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- ItemPor uma Biblioteca Viva: uma proposta para o ensino da leitura(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Sousa, Ana Carolina de; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; http://lattes.cnpq.br/7350484030070515; Striquer, : Profa. Dra. Marilúcia dos Santos Domingos; Duarte, Dra. Patrícia Cristina de Oliveira; Storto, Dra. Letícia JovelinaThis dissertation is the result of a research developed in the Graduate Program in Teaching (PPGEN), at the Unversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). With purpose that libraries can be a space for development of the discursive practice of reading, we developed an research-action, aiming to answer the question: How can the methodology of ordering and sequencing of reading questions contribute that the library activity advisor assists the child improving reading comprehension? So, the general objective is to elaborate a theoretical-methodological proposal, aimed at activity advisors, for the reading teaching of children from 10 to 12 years old, attend a library environment. The proposal is based in the methodology of ordering and sequencing of reading questions (SOLÉ, 1998; FUZA; MENEGASSI, 2017; FUZA; MENEGASSI, 2018) and has organizing axis the wonderful tale. In order to answer the guiding question, we elaborated and implemented a diagnostic theoreticalmethodological proposal. The participants were five children, who already had the habit of attending the library, lending books and participating in actions to promote the reader. The results of the analyses on the answers presented by the participants demonstrate that the methodology of ordering and sequencing of reading questions can help the library activity advisor assisting the child in improving reading comprehension. Therefore, in search of an improvement, we elaborated a new proposal, which is then established as our Educational Product, structured in a didactic notebook.
- ItemHorta como ambiente interdisciplinar para o ensino de língua portuguesa e ciências nos anos iniciais(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) Fantinelli, Nisia Camargo Caetano Di Nizo; Bernardelli, Marlize Spagolla; http://lattes.cnpq.br/4262409170057795; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; Bernardelli, Marlize Spagolla; http://lattes.cnpq.br/4262409170057795; Furlanetto, Flávio Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/3913791083064657; Poletto, Rodrigo de Souza; http://lattes.cnpq.br/8774064317309922As diferentes estratégias de ensino e sua aplicação têm se ampliado mais a cada dia, dando início a práticas pedagógicas cada vez mais eficazes. Com base nisso, a presente dissertação teve como objetivo geral elaborar e aplicar um curso formativo contemplando o ensino de Língua Portuguesa e de Ciências utilizando a horta como ambiente interdisciplinar. O referido curso, intitulado “Curso Formativo: Atividades Interdisciplinares para o ensino de Língua Portuguesa e Ciências a partir da Horta Escolar” foi organizado para ser implementado junto a futuros pedagogos, atuais licenciandos de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná/Campus Cornélio Procópio, lócus de aplicação do curso, bem como a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de um município localizado no norte do Paraná. Para tanto, partiu da questão investigativa: Quais aproximações podemos estabelecer entre os saberes docentes e os saberes da Horta como ambiente interdisciplinar para o ensino de Língua Portuguesa e de Ciências, por meio de um curso formativo implementado para professoras e licenciandas em Pedagogia? Para responder à questão e atingir o objetivo geral, já apresentado, o estudo foi desenvolvido a partir de objetivos específicos, a saber: (1) Refletir a respeito da formação inicial do professor que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de revisão narrativa de literatura; (2) Discutir o ensino de Língua Portuguesa e de Ciências a partir da interdisciplinaridade; (3) Apresentar as etapas realizadas para o desenvolvimento da pesquisa e do Produto Técnico Tecnológico e, ainda (4) Apresentar os dados coletados antes, durante e depois do curso formativo, a partir de categorias a priori, com fundamento na Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados provenientes das reflexões a partir da análise e do Referencial Teórico, indicam que os conteúdos trabalhados em Língua Portuguesa podem contribuir para a potencialização da capacidade de sistematização das vivências, pelos alunos. No que tange aos objetos de conhecimento contemplados em Ciências, as participantes do curso apreenderam as características da terra, dos vegetais, dos Ecossistemas e dos aspectos nutricionais que os constituem, o que permitiu inferir que a interdisciplinaridade favorece os processos de ensino e de aprendizagem.
- ItemA redação do ENEM: uma proposta de intervenção didática hospedada em ambiente virtual de aprendizagem(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) Souza, Carla Aparecida Nunes de; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; http://lattes.cnpq.br/7350484030070515; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; Ohuschi, Márcia Cristina Greco; Barros, Eliana Merlin Deganutti deA presente Dissertação é resultado de um estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) ofertado pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). A pesquisa configura-se como de abordagem qualitativa e de cunho interventivo. Fundamenta-se na pesquisa-ação, tendo em vista a problemática a partir da observação do contexto de sala de ula em que constatamos a necessidade de desenvolver/aprimorar as capacidades de linguagem para a produção textual da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), bem como de aprimorar nossa prática docente para o ensino de produção textual. Somado-se a essa problemática, vivenciamos a partir do ano de 2020 o contexto pandêmico, que exigiu de alguns segmentos da sociedade mudanças de posturas para o enfrentamento ao Coronavírus. Tal cenário evidenciou também a necessidade de metodologias que utilizassem plataformas virtuais como recursos para o ensino da escrita, visto que este passou a acontecer em grande parte por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Sendo assim, buscamos com a pesquisa respostas para a seguinte questão: como o aluno do ensino médio (EM) pode desenvolver capacidades de linguagem para a produção textual da redação do ENEM em um processo de ensino híbrido, que envolve a participação em uma sequência didática de gêneros (SDG) hospedada em um AVA? Os pressupostos teórico-metodológicos que norteiam esse trabalho ancoram-se nos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2009), e sua vertente didática fundamentada na metodologia das SDG (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; BARROS, 2020). Nosso objetivo propositivo como pesquisadora e professora da educação básica é elaborar uma SDG, hospedá-la em uma AVA, a fim de desenvolver capacidades de linguagem dos alunos para a produção da redação do ENEM. Tencionamos, ainda, contribuir para a ampliação da ação docente frente aos novos contextos educacionais (ensino híbrido, remoto e EAD). Para atingir o objetivo de pesquisa, primeiramente, realizamos a modelização do gênero redação do ENEM; em seguida, construímos uma SDG, a qual hospedamos em um AVA. A implementação da SDG/Curso ocorreu no segundo semestre de 2021, com alunos dos terceiros anos de um colégio da cidade de Andirá. As análises da implementação culminaram com o aprimoramento da SDG/Curso-piloto, transformando-a em produto técnico educacional (PTE), com orientações aos professores para a sua implementação. Os resultados indicam um aprimoramento nas capacidades de linguagem dos alunos para a produção da Redação do ENEM e também enriquecimento teórico-metodológico na professora-pesquisadora.
- ItemPropostas de ensino para alunos com dificuldades e transtorno de leitura(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) Araujo, Lorena Carnelossi; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Oliveira, Jáima Pinheiro de; http://lattes.cnpq.br/8137271342793052; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379As dificuldades de aprendizagem se tornaram eixo de discussões no ambiente escolar nos últimos anos. As pesquisas científicas que apontam a leitura como estudo chave demonstram que, em decorrência dos baixos índices escolares na alfabetização do país, é possível afirmar que grande parte dos alunos da primeira etapa do Ensino Fundamental possui dificuldades de leitura. Nesse cenário que abarca a aprendizagem do aluno e o sucesso escolar, as intervenções para as dificuldades precisam ser discutidas. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa foi elaborar um Manual Didático com propostas interventivas para alunos com dificuldades de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As atividades foram apresentadas em curso online para docentes que atuam nos anos iniciais de escolas de três municípios do estado do Paraná. Os objetivos específicos desse trabalho são: discutir as possíveis causas das dificuldades de leitura; analisar as diferentes propostas de intervenção para dificuldades de leitura encontradas na literatura; implementar e avaliar as atividades propostas por meio de um curso online de formação para professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, assim como analisar a contribuição do material desenvolvido para a prática docente. Após investigar trabalhos na área, foi possível constatar a escassez de produções relacionadas à intervenção, e, mediante o contexto exposto, torna-se imprescindível aos professores dispor de estratégias de ensino com metodologias intencionadas para aprimorar a leitura das crianças. Quanto aos resultados do desenvolvimento, implementação e avaliação da Produção Técnica-Tecnológica, o Manual Didático possui 55 atividades elaboradas a partir do método fônico, que foram avaliadas positivamente pelos treze professores participantes durante o curso de formação. Dentre os aspectos positivos citados pelos participantes, tem-se as atividades que trabalham a consciência fonológica e uma sequência de atividades embasadas na relação letra-som, nomeadas também como letras com relação biunívocas. Espera-se que este estudo possibilite pesquisas posteriores, contribua relevantemente para aprendizagem dos alunos com dificuldade e transtorno de leitura e auxilie os professores em suas práticas de ensino cotidianas.
- ItemEvasão no curso de formação de docentes em nível médio, na modalidade normal, em um município do norte do Paraná(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) Albano, Mara Sílvia Henares; Passos, Marinez Meneghello; http://lattes.cnpq.br/3275252597631249; Passos, Marinez Meneghello; http://lattes.cnpq.br/3275252597631249; Broietti, Fabiele Cristiane Dias; http://lattes.cnpq.br/6755046101127661; Arruda, Sérgio de Melo; http://lattes.cnpq.br/3162292964889276O objetivo desta pesquisa é compreender as causas da evasão no curso de Formação de Docentes em nível médio, em um município do Norte do Paraná e investigar a relação dos sujeitos com a profissão docente, com o curso em que se matricularam, com os professores e colegas e com o tornar-se professor, a fim de identificar e analisar os elementos que influenciam na permanência dos alunos no curso e/ou causam a evasão em relação à escolha feita inicialmente. Para tanto, utilizou-se como fundamentação teórica as perspectivas de autores como Tardif (2013), Freire (2002), Charlot (2013), Pimenta (2005) e Imbernón (2006) acerca de formação docente, evasão escolar, as relações que perpassam os processos de ensino e de aprendizagem, bem como as relações do próprio docente com seu trabalho. A pesquisa tem caráter qualitativo e foi escolhida por entender-se que é a melhor forma de desvendar determinados comportamentos na educação. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, envolvendo três grupos distintos de alunos aqui denominados como: a) alunos evadidos, que são os sujeitos que desistiram do curso; b) alunos em formação, que são os sujeitos que estão fazendo o curso; e c) alunos egressos, que são aqueles que terminaram o curso. Para a análise dos dados coletados utilizou-se procedimentos da análise de conteúdos (BARDIN, 2016) para nos possibilitar descobrir o que está por trás do discurso dos sujeitos. Os dados coletados permitiram compreender que basicamente três fatores ocasionaram a evasão no curso de Formação de Docente: a falta de informações sobre o curso, a relação entre os sujeitos e a relação que os sujeitos desenvolvem com a própria profissão docente.
- ItemDesenvolvimento das competências estatística a partir da educação estatística crítica: investigação de atividades no ensino superior(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) Nunes, Agnaldo Batista; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; http://lattes.cnpq.br/3796193323524023; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; http://lattes.cnpq.br/3796193323524023; Moraes, João Carlos Pereira de; http://lattes.cnpq.br/5624816456388130; Coelho Neto, João ; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534De modo geral, a aprendizagem de Estatística no Ensino Superior enfatiza aspectos mais técnicos e operacionais desvinculados do cotidiano dos alunos. A Educação Estatística traz uma aprendizagem centrada numa postura investigativa, reflexiva e crítica, focada em três importantes competências: a literacia, o raciocínio e o pensamento estatístico. Esta pesquisa teve como objetivo investigar o desenvolvimento de competências da Educação Estatística, a saber o Letramento, Raciocínio e o Pensamento a partir da perspectiva da Educação Estatística Crítica, por meio de um caderno de atividades. Por conta da Pandemia, as atividades foram inseridas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle®. Priorizamos atividades dentro da perspectiva da Educação Estatística Crítica por entender que, ao propor ações voltadas a essa vertente, o aluno cria possibilidades para o desenvolvimento da competência crítica, pois valoriza o diálogo e a reflexão a partir das situações apresentadas em contextos reais da sociedade. As atividades foram desenvolvidas através de um curso de extensão com os alunos do Ensino Superior, oriundos de diversos cursos de uma faculdade particular da cidade de Cornélio Procópio, Paraná. O curso foi constituído de 30 horas, sendo 5 horas de encontros síncronos (Google Meet®) para a explanação, reflexão e diálogo entre alunos e 25 horas assíncronos (AVA) para a realização das atividades. Nossa pesquisa está dentro do contexto qualitativo, pois os registros escritos na plataforma AVA Moodle® foram analisados e interpretados, utilizando-se como metodologia a análise a partir da intepretação dos registros apresentados pelos alunos no desenvolvimento das atividades disponibilizadas no ambiente virtual, apoiando-se nas dimensões letramento, pensamento e raciocínio estatístico. Nos encontros síncronos, praticamente não houve registro com relação aos diálogos e discussões das atividades realizadas. As análises demonstraram que o caderno da atividade contribuiu para o desenvolvimento do letramento, pensamento e raciocínio, pois os estudantes trabalharam com dados reais os conceitos básicos de Estatística dentro de um contexto próprio onde estavam inseridos, puderam criticar as informações e os dados apresentados, interpretar, analisar e emitir considerações acerca deles.
- ItemDireito e inclusão: reflexões acerca de suas possibilidades no ensino(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) Silva, Tiago Marinho da; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Coelho Neto, João; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534; Coelho Neto, João; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Alves, Adriana Gomes; http://lattes.cnpq.br/6495915655298176; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379Analisando a necessidade e a dificuldade no dia a dia escolar na orientação dos docentes sobre as legislações, orientações, resoluções, deliberações e instruções normativas que norteiam os Transtornos Funcionais Específicos, identificou-se que as documentações encontram-se de maneira esparsa nas páginas oficiais, gerando uma dificuldade na localização e compreensão nos termos jurídicos. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi desenvolver um website para auxiliar no que tange às legislações para os Transtornos Funcionais Específicos, visando a maximizar o ensino dessa temática. Neste sentido, os encaminhamentos metodológicos foram o da abordagem qualitativa, visando a analisar a perceção dos profissionais, por meio da validação inicial do produto e dos professores no que tange à abordagem contextualizada no website por meio de um curso de capacitação de professores que atuam preferencialmente com alunos com estes tipos de transtorno. Como resultados, vislumbrou-se que o website desenvolvido auxilia na abordagem de professores, gestores e interessados sobre os Transtornos Funcionais Específicos, considerando, também, a legislação e os conteúdos distribuídos no website e deixou evidente sua praticidade na rotina escolar com material de fácil acesso disposto em seu aporte teórico, com conteúdos de forma clara e didática, proporcionando o aprofundamento do conhecimento.
- ItemA matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) Campos, Diéli de; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Blanco, Marília Bazan; Gomes, Maria Alexandra Oliveira; Coelho Neto, JoãoA Matemática está presente na vida das crianças desde muito cedo. No entanto, pesquisas apontam que elas apresentam dificuldades de aprendizagem nessa disciplina, considerada difícil pelos estudantes. Essa repulsão à Matemática pode estar relacionada a fatores que envolvem o ensino, bem como às dificuldades e aos transtornos na aprendizagem. Sendo assim, o professor necessita compreender algumas questões biológicas, como o conceito de Cognição Numérica, relativo à aprendizagem dos cálculos de adição e subtração. A Base Nacional Comum Curricular propõe uma articulação dos diversos campos da Matemática, de modo que os estudantes relacionem o mundo real aos conceitos matemáticos. Além disso, o documento estabelece unidades temáticas correlacionadas a habilidades para serem desenvolvidas no período do Ensino Fundamental. A unidade temática “números” engloba alguns objetos de conhecimento relacionados ao cálculo, desde o 1º até o 5º ano dessa etapa. A partir da identificação das produções científicas brasileiras destinadas ao ensino de adição e subtração nos anos iniciais do Ensino Fundamental, foi possível perceber a necessidade da utilização de materiais manipuláveis e do uso de jogos como estratégias de ensino desse conteúdo, bem como a necessidade da formação continuada para os professores que atuam nesse período escolar. Portanto, o objetivo geral deste trabalho é desenvolver um Manual Ilustrado, a partir do Modelo da Cognição Numérica, contendo atividades que auxiliem no ensino das operações de adição e subtração para alunos com dificuldades de aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O Manual Ilustrado foi implementado em um curso de capacitação on-line para professores da região de Cornélio Procópio, Estado do Paraná, Brasil e, posteriormente, foram analisadas as percepções dos participantes sobre o ensino da adição e subtração e a contribuição do conceito de Cognição Numérica para o ensino da Matemática. A partir da análise dos resultados, foi possível identificar que o curso contribuiu na teoria e na prática dos participantes, uma vez que possibilitou a troca de conhecimentos sobre as atividades propostas no Manual Ilustrado, que enfatiza o uso de materiais manipuláveis e jogos no ensino da adição e subtração.
- ItemO desenvolvimento da corrida de orientação na escola na perspectiva das dimensões do conteúdo(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Campos, Rogério; Poletto, Rodrigo de Souza; http://lattes.cnpq.br/8774064317309922; Poletto, Rodrigo de Souza; Queiroga, Marco Roberto; Stabelini Neto, AntônioA Corrida de Orientação é um esporte individual, realizado tanto em ambientes naturais quanto urbanos, cujo principal objetivo está em o praticante realizar um percurso desconhecido, ao longo de uma série de pontos de controle sequencialmente marcados em um mapa e demarcados fisicamente no terreno, no menor tempo possível. Presente na Base Nacional Comum Curricular, como conteúdo das Práticas Corporais de Aventura, demanda professores habilitados a lecioná-lo eficientemente na Escola, por envolver um grande conhecimento técnico, ser pouco tradicional no Brasil, e ainda pouco ensinada nos cursos de formação de Professores de Educação Física. Neste sentido, a pesquisa em questão teve o objetivo de aplicar e analisar uma sequência de atividades sobre o ensino da Corrida de Orientação no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, para a elaboração de um E-book destinado aos professores de Educação Física, a partir dos dados obtidos com ela. Para a sua execução, foi realizada uma pesquisa com atletas novatos para o entendimento de diferentes possibilidades da utilização da modalidade no ambiente escolar, uma Revisão Sistemática de Literatura para levantamento da produção bibliográfica existente acerca do ensino do conteúdo e aplicado um questionário semi-estruturado para diagnosticar as dificuldades que os professores apresentavam em relação ao seu ensino. A pesquisa evidenciou o interesse dos alunos no aprendizado da modalidade, a Revisão Sistemática evidenciou que as produções acerca do conteúdo são restritas e o questionário semi-estruturado evidenciou, que as maiores dificuldades apontadas pelos docentes quanto ao seu ensino, referem-se à falta de formação e de material didático instrucional para as suas práticas pedagógicas. Após estas constatações, elaboramos o referencial teórico da pesquisa, utilizando os autores que discutem o ensino da modalidade, a Educação Física Escolar e as dimensões do conteúdo, e os documentos norteadores da educação nacional, dando início em seguida à sua aplicação. A sequência de atividades foi organizada tendo como critérios de seleção dos conteúdos, a abrangência educacional de suas práticas, a possibilidade das mesmas serem realizadas no ambiente es- colar e que os materiais necessários para sua realização fossem de fácil acesso/aquisição e/ou produção. A sua aplicação se deu junto a Professores de Educação Física e alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Cornélio Procópio-PR. Para a análise dos dados coletados, aplicou-se a Análise Textual Discursiva, sendo examinados os excertos construídos pelos alunos, a partir de seus olhares sobre as práticas vivenciadas nos encontros. Após a análise dos dados, os resultados sugerem que houve uma aprendizagem efetiva e significativa pelos professores e alunos envolvidos na pesquisa, dos conteúdos apresentados e o entendimento de sua inter-relação com as dimensões conceituais, atitudinais e procedimentais. Por fim, concluímos que a sequência de atividades desenvolvida além de colaborar na formação integral dos participantes, evidenciou a viabilidade da adaptação dos exercícios propostos, para a sua execução em outras séries e em outras intervenções que a proposta possa acolher.
- ItemAstronomia na educação especial: sequência de atividades baseadas no desenho universal para aprendizagem e nas múltiplas representações(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Silva, Karina Roberta da; Lucas, Lucken Bueno; http://lattes.cnpq.br/6908341698896083; Sanzovo, Daniel Trevisan; http://lattes.cnpq.br/6173596073595767; Sanzovo, Daniel Trevisan; http://lattes.cnpq.br/6173596073595767; Lucas, Lucken Bueno; http://lattes.cnpq.br/6908341698896083; Piratello, Marcus Vinicius Martinez; http://lattes.cnpq.br/3173086425883400; Costa, Priscila Caroza Frasson; http://lattes.cnpq.br/9835513802063995O presente trabalho parte da discussão sobre a diversidade encontrada dentro das salas de aula, considerando a particularidade de cada aluno em sua aprendizagem. A pesquisa teve por objetivo desenvolver uma Sequência de Atividades acerca do ensino de Astronomia, conteúdo específico das Estações do Ano, para os professores de Ciências do Ensino Fundamental - Anos Finais, vindo ao encontro da perspectiva do ensino, da formação de professores e do atendimento a demandas também do ensino de Astronomia.Para tanto, fundamentou-se nos referenciais do Desenho Universal para Aprendizagem e nas Múltiplas Representações, procurando auxiliar o professor a ministrar aulas de modo que contemple todos os participantes que estão inseridos no contexto da sala de aula, inclusive os alunos da Educação Especial. A pesquisa foi pautada pela abordagem qualitativa e seus dados obtidos por meio de aplicações de questionários e atividades realizadas por meio de curso de extensão, ofertado de forma remota. Os dados foram analisados segundo os pressupostos da Análise Textual Discursiva e geraram três categorias emergentes principais: (I) dificuldades encontradas para se trabalhar com alunos da Educação Especial, (II) visão docente acerca da importância das práticas inclusivas no contexto escolar e (III) visão docente acerca da aplicabilidade da Sequência de Atividades. Os dados indicam que a junção do Desenho Universal para Aprendizagem e as Múltiplas Representações se relacionam intrinsecamente, podendo contribuir de forma efetiva como ferramenta para o ensino, corroborando com o estudo da Astronomia, tão importante para o ensino da Ciência, por auxiliar na compreensão de fenômenos naturais, de forma a proporcionar uma reflexão sobre a influência que a mesma exerce no cotidiano e na nossa cultura. com espaços extra entre palavras etc.
- ItemFormação continuada de professores de cursos de engenharia a distância segundo referenciais de múltiplas representações e objetos de aprendizagem(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Ferreira, Verona Marinho; Sanzovo, Daniel Trevisan; http://lattes.cnpq.br/6173596073595767; Lucas, Lucken Bueno; http://lattes.cnpq.br/6908341698896083; Lucas, Lucken Bueno; http://lattes.cnpq.br/6908341698896083; Sanzovo, Daniel Trevisan; http://lattes.cnpq.br/6173596073595767; Pereira, Rudolph Dos Santos Gomes; http://lattes.cnpq.br/3796193323524023; Fontenele, Heliana Barbosa; http://lattes.cnpq.br/6498108607399176Os avanços tecnológicos no ensino desafiam os docentes na elaboração e na condução de suas aulas. Todavia, o ensino na modalidade a distância possui especificidades que acentuam esses desafios. Sendo assim, a presente pesquisa teve por objetivo desenvolver uma proposta de formação continuada para professores que atuam no Ensino Superior, em cursos de Engenharia ofertados na modalidade a distância. Pretendeu-se abordar possibilidades pedagógicas embasadas nos referenciais de Múltiplas Representações e Objetos de Aprendizagem. Essa articulação teórica subsidiou o desenvolvimento e a aplicação de um curso de formação continuada junto a um grupo de professores-engenheiros de uma Instituição de Ensino Superior do Estado de São Paulo, promovendo a atualização de sua prática pedagógica frente às suas necessidades formativas e à realidade da educação a distância. A pesquisa foi pautada na abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio de atividades e questionários eletrônicos, sendo eles analisados segundo os pressupostos do referencial da Análise Textual Discursiva. Das categorias analíticas foi possível depreender que o curso de formação promoveu a conscientização dos participantes quanto à importância da formação pedagógica continuada e das contribuições das tecnologias digitais para o ensino a distância, além de mostrar a pertinência da inserção de Múltiplas Representações e Objetos de Aprendizagem como estratégias promotoras da exemplificação dos conteúdos e da aprendizagem satisfatória dos estudantes. Ainda, com a coleta de dados, foi possível confirmar as dificuldades no ensino e aprendizagem, mais ainda, sobre o próprio processo pedagógico da profissão docente, promovendo melhoria nas práticas pedagógicas, na busca por uma aprendizagem efetiva do aluno. Por fim, foi evidenciada a necessidade dos professores em participarem de cursos e capacitações sobre práticas pedagógicas e as Instituições de Ensino Superior promoverem formação continuada aos docentes a fim de que eles possam aprimorar sua prática mediante o conhecimento de conceitos, recursos e estratégias que contribuam para o ensino em contextos tão desafiadores como a educação a distância.
- ItemHistórias em quadrinhos e o ensino de Psicologia: uma proposta para formação de professores(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Merheb, Jéssica Cristina Goulart; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Blanco, Marília Bazan; Rodrigues, Maria Ester; Araújo, Roberta Negrão deA Psicologia da Educação, disciplina que compõe o currículo da licenciatura em Pedagogia, é considerada o ramo que trata da aplicação de princípios e teorias da psicologia aos métodos de ensino, destacando-se, entre essas, o Behaviorismo Radical. Uma das limitações do ensino da referida disciplina é a distância entre seu conteúdo e a prática escolar, fazendo-se necessárias metodologias mais dinâmicas. Pesquisas apontam que as histórias em quadrinhos (HQs) podem ser utilizadas como estratégias de ensino que contribuem no processo de aprendizagem. Portanto, este estudo busca responder à seguinte questão: De que maneira as histórias em quadrinhos podem contribuir para o ensino de conceitos da Psicologia Comportamental para alunos do curso de Pedagogia de uma universidade pública? A fim de responder tal questionamento, foi definido como objetivo geral: desenvolver, implementar e avaliar um curso sobre o ensino de conceitos da Análise do Comportamento a partir de histórias em quadrinhos. Com base no objetivo geral, foram elencados os objetivos específicos: 1) apresentar o histórico do surgimento dos quadrinhos e suas contribuições para o ensino; 2) expor reflexões sobre a Análise do Comportamento; 3) apresentar um breve panorama sobre o ensino de Psicologia no Brasil; 4) produzir e implementar a proposta de um curso sobre conceitos da Análise do Comportamento a partir da elaboração de HQs; 5) descrever e analisar as percepções dos alunos a respeito da contribuição do produto educacional na aprendizagem; e 6) analisar o potencial do curso no ensino de Psicologia Comportamental. Indicativos teóricos de que as HQs contribuem significativamente quando utilizadas no Ensino Superior e a escassez de estudos que relacionem o uso dessas narrativas com o ensino de Psicologia, formam uma lacuna a ser explorada, justificando a elaboração do presente estudo. O curso “Psicologia Comportamental em quadrinhos” foi implementado na modalidade on-line para alunos de licenciaturas que já tivessem cursado a disciplina de Psicologia da Educação. Posteriormente, foram analisadas as percepções dos participantes em relação ao curso e ao uso das HQs para o ensino dos conceitos do Behaviorismo. A partir da análise dos resultados, foi possível perceber que o curso contribuiu para a aprendizagem sobre o gênero textual em questão e sua relação com a Análise do Comportamento proporcionou a aprendizagem dos conceitos da abordagem, além de estreitar a relação entre teoria e prática.
- ItemO desenvolvimento da consciência metatextual nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Abintes, Pâmella dos Santos; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Blanco, Marília Bazan; Oliveira, Jaíma Pinheiro de; Araújo, Roberta Negrão dePara o processo de aquisição da leitura e da escrita, faz-se necessário o desenvolvimento de diferentes habilidades, entre elas, as habilidades metalinguísticas, que permitem refletir sobre os aspectos da própria Língua. O presente estudo tem como finalidade discutir especificamente uma das habilidades metalinguísticas, a habilidade metatextual e sua importância para o processo de leitura e produção de textos. As pesquisas apontam um baixo índice de produções científicas direcionadas a esta habilidade quando comparada as outras habilidades metalinguísticas. O estudo tem como questão investigativa: de que modo um manual com propostas de atividades, elaboradas a partir do Novo PRONARRAR, pode contribuir para o desenvolvimento da consciência metatexual? Em busca de respostas para essa questão, o presente trabalho possui, como objetivo geral, elaborar um manual didático composto por atividades que auxiliem no desenvolvimento da consciência metatextual para crianças com dificuldades de aprendizagem da leitura, a partir da utilização “NOVO PRONARRAR: suporte estruturado para a emergência e o desenvolvimento de histórias infantis”. Apresenta, como objetivos específicos: 1) Realizar um mapeamento sistemático de literatura acerca dos estudos sobre Habilidades Metatextuais; 2) Descrever como se dá o desenvolvimento da habilidade metatextual e sua relação com a leitura e a produção de textos; 3) Apresentar diferentes propostas para o ensino desta habilidade, destacando a utilização do PRONARRAR; 4) Implementar o produto técnico- tecnológico por meio de um curso de capacitação para professores da rede; 5) Avaliar a contribuição destes para o ensino e formação de professores. Para análise dos resultados, foi utilizada abordagem qualitativa por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). O manual didático foi implementado em um curso de capacitação para professoras da região de Cornélio Procópio-PR, durante o qual os dados foram coletados. A partir da análise dos resultados, foi possível identificar que o curso contribuiu tanto na teoria quanto na prática pedagógica das participantes, já que houve discussões sobre as atividades propostas no Manual, que enfatizam o uso de diferentes recursos pedagógicos para o desenvolvimento da habilidade metatextual.
- ItemE-arte: oficinas de educação ambiental e as linguagens artísticas para os anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Miranda, Ana Emanuele Utida de; Costa, Priscila Caroza Frasson; http://lattes.cnpq.br/9835513802063995Este Roteiro de Oficinas é parte do Produto Educacional desenvolvido no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Cornélio Procópio, somando-se à Dissertação intitulada “Oficinas de Educação Ambiental e as Linguagens Artísticas: Uma Proposta De Ensino De Educação Ambiental com abordagem CTSA para estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-ensino. Ele traz uma proposta didática sobre Educação Ambiental Emancipatória, com enfoque na Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) por meio da arte e suas linguagens, visando o trabalho com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tal proposta foi implementada em uma escola municipal do Norte do Paraná, organizada em cinco oficinas/encontros, realizados uma vez por semana, com duração de quatro horas cada. Os temas abordados foram escolhidos por meio do que observamos em sala de aula e das indicações que recebemos da comunidade escolar, privilegiando o foco em questões socioambientais presentes no cotidiano dos estudantes. Assim, contemplamos as seguintes temáticas: Conhecer o ambiente em que se vive; Separação de resíduos sólidos e coleta seletiva feita pelo moradores do município de Santa Amélia - Paraná; Mudanças climáticas e os efeitos na agricultura, que é base econômica do município; Preservação do Rio Laranjinha (Santa Amélia – Paraná); e Patrimônio cultural indígena. A partir dessa definição, realizamos o levantamento dos conteúdos disponíveis no Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP), condizentes com o ensino de Ciências e Arte para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com o intuito de promover entre os estudantes a Educação Ambiental Emancipatória com enfoque na CTSA, de maneira ativa, reflexiva, argumentativa, criativa e transformadora. Dessa maneira, as atividades de Ciências são sistematizadas e vivenciadas por meio das linguagens artísticas, com uma organização metodológica baseada na Proposta Triangular de Ensino da Arte. Tal abordagem favorece a ampliação de fronteiras culturais e interdisciplinares, por meio de três Querido(a) professor(a)! 03 eixos estruturantes: apreciar, contextualizar e produzir. Esses eixos se interrelacionam e são transitivos, sem uma ordenação específica. Já as linguagens artísticas que intermedeiam as oficinas são: artes visuais, música, artes cênicas e dança. Depois de defini-las, recorremos novamente ao CREP para um levantamento dos conteúdos de Arte capazes de se acomodar em nossa proposta e auxiliar na abordagem das temáticas socioambientais das oficinas. Vale destacar que consideramos o CREP para estabelecer os conteúdos das oficinas por termos implementado a proposta em uma escola paranaense. Todavia, salientamos que o referido documento foi construído com base nas orientações normativas nacionais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, todas as atividades aqui dispostas podem ser adaptadas de acordo com a sua realidade local e com a etapa de formação dos seus alunos. Enfim, para melhor organização do Produto, o dividimos em dois momentos: no primeiro momento, disponibilizamos um arcabouço teórico referente à Educação Ambiental Emancipatória, à CTSA e aos componentes Curriculares de Ciências e Arte. Também descrevemos a estratégia metodológica para a estruturação do Roteiro. Este, por sua vez, é apresentado no segundo momento, com detalhamento das atividades que foram desenvolvidas ao longo das cinco oficinas. Esperamos que nossa proposta possa inspirar professores no grande desafio de promover a Educação Ambiental Emancipatória nos primeiros anos de escolarização, e contribuir para a formação de estudantes/cidadãos críticos, comprometidos e sensibilizados com as questões socioambientais.Também esperamos que, neste percurso, a Arte seja uma fiel companheira para tornar o processo de ensino potente, afetivo, dinâmico e criativo. Isso porque, sem criatividade, não podemos ser refazedores do mundo, como propõe Paulo Freire: “Nós, mulheres e homens, nos tornamos seres refazedores, reconstrutores do mundo que não fizemos. E não há reconstrução sem criatividade. No fundo, a criatividade tem que ver com a remodelação do mundo”.
- ItemEnsino de ciências no 5° ano do ensino fundamental: a física e a química como objetivo de conhecimento(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Santos, Cristiane Delfino Machado dos; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; Guimarães, Fernando Manuel Seixas; Poletto, Rodrigo de Souza; http://lattes.cnpq.br/8774064317309922O presente estudo investiga o ensino de Ciências no 5.º ano do Ensino Fundamental. Teve como objetivo geral elaborar um Produto Educacional, especificamente um guia didático, com atividades práticas relacionadas aos conteúdos de Física e de Química. O guia didático, intitulado Atividades Práticas de Ciências para o 5.º ano do Ensino Fundamental, intenciona constituir-se como um recurso pedagógico, tornando o ensino de Ciências mais atrativo. A escolha do tema justifica-se pela necessidade de repensar a prática do ensino de Ciências, nos dias atuais, em meio às transformações científicas e tecnológicas ocorridas na sociedade. Partindo do mapeamento dos estudos anteriormente realizados, pode-se evidenciar que as pesquisas apontam lacunas na formação inicial do professor, o que tem como consequência um ensino reduzido a informações teóricas, com ausência de atividades práticas, pelo fato de muitos docentes não dominarem os conteúdos específicos da área Ciências. Assim, buscou-se responder à questão investigativa: De que forma a realização de atividades práticas, no ensino de Ciências, envolvendo conteúdos de introdução à Física e à Química, auxiliará no processo de ensino no 5.º ano do Ensino Fundamental? Para respondê-la, o objetivo geral foi detalhado em três específicos, a saber: (1) Discutir a formação de professores e o ensino de Ciências, com base em autores que abordam os temas e em documentos curriculares oficiais vigentes; (2) Descrever os passos da pesquisa e a elaboração do guia didático, além da implementação deste; (3) Coletar dados durante a implementação, apresentando-os e analisando-os. A pesquisa, de abordagem qualitativa, subsidiou a elaboração tanto da dissertação, como do Produto Educacional. O guia foi implementado por meio de um curso formativo ofertado aos professores da rede pública municipal. O curso objetivou validar as atividades do guia didático. Os dados empíricos foram coletados em três momentos: antes do início do curso, quando os participantes responderam um Questionário Diagnóstico; durante a participação, ao desenvolverem as atividades e preencherem formulários de avaliação destas e, ao término, por meio do Questionário Final e de um Questionário de Avaliação de Participação. Os instrumentos foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados evidenciaram que os objetivos propostos foram atingidos com êxito, pois apontaram as contribuições do produto à prática pedagógica do professor.
- ItemAlfabetização científica no ensino fundamental anos iniciais: uma sequência didática com experimentos botânicos(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Franco, Fabiane; Poletto, Rodrigo de Souza; http://lattes.cnpq.br/8774064317309922; Poletto, Rodrigo de Souza; Seixas, Fernando Manuel; Costa, Priscila Caroza Frasson; Affonso, Ana Lucia SurianiO ensino de Botânica é muito importante em todas as fases da escolarização, independente da idade dos alunos. Essa ciência pode aproximar os estudantes do meio em que vivem e explorar as interações, obtendo o entendimento relevante do papel da sociedade na natureza e, assim, formular novas perguntas e buscar respostas para compreender os fenômenos da natureza e articular o Ensino de Botânica com a intenção de aprender. Esta dissertação aborda o ensino de Botânica na perspectiva da Alfabetização Científica, por meio de experimentos para alunos do 2° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, visto que, entender os conceitos biológicos e se interessar pelo mundo dos seres vivos contribuem para as tomadas de decisões de cada indivíduo. Os conhecimentos Botânicos permitem ampliar os conhecimentos e construir o saber científico despertando a criticidade nos alunos. Para isso, foi sistematizada uma Sequência Didática com o objetivo de explicitar como as diferentes situações vivenciadas em sala de aula partindo da realidade dos alunos nos fornecem indícios da promoção da Alfabetização Científica nos anos inicias da escolarização. Os procedimentos metodológicos para o desenvolvimento desta pesquisa foram pautados nas noções investigativas que estão fundamentadas sob a abordagem qualitativa de pesquisa. A coleta de dados compreendeu as atividades avaliativas desenvolvidas, as quais foram analisadas à luz da Análise Textual Discursiva. Foi possível constatar que as atividades realizadas durante a Sequência Didática forneceram aos alunos um expressivo embasamento teórico com conhecimentos científicos sobre a Botânica. Diante do exposto, com base nos eixos estruturantes da Alfabetização Científica pudemos observar evidências de que a Alfabetização Científica está em construção e houve um fortalecimento da cultura científica escolar dentro da sala de aula.
- ItemO desenvolvimento das funções executivas na educação infantil: uma proposta de formação para professores(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Gonçalves, Jéssica Fernanda Ponte; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Alliprandini, Paula Mariza Zedu; http://lattes.cnpq.br/9855299890119991; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379As funções executivas (FE) correspondem a um conjunto de habilidades cognitivas que permitem ao indivíduo organizar, planejar e realizar suas ações e comportamentos. A criança, em sua primeira infância, necessita de estímulos para o desenvolvimento dos processos cognitivos e, mais especificamente, das FE. Pesquisas apontam que essa estimulação precoce pode contribuir satisfatoriamente no processo de aprendizagem, tanto no contexto acadêmico quanto no contexto social. Para tanto, a presente pesquisa objetiva elaborar e implementar um curso de formação continuada para professores da Educação Infantil, com foco no desenvolvimento de FE em crianças dessa etapa de ensino. A questão norteadora, por sua vez, é: “De que forma um curso sobre as funções executivas pode contribuir para a formação de professores que atuam na Educação Infantil?”. Para atingir tal objetivo e responder tal questionamento, são elencados como objetivos específicos: a) definir o que são FE e discutir sobre o seu desenvolvimento, destacando o papel da escola e da Educação Infantil nesse processo; b) realizar um mapeamento sistemático das produções científicas brasileiras que abordam intervenções escolares para o desenvolvimento das FE na Educação Infantil; c) apresentar propostas de atividades para o desenvolvimento das FE na Educação Infantil e d) avaliar a contribuição do curso de formação continuada proposto. O curso, intitulado “O desenvolvimento das funções executivas na Educação Infantil”, foi ofertado a professores da rede pública e privada do município de Cornélio Procópio e região, que atuam na Educação Infantil e possuem licenciatura em Pedagogia. Toda a formação foi realizada em formato híbrido, utilizando a plataforma Google Classroom para os módulos a distância e nas dependências da Universidade Estadual do Norte do Paraná para os módulos presenciais. Com base na análise dos dados, conclui-se que o curso em questão contribuiu de forma satisfatória para o conhecimento dos professores em relação às FE e seus componentes, bem como para a compreensão da importância desse conjunto de habilidades para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. com espaços extra entre palavras etc.
- ItemEnsino das habilidades preditoras de leitura na Educação Infantil: desenvolvimento de um curso de formação para professores(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Dalla Costa, Isabelle Maichaki; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Blanco, Marília Bazan; Oliveira, Jáima Pinheiro de; Araújo, Roberta Negrão deHabilidades preditoras de leitura são requisitos essenciais para que o estudante desenvolva a leitura, podendo ser destacados o vocabulário, as habilidades metafonológicas, a memória operacional fonológica e a nomeação automática rápida. O presente estudo justifica-se pelo alto índice de alunos com dificuldades na fase de alfabetização e pela escassez de produções relativas às habilidades preditoras de leitura, ratificada pelo levantamento realizado no Portal Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Teve como questão investigativa: De que modo um curso de formação sobre habilidades preditoras de leitura pode contribuir para a prática pedagógica na Educação Infantil? A partir desta, o estudo objetivou elaborar e implementar um Curso de formação continuada sobre habilidades preditoras de leitura para professores da Educação Infantil. Apresentou, como objetivos específicos: 1) Realizar um mapeamento sistemático de literatura, acerca das produções científicas brasileiras sobre cursos de formação para Habilidades preditoras de Leitura; 2) Definir habilidades preditoras de leitura na Educação Infantil, assim como relacioná-las ao processo de alfabetização; 3) Investigar nos documentos norteadores/curriculares da Educação Infantil, de que forma as habilidades preditoras são contempladas; 4) Identificar e descrever os conhecimentos prévios dos professores quanto às habilidades preditoras de leitura e sua importância; 5) Elaborar e implementar propostas de atividades para desenvolver as habilidades preditoras de leitura na Educação Infantil; 6) avaliar a percepção das professoras quanto ao curso de formação e a contribuição deste para sua prática pedagógica. A partir dos resultados, foi possível verificar que o curso trouxe contribuições positivas para a prática docente.
- ItemLetramento acadêmico de estudantes surdos por meio do gênero textual fichamento(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Wenceslau, Éverton Bernardes; Storto, Letícia Jovelina; http://lattes.cnpq.br/0743245285126825; Storto, Letícia Jovelina; http://lattes.cnpq.br/0743245285126825; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8471116829733774De acordo com o levantamento realizado, ainda não existe uma quantidade de pesquisas e de materiais didáticos voltados ao letramento acadêmico de estudantes surdos mediante o trabalho com o gênero textual fichamento. Isso justifica a proposta desta Dissertação de Mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Optou-se em apresentar os estudos em relação ao trabalho com o fichamento por se tratar de um gênero textual muito recorrente em cursos de Ensino Superior. Ao acreditar neste trabalho e o funcionamento do gênero textual fichamento para a formação do sujeito e para sua comunicação, é importante destacar que este seja ofertado como material desenvolvido como uma proposta didática, tendo a premissa de que a sua realização é essencial para que o acadêmico surdo, compreenda-o em todos os seus aspectos. O objetivo deste estudo é compreender o gênero textual fichamento como ferramenta ao sujeito surdo no ambiente de Ensino Superior. Considera-se, neste trabalho, o gênero textual fichamento como megainstrumento para o letramento acadêmico do sujeito surdo em uma perspectiva bilíngue (Libras e Língua Portuguesa na modalidade escrita), consoante a Lei 10.436/2002. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa. O corpus é formado por entrevistas realizadas com quatro sujeitos surdos. Os dados produzidos serviram como suporte para a elaboração de uma produção técnica educacional sobre fichamento acadêmico, mais especificamente um caderno de atividades bilíngue. Como aporte teórico deste trabalho, foram utilizados entre os principais, a se destacar: Marconi e Lakatos (2001); Fontenelle (2017); Marcuschi (2002); Fernandes (2006); Perlin e Strobel (2008); Quadros (1997, 2004, 2006); Skliar (1999) e Sacks (1998). Como resultados, observa se o estudo do gênero textual fichamento como objeto de aprendizagem ao sujeito surdo em contextos acadêmicos e também da percepção dos surdos na escrita da Língua Portuguesa em contexto inclusivo, e não bilíngue.
- ItemGamificação no ambiente escolar: uma proposta de curso para os professores do ensino superior(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Santos, Andréia de Cássia dos; Giordani, Annecy Tojeiro; Coelho Neto, João; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534; Coelho Neto, João; Giordani, Annecy Tojeiro; Menolli, André Luis Andrade; Freitas, Carlos César GarciaAs Metodologias Ativas podem auxiliar em diversos contextos de ensino, visto poderem proporcionar novas formas de ensinar, facilitando, assim, o acesso à informação. Dessa forma, este trabalho pode contribuir com a transformação vivenciada pelos docentes do ensino superior em busca de novas Metodologias de Ensino que possam ser empregadas para impulsionar o engajamento dos seus alunos nas aulas. Assim, esta pesquisa teve como principal objetivo desenvolver um curso de Formação Pedagógica para o uso da Gamificação pelos professores dos cursos do ensino superior. A abordagem dessa pesquisa de caráter qualitativo, iniciou-se com um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre o uso das metodologias ativas na educação superior no Brasil, tendo-se definido a Metodologia Ativa Gamificação para instrumentalizar os docentes participantes da pesquisa através do Curso de Formação Pedagógica. Foram 9 docentes participantes do curso que atuam em diferentes áreas de ensino e residem em diferentes estados brasileiros. A análise e categorização dos dados foi realizada à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam os benefícios que a Gamificação proporciona, assim como sugestões e contribuições desta metodologia para aulas mais engajadoras, visto que a formação pedagógica pode mostrar novas possibilidades aos docentes para trabalhar de forma mais dinâmica e participativa. Como considerações finais, observou-se que os docentes reconhecem que estão num momento de transição da educação tradicional para uma educação híbrida que une e mistura novas formas de ensinar, mas que também se preocupam com o aprendizado do aluno, demonstrando, assim, a importância de terem cursos de Formação Pedagógica capazes de proporcionar tal mudança em sua rotina docente. Evidencia-se que os participantes ressaltam que a gamificação no âmbito educacional, visou um trabalho de forma colaborativa mais efetivo para aqueles que já aplicaram a metodologia em suas turmas.
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