Educação sexual, os três momentos pedagógicos e o ensino de ciências

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Data
2022
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Editor
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Resumo
A pesquisa refere-se a Produção Técnico-Tecnológica de um curso de formação inicial em Educação Sexual Emancipatória alinhado ao Ensino de Ciências, destinado aos licenciandos e licenciandas em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Norte do Paraná, vinculados ao Programa Residência Pedagógica do Campus Luiz Meneghel e Campus de Cornélio Procópio. Esse curso teve como objetivo possibilitar uma formação inicial em Educação Sexual Emancipatória aos participantes do curso, por meio de conhecimentos pertinentes à temática. O objetivo da pesquisa foi verificar a contribuição da implementação dessa produção na formação dos participantes. O curso seguiu a abordagem dos Três Momentos Pedagógicos, com o uso de estratégias que permitiram que os participantes se fizessem ativos durante o processo de formação. Ele aconteceu de modo remoto por meio das plataformas Google Meet e Google Classroom, devido a pandemia do Covid-19, e abordou os temas: reflexão sobre a formação pessoal em Educação Sexual para uma melhor prática docente, metodologias e estratégias para a Educação Sexual Formal Emancipatória; reflexões teóricas e práticas da Educação Sexual Emancipatória, bem como sua proximidade com a Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa torna-se relevante devido as lacunas e ausências do ensino da temática da sexualidade nos cursos de licenciatura e à relevância para a Educação Básica. A escola tem a função de formação integral dos estudantes, e em atendimento a esta necessidade, quando os professores se aproximam de formação acadêmica inicial adequada, o esperado é que cumpram eficazmente tais demandas. A abordagem da pesquisa foi de caráter qualitativo e a análise de dados deu-se por meio da Análise Textual Discursiva. Os Três Momentos Pedagógicos aliados a estratégias de ensino ativas mais as temáticas propostas, possibilitaram um envolvimento dos participantes, contribuindo positivamente em suas formações a respeito do viés emancipatório da Educação Sexual. Esperamos que a abordagem emancipatória esteja presente nas aulas de Educação Sexual desses futuros professores que foram participantes da pesquisa, e de qualquer professor interessado, para alavancar o ensino de Ciências e Biologia, e romper a barreira da sala de aula, com o alcance de ações cidadãs conscientes, críticas e justas frente à temática em questão.
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Palavras-chave
Sexualidade; Ensino de Ciências; Educação Sexual Emancipatória; Três Momentos Pedagógicos.
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