a interdisciplinaridade entre a Química e a Biologia; Abordar a História da Ciência, no que diz respeito à compreensão de diferentes teorias para a Origem da vida; Promover a interação com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC); Realizar práticas experimentais e verificar a concepção dos participantes da pesquisa, quanto ao tema Origem da vida. Espera-se favorecer a ampliação do conhecimento dos futuros professores, sobre aspectos conceituais da Origem da vida, assim como aprofundar as discussões sobre os diferentes contextos e processos históricos que interferiram na construção do conhecimento científico deste tema. A implementação da Produção Técnica Educacional, ocorreu para estudantes de Química do Instituto Federal do Paraná - IFPR/Jacarezinho. O curso teve carga horária total de 12 horas, distribuídas em cinco encontros de duas horas, mais duas horas referentes às atividades de pesquisa. Durante a formação, foram realizadas discussões sobre o tema Origem da vida, pautadas em estudos científicos. Ocorreu o desenvolvimento de atividades envolvendo as TDIC, em especial a plataforma Canva, o software ArgusLab e a ferramenta Padlet, bem como foram engendradas práticas experimentais referentes à formação dos primeiros seres vivos. Essa pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa descritiva, a coleta de dados contou com dois questionários, um inicial e um final, para verificar as percepções dos estudantes sobre a temática em questão. A História da Ciência oportunizou aos estudantes expandirem seus conhecimentos conceituais, com base na Química pré-biótica, a partir do papel dos cientistas para o seu desenvolvimento. Foi possível aprofundar o tema de forma contextualizada, com menções a aspectos importantes que influenciaram as teorias sobre a Origem da vida. No que diz respeito às concepções dos estudantes, emergiram duas categorias, uma voltada para a concepção criacionista e outra mais condizente com o ponto de vista científico. O uso das TDIC facilitou a visualização dos conceitos químicos apresentados. O Estudo Dirigido, com o uso de fontes de conhecimento confiáveis, como artigos científicos, estimulou a curiosidade e atraiu o interesse dos acadêmicos. A atividade experimental contribuiu para a confirmação e compreensão de informações adquiridas nas aulas teóricas e foram importantes na formação de elos entre as concepções provenientes do cotidiano e os conceitos científicos, propiciando aos estudantes a oportunidade de ampliarem suas ideias ou então reestruturá-las. O Estudo Dirigido revelou-se uma estratégia pedagógica que pode nortear a abordagem do tema Origem da vida e contribuir para a formação científica dos futuros professores.
- ItemA origem da vida na terra e a química pré-biótica: uma proposta de estudo dirigido(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Moraes, Verônica Rodrigues de; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; http://lattes.cnpq.br/3796193323524023Não possui resumo
- ItemA valorização do professor da Educação Infantil: formação, remuneração e condições de trabalho(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024-03-25) Silva, Renata Ferreira da; Noda, Marisa; https://orcid.org/0000-0002-6112-7983; http://lattes.cnpq.br/7464060827288930Na presente pesquisa visamos a análise dos planos de carreira e remuneração do quadro do magistério público dos municípios que compõem a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro do Estado do Paraná (AMUNORPI). Justifica-se a importância dessa análise uma vez que o direito ao plano de carreira e seu respectivo pagamento se apresenta como direito docente, cabendo analisar suas condições materiais de efetivação. Como problema de pesquisa, questionou-se: o conjunto de conflitos, de classes e gênero, inerente a cada contexto histórico em que as políticas para a Educação Infantil foram gestadas e colocadas em prática, buscando compreender em que medida os aspectos político-econômicos de cada contexto as influenciaram. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, sendo pesquisados sete municípios, dos 25 da Associação. Como critério de seleção levamos em conta o IDHM dos municípios e fizemos um ranking entre os municípios da AMUNORPI: os três primeiros de maior índice (Barra do Jacaré, Jacarezinho e Cambará), os três últimos com menor índice (Figueira, São José da Boa Vista e Curiúva) e um de indicador médio (Siqueira Campos). A análise se pauta pela perspectiva materialista da História, ou seja, pelo entendimento da educação infantil como fenômeno inserido em um âmbito social e político complexo que atravessa interesses e conflitos que não podem ser deixados de lado; desta forma, compreendemos a valorização do professor como resultado de lutas e embates travados na esteira da História por classes com interesses distintos e contraditórios. Como critérios de análise dos planos foram utilizadas categorias como formação, condições de trabalho e remuneração dos professores, sob o intuito de compreendermos se os professores da Educação Infantil então inclusos nos planos de carreira, tal como previsto nas legislações maiores. Para levantamento dos documentos e dos planos foram utilizados os sites das prefeituras e plataformas do governo (clique escola), já para as análises dos dados foram empregadas pesquisas relacionadas à temática de valorização dos professores, bem como as próprias legislações. Dessa maneira, parte-se de uma historiografia da educação brasileira objetivando-se abranger as múltiplas determinações que produziu historicamente o campo da Educação Básica, tendo como foco a Educação Infantil, suas características e constituição, assim como analisar o conjunto de políticas públicas vinculadas à Educação Infantil, sua regulamentação e o processo de constituição da identidade e profissionalização dos docentes que atuam nessa etapa da Educação Básica. Os resultados da pesquisa indicam que há necessidade de continuar acompanhando e fiscalizando a implementação dos planos de carreira, bem como promover a formação continuada dos professores da Educação Infantil.
- ItemAvaliação e axiologia: formação para professores que ensinam ciência nos anos inicias do ensino fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Sacardo, Milena; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577Não tem resumo
- ItemAvaliação educacional e axiologia relacional pedagógica : uma proposta de formação para professores que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Sacardo, Milena; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; Luccas , Simone; Pereira , Ana Lúcia; Lucas, Lucken BuenoO ato avaliativo pertence aos seres humanos e se faz presente no cotidiano escolar. Documentos oficiais norteadores da educação, em aspecto nacional e estadual, apresentam a avaliação como um processo formativo qualitativo, cuja responsabilidade é atribuída ao professor, e possui a finalidade de investigar (in)satisfatoriedades dos processos de ensino e de aprendizagem. Vale destacar que autores que discutem a temática avaliativa, como (Luckesi (2018); e Carvalho e Gil-Pérez (2011), apontam fragilidades no processo de formação de professores no que diz respeito às avaliações. Devido à complexidade e relevância dessa temática, nesta pesquisa, buscou-se investigar quais valores relacionais poderiam ser evidenciados por professores que ensinavam Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mediante as suas participações em um curso de formação continuada/em serviço, pautado na Axiologia Relacional Pedagógica (ARP), com vistas à compreensão do processo da Avaliação Educacional. Com intuito de identificar os valores relacionais evidenciados por esses professores, as atividades propostas durante o curso foram analisadas à luz do instrumento analítico-axiológico de Lucas (2014) e mediante os fundamentos teóricos de Hadji (2001) e Zabala (1998). Por intermédio desse processo metodológico, foi possível notar que houve ampliação valorativa por parte das professoras participantes, pois as respostas delas indicaram que compreenderam o processo avaliativo na perspectiva axiológica. Com relação à Axiologia, as participantes compreenderam que não existe neutralidade no ambiente escolar, pois este é permeado por valores que, por sua vez, permeiam professores e alunos o tempo todo. Ao avaliar, o professor confere valor às produções dos alunos, expresso por uma “nota”, resultante de uma relação estabelecida entre eles, como apresenta a ARP. Além disso, o processo de análise dos dados permitiu detectar que os 5 valores relacionais que apresentaram maior incidência ao término do curso foram: finalidade da avaliação associada ao conhecimento aprendido pelo aluno; as relações/vínculo entre professor e aluno no processo avaliativo precisam ser consideras; a avaliação é um ato contínuo, sendo iniciada no primeiro dia letivo e encerrada no último dia; para os alunos a avaliação possui a finalidade de sinalizar se o alcance do aprendizado do conteúdo foi satisfatório ou não e as avaliações precisam priorizar o que é de conhecimento do aluno, considerando o que foi aprendido e o que consegue realizar, por meio de atividades que ele saiba como proceder. Nesse sentido, conclui-se que o curso favoreceu a compreensão da avaliação educacional, suas tipologias e finalidades, bem como do processo valorativo que envolve esse contexto e que, geralmente, apresenta-se implícito nas discussões. Além do mais, ele propiciou momentos de reflexões, trocas de experiências e formação adequada a respeito da avaliação educacional e de questões axiológicas.
- ItemCaderno de atividades para o ensino de medidas estatísticas no nono ano do ensino fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Gomes, Luís Fernando Funari; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; http://lattes.cnpq.br/3796193323524023Não apresenta resumo
- ItemDesmistificando gênero na matemática: proposta de curso para professores da Educação Básica(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024-03-25) Romera, Viviane Leite Mateus Martins; Sachs, Juliane Priscila Diniz; https://orcid.org/0000-0002-5222-6517; http://lattes.cnpq.br/1838932850469664O presente estudo teve por objetivo compreender como as docentes, participantes do estudo, percebem as desigualdades de desempenho em Matemática entre meninos e meninas, pautando-nos no pressuposto de que, no que se refere às questões de gênero e de sua relação com a matemática e o ensino, professores da Educação Básica não possuem formação e conhecimentos adequados e suficientes que possam lhes orientar em uma prática pedagógica equitativa. Além disso, esses trazem para os contextos de suas aulas preconceitos e mitos de gênero que impactam negativamente no envolvimento de meninas com a matemática. Desse modo, o objetivo geral da pesquisa foi acessar e compreender como mitos e preconceitos de gênero articulamse com as concepções de docentes acerca das relações de gênero na matemática e em sua educação. Os objetivos específicos constituíram-se em: desenvolver e avaliar uma proposta de formação docente que possibilitasse explicitar, articular, tomar consciência e refletir acerca dos preconceitos de gênero e dos mitos referentes à relação entre o gênero e a matemática; identificar e analisar os preconceitos, mitos e as concepções de docentes quanto à relação entre a matemática e as questões de gênero; propor um guia para a formação docente acerca das relações de gênero e o ensino de matemática voltado para professores da Educação Básica, anos iniciais. Os dados que compõem o corpus do estudo foram coletados por meio de questionários aplicados a docentes que atuavam nos anos iniciais das escolas de Educação Básica do Município de Salto Grande/SP, ao início e ao final da proposta de formação docente, assim como por gravações de áudios que registraram as falas das docentes durante alguns momentos do desenvolvimento do curso, sobre suas concepções, mitos, preconceitos, dúvidas e dificuldades. Esse corpus foi analisado à luz da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), conforme seis unidades temáticas: Relação das docentes com a matemática; Concepções acerca do conceito de gênero; Relações de Gênero; Concepções acerca do conceito de equidade de gênero; Concepção acerca de educação/ensino equitativa/o ou educação/ensino de matemática equitativa/o em gênero; Concepções acerca da discussão das relações de gênero no contexto da Educação/Ensino. Os resultados encontrados pela análise dos dados indicam que as docentes participantes da pesquisa percebem diferenças na forma como meninos e meninas se relacionam com a Matemática e, além disso, suas percepções hierarquizadas e polarizadas nas relações de gênero fazem-se presentes dentro do contexto escolar, no entanto, o acesso ao conhecimento e a possibilidade de refletir, a partir dos referenciais teóricos abordados durante o curso de formação, sobre as práticas tidas como naturais, faz-se preponderante para uma transformação desse cenário.
- ItemEducação financeira para alunos com deficiência intelectual: desenvolvimento e aplicação de um jogo educacional.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Cacita, Ana Paula Rodrigues; Freitas, Carlos Cesar Garcia; http://lattes.cnpq.br/4220006760336984; Freitas , Carlos Cesar Garcia; Figueiredo , Helenara Regina Sampaio; Lucas, Lucken BuenoA carência de conhecimentos financeiros da população em geral tem refletido no consumismo, inadimplência e endividamento e revelado a importância da formação acerca da Educação Financeira dos cidadãos, além da necessidade de ser desenvolvida desde muito cedo, em ambientes escolares, de modo a contribuir com o bem-estar financeiro atual e futuro dos cidadãos. Essa demanda social se intensifica em relação aos alunos com Deficiência Intelectual – DI, visto que a escassez de informações e conhecimentos básicos acerca dos aspectos financeiros, tornam-se obstáculos que os impedem de vivenciar situações simples e corriqueiras de escolhas e decisões de consumo, assim como seus pares de mesma idade, e os deixam mais suscetíveis de serem ludibriados e propensos ao consumismo, impedindo seu protagonismo, inclusão social e cidadania. No intuito de promover a Educação Financeira, inclusive em contexto educacional, ações em âmbito público foram efetivadas a partir de 2010, coma Estratégia Nacional de Educação Financeira e a inclusão da temática, em 2018, no currículo escolar, a ser trabalhada como tema integrador. Fundamentados nesse cenário e ante a escassez de recursos didáticos adequados ao público de alunos com DI, a presente pesquisa debruçou-se no objetivo de desenvolver, aplicar e avaliar um jogo educacional sobre Educação Financeira que possa contribuir com a aprendizagem de conhecimentos financeiros de alunos com DI do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Após a análise das potencialidades e dificuldades desses alunos, identificou-se a pertinência da abordagem de alguns assuntos: Dinheiro (função e finalidade); Compra consciente (desejo x necessidade); Poupança (poupar e investir) e recorreu aos pressupostos metodológicos da Design Science Research para desenvolver o jogo intitulado de Guardiões do consumo, que foi aplicado aos alunos com DI de uma escola de Educação Especial. Os dados foram coletados e analisados à luz da Análise Textual Discursiva – ATD e os resultados dessa análise demonstraram as contribuições do Jogo como recurso didático, na estimulação, participação, reflexão e aprendizagem acerca do consumo consciente e dos demais conteúdos propostos sobre a Educação Financeira, que poderão ser transladados para o cotidiano e contribuir com a autonomia e cidadania desses alunos.
- ItemEducação sexual : uma sequência de atividades com abordagem nos três momentos pedagógicos para alunos e alunas da formação docente.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Proni, Sandra Mara Miranda; Costa, Priscila Caroza Frasson; http://lattes.cnpq.br/9835513802063995; Costa, Priscila Caroza Frasson; Blanco, Marilia Bazan; Sachs, Juliane Priscila DinizO ambiente escolar é permeado pela sexualidade, observado pelo comportamento dos(as) alunos(as), pelas conversas e brincadeiras dos(as) adolescentes, até mesmo pela expressão dos grafites comumente encontrados em banheiros, desenhos em carteiras, expressões orais, vocabulários pertinentes, músicas sensuais. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não indica direcionamentos para a Educação Sexual (ES) no Ensino Médio (EM), portanto, na ausência de uma referência nacional, buscamos uma dinâmica organizacional para trabalhar na sala de aula algumas questões afetas, que se revelaram fundamentais para a educação de adolescentes. Na perspectiva atual, como devemos abordar a ES na sala de aula, com a ausência de disciplinas, carência de discussão nos documentos oficiais e precariedade dos materiais didáticos em relação à temática? Uma Sequência de Atividades (SA) estruturada com a escolha de materiais específicos, ancorados em nosso referencial teórico, foi uma estratégia interessante. Assim, o problema que abarcou a presente pesquisa foi: Em quais aspectos uma SA poderá ser contributiva para a aprendizagem da ES, de acordo com a abordagem dos Três Momentos Pedagógicos, no componente curricular de Biologia da Formação Docente? Portanto, a proposta de organização de material didático com atividades baseadas nos Três Momentos Pedagógicos (3MP) foi um complemento ao currículo, visando trazer um olhar reflexivo sobre o tema da Sexualidade. Para tanto, os encontros foram estruturados de modo a favorecer a dialogicidade do grupo, na tentativa de abordar conhecimentos científicos e aspectos biopsicossociais da ES, com o auxílio de materiais de Divulgação Científica (DC). Os resultados foram analisados pelo método da Análise Textual Discursiva (ATD), com o intuito de aprofundar a compreensão dos fenômenos que foram investigados. As 4 categorias de análise foram: Educação Sexual como um espaço aberto a debates e reflexões; Afetividade e Segurança; Cultura da Sexualidade e a Divulgação Científica sob o olhar do aluno, destacando as contribuições dos Três Momentos Pedagógicos para a aprendizagem dos alunos do curso de Formação de Docentes. A abordagem dos 3 MP promoveu, aos futuros docentes, a realização de um trabalho reflexivo e acolhedor na perspectiva da ESE, dispondo de um material didático pedagógico com fontes de informações confiáveis, que permitiram o desenvolvimento do pensamento crítico, abrindo a possibilidade de criar diálogos e debates, proporcionando autonomia na tomada de decisões sobre seu corpo. O produto foi elaborado e validado pelos pares no Grupo de Pesquisa e Formação de Professores – GPEFOP – PPGEN – UENP.
- ItemEducação Sexual: momento de aprender.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Proni, Sandra Mara Miranda; Costa, Priscila Caroza Frasson; http://lattes.cnpq.br/9835513802063995Não possui resumo
- ItemEnsino de estratégias de tradução para a língua brasileira de sinais e língua portuguesa:tradução palavra por sinal(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Moreira, Célio Roberto; Arruda, Sérgio de Mello; http://lattes.cnpq.br/3162292964889276Não possui resumo
- ItemEstratégias de atividades psicomotoras para escolares com Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024-03-26) Silvestre, Elisangela Aparecida Oliveira; Valério, Flávia Évelin Bandeira Lima; https://orcid.org/0000-0002-7026-3354; http://lattes.cnpq.br/8954194878263990A dissertação foi construída a partir da questão norteadora: o desenvolvimento motor pode influenciar a aprendizagem de leitura e escrita de escolares da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM)? O objetivo geral foi avaliar o nível de desenvolvimento motor e seu impacto na aprendizagem de leitura e de escrita dos escolares com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual (DI) de uma Escola Municipal em Cambará (PR). Estruturada como modelo escandinavo, está dividida em quatro seções. A primeira apresenta um detalhamento da trajetória acadêmica e profissional da autora, contemplando quais fatores influenciaram os estudos na área do desenvolvimento motor. O referencial teórico da caracterização da SRM está na segunda seção e apresenta uma leitura de explanação da implantação das políticas públicas desse atendimento especializado. A terceira seção é composta por uma revisão sistemática que buscou estudos que explicassem se o desenvolvimento motor pode influenciar na aprendizagem de leitura e escrita de escolares com TEA e DI. A quarta seção configura o detalhamento dos procedimentos da pesquisa e a aplicação de dois testes que avaliam o desempenho motor e o desenvolvimento dos participantes após a intervenção: o Moviment Assessment Batery for Children-2 (MABC-2) e o Test of Gross Motor Development (TGMD-3). Após testes de intervenção, foi possível identificar que ocorreram avanços significativos nos escolares tanto na área motora quanto na aprendizagem de leitura e de escrita. Considera-se relevante a continuidade de estudos nessa área, pois não foram encontrados estudos que relacionem as atividades psicomotoras na SRM.
- ItemEstratégias de tradução para a língua brasileira de sinais e língua portuguesa.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Moreira, Célio Roberto; Arruda, Sergio de Mello; http://lattes.cnpq.br/316229296488927; Arruda, Sergio de Mello; Passos, Angela Meneghello; Passos, Marinez MeneghelloEsta dissertação utiliza como aporte teórico os Estudos da tradução, com atenção específica para o par linguístico da Libras (Língua Brasileira de Sinais) e Língua Portuguesa. O interesse pela pesquisa iniciou-se por meio da observação dos Tradutores e Intérpretes da Libras e da Língua Portuguesa (TILSPs) que atuaram nas aulas virtuais no Estado do Paraná no período da pandemia da covid-19. Após essa observação, elaboramos a seguinte questão de pesquisa: como o Tradutor e Intérprete da Libras e da Língua Portuguesa seleciona suas escolhas tradutórias por meio dos quatorze procedimentos técnicos da tradução de Barbosa (2020)? Os objetivos desta pesquisa é verificar como os TILSPs selecionam suas escolhas tradutórias. Para alcançar nossos objetivos, optamos por uma abordagem de pesquisa qualitativa, ancorados em nosso referencial de autores precursores acerca do Estudo da Tradução no Brasil como: Barbosa (2020), Santos (2020), Rodrigues (2018), entre outros. Foram realizadas entrevistas com cinco TILSPs, atuantes no ano de 2023 pelo NRE – Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio no norte do Paraná. A metodologia da coleta de dados foi iniciada com os cinco passos da entrevista reflexiva de Szymanski (2008). Tais passos orientaram como realizar perguntas para encontrar a resposta de nossa questão de pesquisa. Os quatorze procedimentos técnicos da tradução catalogados por Barbosa (1990; 2020), para as línguas orais foram utilizados como categorias, a priori, para validar os dados desta pesquisa, fundamentada na ATD (Análise Textual Discursiva) de Moraes e Galiazzi (2011). Entre os quatorze procedimentos técnicos da tradução de Barbosa (2020), quando os entrevistados interpretaram a frase apresentada na direção direta, cinco procedimentos tradutórios foram selecionados. Ao considerar o exemplo de frase apresentado no processo de interpretação na direção inversa, constatou-se nove procedimentos tradutórios. Além disso, verificou-se que a “Tradução Palavra por Palavra” foi a mais escolhida por nossos entrevistados. Assim, partir das contribuições de nossos entrevistados e considerando que a profissão TILSP é recente, os cursos para sua formação continuada ainda são incipientes, dessa forma, elaboramos um material com videoaulas sobre as especificidades da profissão. Ademais, foram incluídos os quatorze procedimentos técnicos da tradução e, por fim, a maneira de como se realizar a aplicação de uma das estratégias de tradução. Conclui-se que é perceptível que nossos entrevistados sabem traduzir/interpretar na direção direta e inversa, porém, quando questionados como selecionam suas escolhas tradutórias, por ser um tema inovador, nomeá-las ainda é difícil para os cinco TILSPs.
- ItemGrupo Colaborativo de Estudos: História da Educação a partir da Pedagogia Histórico-Crítica(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024-03-08) Pedroso, Janice Zilio Martins; Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano; https://orcid.org/0000-0001-6072-3700; http://lattes.cnpq.br/1096603712663255O objetivo desta pesquisa foi promover um espaço de debate a partir de um curso de extensão sobre a História da Educação na formação continuada de professores por meio da constituição de um grupo colaborativo de estudos (GCE). A problemática partiu da hipótese de que os professores da Educação Básica da instituição, locus da pesquisa, não tiveram em sua formação acadêmica contato com os fundamentos da História da Educação. Os apontamentos apresentados surgem a partir da vivência da pesquisadora como docente na Educação Básica (profissional). A fundamentação teórica da pesquisa e a organização do grupo colaborativo de estudos foram pautadas pelo materialismo histórico-dialético e a pedagogia histórico-crítica. O produto educacional desenvolvido foi a organização de um grupo colaborativo de estudos e a elaboração de um e-book com o roteiro e disponibilização dos materiais utilizados nos encontros. A sistematização do grupo de estudos foi a pesquisa-ação. O resultado da pesquisa apontou que a maioria dos professores teve contato superficial com os fundamentos da História da Educação em sua formação inicial, bem como não conhecia a Pedagogia Histórico-Crítica. Os participantes confirmaram, na prática social final, que o contato com a História da Educação possibilitou maior pertencimento ao grupo em que atuam, melhor entendimento de como as coisas evoluíram e a importância do compartilhamento do conhecimento que contribuirá para o aprimoramento de suas práticas docentes.
- ItemGuardiões do consumo(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Cacita, Ana Paula Rodrigues; Freitas, Carlos Cesar Garcia; http://lattes.cnpq.br/4220006760336984; Freitas, Carlos Cesar GarciaNão apresenta resumo
- ItemManual didático-pedagógico para o ensino da agroecologia na geografia escolar.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Lima, César Augusto de; Ludka, Vanessa Maria; http://lattes.cnpq.br/9633043014986675Não apresenta resumo
- ItemManual Ilustrado: ideias práticas para o ensino dos métodos de solução de conflitos à luz do design thinking(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Rodrigues, Cláudia Helena do Vale Pascoal Rodrigues; Furlan, Alessandra Cristina; lattes.cnpq.br/6949357945851948; Neto, João Coelho; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534; Alessandra CristinaNão apresenta resumo
- ItemMitos de gênero e sua relação com a matemática: concepções de professoras dos anos iniciais da Educação Básica(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024-03-25) Romera, Viviane Leite Mateus Martins; Sachs, Juliane Priscila Diniz; https://orcid.org/0000-0002-5222-6517; http://lattes.cnpq.br/1838932850469664O presente estudo teve por objetivo compreender como as docentes, participantes do estudo, percebem as desigualdades de desempenho em Matemática entre meninos e meninas, pautando-nos no pressuposto de que, no que se refere às questões de gênero e de sua relação com a matemática e o ensino, professores da Educação Básica não possuem formação e conhecimentos adequados e suficientes que possam lhes orientar em uma prática pedagógica equitativa. Além disso, esses trazem para os contextos de suas aulas preconceitos e mitos de gênero que impactam negativamente no envolvimento de meninas com a matemática. Desse modo, o objetivo geral da pesquisa foi acessar e compreender como mitos e preconceitos de gênero articulamse com as concepções de docentes acerca das relações de gênero na matemática e em sua educação. Os objetivos específicos constituíram-se em: desenvolver e avaliar uma proposta de formação docente que possibilitasse explicitar, articular, tomar consciência e refletir acerca dos preconceitos de gênero e dos mitos referentes à relação entre o gênero e a matemática; identificar e analisar os preconceitos, mitos e as concepções de docentes quanto à relação entre a matemática e as questões de gênero; propor um guia para a formação docente acerca das relações de gênero e o ensino de matemática voltado para professores da Educação Básica, anos iniciais. Os dados que compõem o corpus do estudo foram coletados por meio de questionários aplicados a docentes que atuavam nos anos iniciais das escolas de Educação Básica do Município de Salto Grande/SP, ao início e ao final da proposta de formação docente, assim como por gravações de áudios que registraram as falas das docentes durante alguns momentos do desenvolvimento do curso, sobre suas concepções, mitos, preconceitos, dúvidas e dificuldades. Esse corpus foi analisado à luz da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), conforme seis unidades temáticas: Relação das docentes com a matemática; Concepções acerca do conceito de gênero; Relações de Gênero; Concepções acerca do conceito de equidade de gênero; Concepção acerca de educação/ensino equitativa/o ou educação/ensino de matemática equitativa/o em gênero; Concepções acerca da discussão das relações de gênero no contexto da Educação/Ensino. Os resultados encontrados pela análise dos dados indicam que as docentes participantes da pesquisa percebem diferenças na forma como meninos e meninas se relacionam com a Matemática e, além disso, suas percepções hierarquizadas e polarizadas nas relações de gênero fazem-se presentes dentro do contexto escolar, no entanto, o acesso ao conhecimento e a possibilidade de refletir, a partir dos referenciais teóricos abordados durante o curso de formação, sobre as práticas tidas como naturais, faz-se preponderante para uma transformação desse cenário.