Produtos educacionais
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Produtos educacionais por Assunto "Educação"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEstratégias de atividades psicomotoras para escolares com Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024-03-26) Silvestre, Elisangela Aparecida Oliveira; Valério, Flávia Évelin Bandeira Lima; https://orcid.org/0000-0002-7026-3354; http://lattes.cnpq.br/8954194878263990A dissertação foi construída a partir da questão norteadora: o desenvolvimento motor pode influenciar a aprendizagem de leitura e escrita de escolares da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM)? O objetivo geral foi avaliar o nível de desenvolvimento motor e seu impacto na aprendizagem de leitura e de escrita dos escolares com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual (DI) de uma Escola Municipal em Cambará (PR). Estruturada como modelo escandinavo, está dividida em quatro seções. A primeira apresenta um detalhamento da trajetória acadêmica e profissional da autora, contemplando quais fatores influenciaram os estudos na área do desenvolvimento motor. O referencial teórico da caracterização da SRM está na segunda seção e apresenta uma leitura de explanação da implantação das políticas públicas desse atendimento especializado. A terceira seção é composta por uma revisão sistemática que buscou estudos que explicassem se o desenvolvimento motor pode influenciar na aprendizagem de leitura e escrita de escolares com TEA e DI. A quarta seção configura o detalhamento dos procedimentos da pesquisa e a aplicação de dois testes que avaliam o desempenho motor e o desenvolvimento dos participantes após a intervenção: o Moviment Assessment Batery for Children-2 (MABC-2) e o Test of Gross Motor Development (TGMD-3). Após testes de intervenção, foi possível identificar que ocorreram avanços significativos nos escolares tanto na área motora quanto na aprendizagem de leitura e de escrita. Considera-se relevante a continuidade de estudos nessa área, pois não foram encontrados estudos que relacionem as atividades psicomotoras na SRM.
- ItemGrupo Colaborativo de Estudos: História da Educação a partir da Pedagogia Histórico-Crítica(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024-03-08) Pedroso, Janice Zilio Martins; Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano; https://orcid.org/0000-0001-6072-3700; http://lattes.cnpq.br/1096603712663255O objetivo desta pesquisa foi promover um espaço de debate a partir de um curso de extensão sobre a História da Educação na formação continuada de professores por meio da constituição de um grupo colaborativo de estudos (GCE). A problemática partiu da hipótese de que os professores da Educação Básica da instituição, locus da pesquisa, não tiveram em sua formação acadêmica contato com os fundamentos da História da Educação. Os apontamentos apresentados surgem a partir da vivência da pesquisadora como docente na Educação Básica (profissional). A fundamentação teórica da pesquisa e a organização do grupo colaborativo de estudos foram pautadas pelo materialismo histórico-dialético e a pedagogia histórico-crítica. O produto educacional desenvolvido foi a organização de um grupo colaborativo de estudos e a elaboração de um e-book com o roteiro e disponibilização dos materiais utilizados nos encontros. A sistematização do grupo de estudos foi a pesquisa-ação. O resultado da pesquisa apontou que a maioria dos professores teve contato superficial com os fundamentos da História da Educação em sua formação inicial, bem como não conhecia a Pedagogia Histórico-Crítica. Os participantes confirmaram, na prática social final, que o contato com a História da Educação possibilitou maior pertencimento ao grupo em que atuam, melhor entendimento de como as coisas evoluíram e a importância do compartilhamento do conhecimento que contribuirá para o aprimoramento de suas práticas docentes.
- ItemUm podcast sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica: um olhar a luz da Pedagogia Histórico-Crítica(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024-04-10) Ferreira, João Marcelo Fernandes; Oliveira, Luiz Antonio de; https://orcid.org/0000-0002-1331-6800; http://lattes.cnpq.br/9363911334561930O desenvolvimento de tecnologias digitais tem ganhado grande destaque na sociedade contemporânea. A presente pesquisa analisa as produções a respeito da inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na Educação Básica. Se justifica na importância de compreender qual é o propósito genuíno por trás da incorporação das TDIC na educação. Portanto, é essencial reconhecer o contexto que envolve a promoção do uso das TDIC e como isso influencia a aprendizagem dos estudantes. Trata-se de um mapeamento sistemático que busca responder à seguinte pergunta: como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação estão sendo analisadas nas dissertações de mestrados profissionais em educação, no contexto da Educação Básica? O objetivo geral da pesquisa consiste em mapear, por meio de um Mapeamento Sistemático dos mestrados profissionais em Educação e em Tecnologia na Educação, como as TDIC estão sendo inseridas no processo de ensino e aprendizagem da Educação Básica? Os objetivos específicos definidos foram: a) fazer uma análise crítica de como as TDIC estão sendo analisadas em dissertações de Mestrado Profissional em Educação; b) analisar os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica para orientar as possibilidades de uso das TDIC na atividade docente e discente, e; c) elaborar um Produto Educacional propondo um podcast com entrevista com professores da Educação Básica e do Ensino Superior discutindo as possibilidades de inserção da TDIC no processo de ensino e aprendizagem tendo a Pedagogia Histórico-Crítica como auxiliadora. Para dialogar com as dissertações utilizou-se o referencial teórico da Pedagogia HistóricoCrítica. Como procedimentos metodológicos, a pesquisa é de abordagem qualitativa, sendo um Mapeamento Sistemático com Análise Qualitativa Livre. Comoresultados, evidencia-se que as dissertações orientam e estimulam a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como instrumentos que, supostamente, melhoram o processo de aprendizado dos estudantes. No entanto, é possível perceber a falta de uma base teórica crítica que respalde essa conclusão. O produto educacional desenvolvido foi um podcast com dois professores do Ensino Superior e dois professores da Educação Básica, no qual se tratou o uso das TDIC na Educação Básica com o suporte teórico da PHC.