Modelagem matemática nos anos iniciais: um design usando uma sequência de atividades

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Resumo
Na dissertação se investiga como alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental lidam com medidas e medições em uma sequência de atividades de modelagem matemática. O quadro teórico traz à tona a problemática do ensino de geometria, particularmente no Ensino Fundamental, e aponta para a relevância de metodologias para fomentar a aprendizagem dos alunos. A modelagem matemática, por meio de uma sequência de atividades de modelagem como caracterizada na literatura, é apresentada como possibilidade para o ensino de conceitos geométricos. Uma pesquisa empírica é realizada com uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental em que cinco atividades de modelagem foram desenvolvidas por 25 alunos, proporcionando a abordagem de medidas e medições e a introdução de conceitos matemáticos ativados nas ações dos alunos. Os resultados apontam que as atividades proporcionaram o uso de diferentes instrumentos de medidas, a realização de medições com finalidades específicas visando a construção de uma solução para um problema não matemático que emergiu em cada atividade de modelagem matemática.
Descrição
Palavras-chave
1. Ensino Fundamental; 2. Modelagem Matemática; 3. Geometria; 4. Medidas; 5. Medições.
Citação
Coleções