Focos da aprendizagem ciêntifica como guias axiológicas para a formação docente e para a prática de atividades de iniciação científica na escola
Carregando...
Data
2023
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi investigar de que forma os seis Focos da Aprendizagem Científica (FAC) Interesse Científico, Conhecimento Científico, Prática Científica, Reflexão sobre a Ciência, Comunidade Científica e Identidade Científica, podem ser utilizados como guias axiológicos para a formação continuada/em serviço de professores de diferentes campos disciplinares da Educação Básica, a fim de orientá
los na realização do que denominamos “Atividades de Iniciação Científica” (AIC) com seus alunos. Para tanto, foi sistematizado um curso de formação para a prática da pesquisa no Ensino Fundamental e Médio, o qual foi pautado nos FAC de Arruda et. al. (2013), e em referenciais do campo da Axiologia aplicada ao Ensino (LUCAS, 2014) e da formação docente (TARDIF, 2012). A pesquisa foi configurada nos pressupostos da investigação qualitativa, sendo que os dados coletados envolveram respostas fornecidas pelos professores participantes em questionários aplicados ao longo do processo formativo. A Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003) foi o referencial teórico-metodológico que fundamentou os processos de coleta e de análise dos dados. As categorias semânticas previamente definidas com base nos FAC foram efetivadas na análise e evidenciaram o reconhecimento, por parte dos cursistas, das contribuições das AIC à educação escolar, ao mesmo tempo em que mostraram a falta de conhecimento teórico e metodológico dos docentes para a condução dessas atividades. Foi patente a percepção de que os FAC possibilitaram uma maior compreensão do fazer e da cultura científica dos professores, os quais reconheceram que as AIC podem ajudar seus alunos a terem uma visão mais clara da ciência e do mundo. As categorias analisadas evidenciaram, finalmente, que as AIC podem ser praticadas pelos professores da Educação Básica mediante a abordagem dos conteúdos escolar a partir dos seis FAC
Descrição
Palavras-chave
1. Pesquisa na educação básica;
2. Atividades de iniciação científica;
3. Axiologia aplicada ao ensino;
4. Formação continuada de professores;
5. Focos de aprendizagem científica.