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Navegando Produtos educacionais por Assunto "Educação Básica"
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- ItemDesmistificando gênero na matemática: proposta de curso para professores da Educação Básica(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024-03-25) Romera, Viviane Leite Mateus Martins; Sachs, Juliane Priscila Diniz; https://orcid.org/0000-0002-5222-6517; http://lattes.cnpq.br/1838932850469664O presente estudo teve por objetivo compreender como as docentes, participantes do estudo, percebem as desigualdades de desempenho em Matemática entre meninos e meninas, pautando-nos no pressuposto de que, no que se refere às questões de gênero e de sua relação com a matemática e o ensino, professores da Educação Básica não possuem formação e conhecimentos adequados e suficientes que possam lhes orientar em uma prática pedagógica equitativa. Além disso, esses trazem para os contextos de suas aulas preconceitos e mitos de gênero que impactam negativamente no envolvimento de meninas com a matemática. Desse modo, o objetivo geral da pesquisa foi acessar e compreender como mitos e preconceitos de gênero articulamse com as concepções de docentes acerca das relações de gênero na matemática e em sua educação. Os objetivos específicos constituíram-se em: desenvolver e avaliar uma proposta de formação docente que possibilitasse explicitar, articular, tomar consciência e refletir acerca dos preconceitos de gênero e dos mitos referentes à relação entre o gênero e a matemática; identificar e analisar os preconceitos, mitos e as concepções de docentes quanto à relação entre a matemática e as questões de gênero; propor um guia para a formação docente acerca das relações de gênero e o ensino de matemática voltado para professores da Educação Básica, anos iniciais. Os dados que compõem o corpus do estudo foram coletados por meio de questionários aplicados a docentes que atuavam nos anos iniciais das escolas de Educação Básica do Município de Salto Grande/SP, ao início e ao final da proposta de formação docente, assim como por gravações de áudios que registraram as falas das docentes durante alguns momentos do desenvolvimento do curso, sobre suas concepções, mitos, preconceitos, dúvidas e dificuldades. Esse corpus foi analisado à luz da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), conforme seis unidades temáticas: Relação das docentes com a matemática; Concepções acerca do conceito de gênero; Relações de Gênero; Concepções acerca do conceito de equidade de gênero; Concepção acerca de educação/ensino equitativa/o ou educação/ensino de matemática equitativa/o em gênero; Concepções acerca da discussão das relações de gênero no contexto da Educação/Ensino. Os resultados encontrados pela análise dos dados indicam que as docentes participantes da pesquisa percebem diferenças na forma como meninos e meninas se relacionam com a Matemática e, além disso, suas percepções hierarquizadas e polarizadas nas relações de gênero fazem-se presentes dentro do contexto escolar, no entanto, o acesso ao conhecimento e a possibilidade de refletir, a partir dos referenciais teóricos abordados durante o curso de formação, sobre as práticas tidas como naturais, faz-se preponderante para uma transformação desse cenário.
- ItemPanorama da História da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: um guia para professores e professoras da EJA(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024-04-03) Meotti, Sabrina da Silva Valle; Ruckstadter, Flávio Massami Martins; httphttps://orcid.org/0000-0002-0430-0866; http://lattes.cnpq.br/0272603777781582Nesta pesquisa tratamos de um assunto relevante no cenário educacional atual: a formação continuada de professores. De modo específico, no trabalho investigamos sobre a formação continuada de professores da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) tendo como objetivo principal identificar o lugar que a História da Educação de Jovens e Adultos no contexto da História da Educação Brasileira vem ocupando na formação de professores. A motivação partiu da vivência da pesquisadora enquanto professora de História e diretora de um Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos (CEEBJA) na região norte do Paraná e da observação de como eram direcionadas as formações destinadas aos docentes daquela modalidade de ensino. Alicerçada no Materialismo Histórico-dialético, nesta pesquisa adotamos como referencial teórico a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), que nos permitiu nortear as discussões e analisar a realidade na qual a investigação está inserida. Para alcançar os objetivos propostos nesta pesquisa qualitativa, realizamos um levantamento bibliográfico e análise documental. Utilizamos a metodologia da revisão integrativa de literatura, a fim de desenvolver uma síntese atual das investigações sobre a temática em estudo, e como instrumento de coleta de dados empregamos o questionário semiestruturado aplicado aos professores da escola, assim como a análise do Relatório de Capacitação do Funcionário. A pesquisa demonstrou que a História da Educação de Jovens e Adultos no Brasil não está presente na formação continuada dos professores do CEEBJA. Por fim, com as informações levantadas na pesquisa e os resultados alcançados, elaboramos como produto educacional o Manual Introdutório “Panorama da História da Educação de Jovens e Adultos no Brasil”, com o qual visamos contribuir para superar as dificuldades encontradas pelos professores que iniciam sua trajetória na educação de jovens e adultos, além de colaborar com os profissionais que possuem experiência na área, viabilizando aos docentes acesso a um conhecimento teórico que fundamente sua prática em sala de aula.
- ItemProcesso Educacional no contexto do Ensino Médio: Práticas Pedagógicas em grupos multietários do Instituto Federal do Paraná - Campus Jacarezinho(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023-03-01) Baptista, Daniele Leonarda dos Santos; Maia, Jorge Sobral da Silva; https://orcid.org/0000-0003-4066-738X; http://lattes.cnpq.br/9841385363737957Esta pesquisa investigou o processo de ensino no contexto dos grupos multietários do Ensino Médio, analisando as concepções dos docentes sobre suas práticas em uma organização escolar não convencional. Esses grupos multietários são formados por estudantes de diferentes anos de ingresso na instituição, isso se dá na organização das Unidades Curriculares, advindas da reorganização curricular do campus. Do ponto de vista metodológico a pesquisa consistiu em realizar um estudo de caso, com abordagem qualitativa aliada ao instrumento de entrevistas semiestruturadas, utilizando a técnica de Análise de Conteúdo para o desenvolvimento do estudo, tendo como aporte teórico a Pedagogia HistóricoCrítica. A investigação ocorreu no Campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná, e desenvolveu-se a partir da realização de revisão bibliográfica acerca das práticas docentes no contexto escolar e levantamento de dados através de entrevistas com os docentes da instituição das diferentes áreas do conhecimento. Investigamos as concepções docentes sobre suas práticas pedagógicas, analisando como ocorrem as relações interpessoais na transformação da realidade social na qual o estudante está inserido, e como essas relações refletem no processo de ensino. As informações coletadas através das entrevistas subsidiaram a análise das dificuldades apontadas pelos docentes ao desenvolver as práticas pedagógicas. Os resultados evidenciaram que a relação social entre os estudantes no âmbito das turmas multietárias contribui no processo de ensino e aprendizagem dos envolvidos, foi possível identificar a contribuição dessas relações interpessoais entre os estudantes e também com o professor neste processo educacional. No que se refere aos docentes da instituição nas atividades de organização, planejamento e compartilhamento das práticas pedagógicas, observou-se que essas ações são mais individualizadas, normalmente, o compartilhamento dessas práticas é realizado informalmente. Ainda, a instituição carece de encontros de formação que abordem a prática pedagógica de maneira mais específica, além da necessidade de fomentar o compartilhamento das experiências entre os pares. Considerando o contexto pesquisado, elaboramos o Produto Educacional definido como “Relatório Analítico das Práticas Pedagógicas no IFPR - Campus Jacarezinho”. Como desdobramento dessa ação, propõe-se a realização de encontros de formação pedagógica em formato de oficinas, em que aliando teoria e prática possa atender docentes e profissionais da educação que buscam aperfeiçoamento profissional.