Sequência virtual de formação docente
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Data
2022
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Editor
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Resumo
Este trabalho compreende a área da Linguística Aplicada e está situado no campo do ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. A pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, de cunho interventivo, fundamentada na pesquisa-ação, sendo que a problemática se insere no âmbito de metodologias de ensino da produção de práticas de linguagem, com foco na formação continuada de docentes de Língua Portuguesa da Educação Básica. A partir de estudos teóricos sobre metodologias ativas, novos multiletramentos, e ancorados nos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo, bem como nas noções de sequência de formação (SF), foram elaboradas duas sequências virtuais de formação docente (SVFD), sendo a primeira considerada um curso-piloto e, a segunda, uma versão aprimorada, a partir da avaliação da versão inicial. Ambas SVFD são ancoradas em uma proposta sociointeracionista de ensino e tem como foco a utilização de metodologias ativas no ensino da leitura e produção de textos, tendo como objeto discursivo de ensino os anúncios publicitários. As implementações foram realizadas a distância e o contexto da intervenção didática foi o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UENP – plataforma Moodle – o Google Meet e o Whatsapp. Os participantes foram voluntários, docentes e alunos de Língua Portuguesa. O objetivo geral da pesquisa é validar a SVFD, a fim de viabilizar a elaboração de um Guia Educacional, destinado a docentes da Educação Básica, sobre o ensino de práticas de linguagem por meio de metodologias ativas. A validação é feita a partir da análise de questionários diagnósticos aplicados aos cursistas antes e após o desenvolvimento da SVFD, a partir dos Segmentos de Orientação temática (SOT) e Segmentos de Tratamento Temático (STT) criados por Bulea (2010). Metodologicamente, o trabalho passa por diferentes fases: revisão bibliográfica sobre conceitos relevantes para a pesquisa; planejamento e elaboração da SVFD-piloto; desenvolvimento da SVFD-piloto; avaliação, revisão e reelaboração da sequência de formação; implementação da segunda versão da SVFD; seleção e tratamento dos dados gerados; análise e interpretação dos dados gerados nas sequências de formação virtual; produção de um guia para docentes de Língua Portuguesa. Entre os resultados, destacamos que SVFD colaborou com a formação continuada de, pelo menos, 39 docentes de 8 estados brasileiros, e proporcionou, desse modo, discussões e práticas advindas de diferentes contextos. Salientamos a relevância da formação continuada sob princípios interacionistas e das metodologias ativas, que não trate, apenas, a teoria, mas que proporcione participação ativa dos participantes. Dentre as metodologias ativas abordadas, a que teve maior validação, pelos cursistas, foi a aprendizagem baseada em projetos. E os termos depreendidos com maior frequência das respostas dos cursistas foram: engajamento e protagonismo estudantil, evidenciando a importância desses conceitos para o processo de ensino e aprendizagem.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de Língua Portuguesa;
Metodologias Ativas;
Sequência Virtual de Formação Docente;
Multiletramentos;
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.