Metodologias ativas e tecnologias para a docência no ensino técnico em saúde
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Data
2021
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Editor
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Resumo
Na docência o “saber fazer” nem sempre corresponde ao “saber ensinar”. Nesse sentido, diversos são os desafios enfrentados pelos professores que atuam no Ensino Técnico, especialmente pelos profissionais que têm formação em suas áreas de atuação, mas não foram pedagogicamente instruídos para atuarem no ensino, o que inclui os professores de cursos técnicos profissionalizantes na área da Saúde. Diante desse contexto, a pesquisa apresentada nesta dissertação teve como principal objetivo analisar um Curso de Formação Pedagógica planejado e aplicado a professores do Ensino Profissional Técnico na área da Saúde, de modo a oportunizar a ampliação dos conhecimentos destes professores com relação ao uso de metodologias ativas de aprendizagem e de recursos tecnológicos que propiciem maior engajamento dos alunos durante as aulas. Com abordagem qualitativa, a investigação foi iniciada pela Revisão Sistemática da Literatura sobre os temas basilares envolvidos, a saber: I) Formação de Professores II) Ensino Técnico e III) Metodologias Ativas. Sequencialmente, foi possível definir os procedimentos metodológicos a serem adotados e os instrumentos de coleta de dados no contexto da implementação do Curso, os quais envolveram a aplicação de questionários, a elaboração e a implementação do referido Curso, seguida de avaliação sobre suas contribuições e limitações. Participaram desta investigação nove professoras de Cursos Técnicos em Farmácia, Meio Ambiente e Nutrição, de uma Escola Técnica Estadual localizada em uma cidade do interior de São Paulo. A análise e a categorização dos dados foram realizadas em consonância com a metodologia da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016). Os resultados contribuíram para a reflexão sobre a necessidade de incentivar a formação docente, especialmente para a atuação no Ensino Técnico, a fim de criar condições favoráveis para o pleno desenvolvimento dos alunos mediante a adoção de novas metodologias de ensino. A investigação indicou à ausência e/ou à insuficiência de conteúdos pedagógicos nas graduações iniciais de professores atuantes no Ensino Técnico, justificando, por conseguinte, o reconhecimento da importância de cursos e outras atividades pedagógicas de formação continuada e permanente.
Descrição
Palavras-chave
Formação de professores, Cursos técnicos, Metodologias ativas, Tecnologias digital de informação e comunicação, Design thinking