Atividades de modelagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: procedimentos dos professores

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Resumo
Nessa pesquisa temos por objetivo identificar os procedimentos de professores dos anos iniciais no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática e no planejamento docente com modelagem matemática. Frente à necessidade indicada em documentos oficiais, com referência ao uso de alternativas para o ensino de matemática, bem como às indicações da literatura no que tange à criação e disponibilização de materiais de orientação para professores, a pesquisa, de natureza qualitativa, está associada ao desenvolvimento de um produto educacional, um caderno de atividades de modelagem matemática desenvolvidas por professores que atuam nos anos iniciais. Dados empíricos foram coletados com 10 professores, no desenvolvimento de um curso de formação em modelagem matemática nos anos iniciais, por meio de gravações em vídeo e áudio, registros no chat das interações dos participantes, registros escritos dos professores participantes durante as atividades de modelagem matemática, registros do planejamento docente das atividades de modelagem matemática desenvolvidas pelos professores e respostas à questionários previamente estruturados acerca das reflexões proporcionadas pelas atividades formativas em relação à formação teórica em modelagem matemática, à formação por meio de atividades de modelagem matemática e ao planejamento com atividades de modelagem matemática para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. A análise dos dados coletados proporcionou a discussão de elementos das atividades de modelagem matemática planejadas pelos professores para desenvolvimento nos anos iniciais, em particular em relação à situação-problema da realidade, elaboração e uso dos modelos matemáticos e possibilidade de desenvolver atividades com os alunos. A pesquisa colabora, ainda, com um quadro teórico sobre itens associados ao planejamento de atividades de modelagem matemática para uso em ambientes escolares e as reflexões e implementação destes itens em uma prática de formação com implicações para a formação em modelagem matemática de professores dos anos iniciais.
Descrição
Palavras-chave
Educação Matemática; Modelagem Matemática; Planejamento Docente; Anos Iniciais.
Citação
Coleções