Dissertações
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertações por Autor "Almeida, Lourdes Maria Werle de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemModelagem matemática nos anos iniciais: um design usando uma sequência de atividades(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Selleti, Maria Cláudia Silva Jardim; Sousa, Bárbara Nivalda Palharini Alvim; Almeida, Lourdes Maria Werle de; http://lattes.cnpq.br/2660354136462141; Almeida, Lourdes Maria Werle de; Sousa, Bárbara Nivalda Palharini Alvim; Tortola, EmersonNa dissertação se investiga como alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental lidam com medidas e medições em uma sequência de atividades de modelagem matemática. O quadro teórico traz à tona a problemática do ensino de geometria, particularmente no Ensino Fundamental, e aponta para a relevância de metodologias para fomentar a aprendizagem dos alunos. A modelagem matemática, por meio de uma sequência de atividades de modelagem como caracterizada na literatura, é apresentada como possibilidade para o ensino de conceitos geométricos. Uma pesquisa empírica é realizada com uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental em que cinco atividades de modelagem foram desenvolvidas por 25 alunos, proporcionando a abordagem de medidas e medições e a introdução de conceitos matemáticos ativados nas ações dos alunos. Os resultados apontam que as atividades proporcionaram o uso de diferentes instrumentos de medidas, a realização de medições com finalidades específicas visando a construção de uma solução para um problema não matemático que emergiu em cada atividade de modelagem matemática.