Trigonometria para o ensino médio: sequência de atividades pautada na teoria dos registros de representação semiótica e nas múltiplas representações.
Carregando...
Arquivos
Data
2024
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Resumo
Esta dissertação apresenta uma proposta de ensino de Trigonometria destinada a estudantes do Ensino Médio, fundamentada nos princípios da Teoria dos Registros de Representação Semiótica e das Múltiplas Representações. Seu principal objetivo consistiu em desenvolver, aplicar e analisar uma sequência de atividades que permite trabalhar conceitos de Trigonometria na Educação Básica em diversas situações funcionais, alinhados às teorias supracitadas. A presente pesquisa foi desenvolvida com base nos pressupostos da pesquisa qualitativa e para a análise dos dados foram utilizadas a Teoria dos Registros de Representação Semiótica e Análise de Conteúdo, explorando os registros produzidos pelos alunos na resolução das atividades propostas em cada uma das quatro etapas da sequência de atividades. Os participantes desta pesquisa foram alunos do 2ª ano do Ensino Médio de uma escola particular do norte do Paraná. A análise dos dados indicou que os aprendizes mobilizaram coordenadamente ao menos dois registros de representação distintos e que iniciavam suas resoluções sempre por representações familiares, bem como correlacionavam as situações propostas na sequência de atividades com conteúdos matemáticos já estudados anteriormente e resgatavam assuntos de Geometria, técnicas de transformação de medidas e da própria Trigonometria, conferindo um aprofundamento da aprendizagem.
Descrição
Palavras-chave
1. Trigonometria;
2. Ensino Médio;
3. Teoria dos Registros de Representação Semiótica.