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- ItemA avaliação da aprendizagem na perspectiva da axiologia relacional pedagógica: uma proposta de formação inicial aos professores de biologia(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) MANOEL, Andressa Felicio Coraiola; LUCAS, Lucken Bueno; http://lattes.cnpq.br/6908341698896083; LUCAS, Lucken Bueno; ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Correia; LUCCAS, SimoneO ato de avaliar está presente em todas as esferas da vida cotidiana. No campo do Ensino, é evidente a relevância dessa temática, entendida como uma ação qualificadora da realidade, mediante escolhas valorativas que subsidiam tomadas de decisão por parte dos docentes, com base nos resultados obtidos. Esta pesquisa objetivou a identificação das percepções valorativas relacionais dos participantes de um curso, pautado na temática da avaliação da aprendizagem, fundamentado em referenciais do campo da Axiologia, conforme os pressupostos da Axiologia Relacional Pedagógica. Esse recorte teórico subsidiou, de forma implícita, o planejamento, o desenvolvimento e a implementação de um curso de formação docente, com licenciandos do quarto e quinto ano de um curso em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública do Estado do Paraná, com vistas à promoção de uma instância reflexiva dos participantes acerca de suas futuras práticas avaliativas. Os dados coletados foram analisados por meio do instrumento analítico-axiológico de Lucas (2014). A partir do arcabouço teórico-metodológico adotado na pesquisa, foi possível identificar o juízo de valor manifestado pelos licenciandos às questões valorativas presentes em dois momentos de entrevista on-line assíncrona, o que resultou na elaboração de hierarquias valorativas sobre objetos valiosos relacionados a avaliação da aprendizagem. Tais listas de valores apresentaram relações atreladas ao sistema valorativo no contexto da avaliação da aprendizagem. Mediante a análise de dados, foi possível identificar que ocorreram ampliações valorativas por parte dos licenciandos em decorrência das ações formativas desenvolvidas no curso, demonstrando uma aproximação axiológica da literatura que trata dos conceitos que envolvem o ato de avaliar e suas relações e que vão de encontro às perspectivas da Axiologia Relacional Pedagógica (LUCAS, 2014) de que as relações influenciam os juízos de valores, seja para sua permanência ou alterações. Neste sentido, os dados coletados e analisados permitiram concluir que as valorações expressas pelos licenciandos podem ser considerados “valores relacionais” no contexto da avaliação da aprendizagem, evidenciados por meio da formação oferecida no curso proposto.
- ItemA avaliação em fases no ensino de geografia: uma proposta didática(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) CONCEIÇÃO NETO, Breno da; FERNANDES, Pedro Henrique Carnevalli; http://lattes.cnpq.br/0730093051535014; LUCCAS, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; LUCCAS, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; FERNANDES, Pedro Henrique Carnevalli; http://lattes.cnpq.br/0730093051535014; FIGUEIREDO, Helenara Regina Sampaio; http://lattes.cnpq.br/6619487794197361; ARAÚJO, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379A Avaliação educacional é um desafio constante na prática docente, pois é complexo pensar em tal prática no âmbito escolar, de acordo com determinados conteúdos e conforme os objetivos estabelecidos em cada disciplina do currículo escolar. Ao tratar-se da Geografia, seu ensino deve basear-se na compreensão do espaço geográfico, para que os alunos consigam desenvolver o raciocínio geográfico, de modo a cooperar na formação do cidadão crítico e reflexivo a respeito da realidade e das dinâmicas socioespaciais. Deste modo, este estudo tem por objetivo investigar a elaboração de um curso de formação continuada envolvendo a temática de Avaliação Educacional com ênfase no Instrumento avaliativo denominado Avaliação em Fases, aplicá-lo junto a professores da Área de Geografia e analisar os dados coletados durante a implementação do curso.Metodologicamente, esta pesquisa é de abordagem qualitativa fundamentada teoricamente por referencial bibliográfico subsidiado em uma adaptação de etapas da Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e análise das Proposta Pedagógicas Curriculares (PPCs) de Licenciaturas em Geografia ofertadas em Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná – PR. Após esta etapa elaborou-se um curso formativo que seria implementado junto a docente de Geografia que atuam na Educação Básica. Todavia, diante do contexto pandêmico este foi avaliado por professores formados em Geografia que atuam tanto na Educação Básica como no Ensino Superior. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário condizente ao Produto Técnico Tecnológico (PTT) e submentido à avaliação de professores são formados em Geografia, que avaliaram o PTT. E as informações coletadas foram analisadas segundo a Análise Textual Discursiva (ATD). Como resultado é possível inferir que a avaliação em fases ainda é desconhecida pelos professores de Geografia, porém ela foi compreendida, por meio da análise do PTT, como uma estratégia avaliativa formativa que coopera para o processo de ensino e também no de aprendizagem, qual oportuniza os estudantes a avançarem no conhecimento.
- ItemA contribuição do gênero "causo" para o ensino da Língua Portuguesa: a oralidade em foco(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Pereira, Luciane Cristina Benites; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; Araújo, Roberta Negrão de; Oliveira, Marilu Martens; Barros, Eliana Merlin Deganutti deA presente dissertação compõe-se de estudos realizados no decorrer de dois anos, com foco no eixo Oralidade da Língua Portuguesa (LP). Considerando a relevância deste eixo, o objeto de estudo priorizado é o gênero textual “causo”. A pesquisa tem como questão investigativa: de que forma as práticas de ensino voltadas para a oralidade em sala de aula podem auxiliar os futuros professores do ensino fundamental a refletirem sobre a importância desse eixo na aprendizagem da LP? Para fundamentar o estudo foram abordados os aspectos teóricos: Formação Docente (MELLO, 2000, PIMENTA, 1999), ensino da LP nos Documentos Curriculares, Oralidade (MARCUSCHI, 2005, 2008), Variação Linguística (BAGNO, 2013) e Arte de contar histórias (BENJAMIN, 1986; COELHO, 1989). A motivação pela escolha do tema se dá pela constatação, mediante Revisão Sistemática da Literatura (2007 – 2017), que são poucos os estudos direcionados ao referido tema. Tal constatação soma-se ao que foi evidenciado em observação de materiais didáticos da LP: são poucas as atividades pedagógicas direcionadas especificamente à Oralidade. No que se refere aos Documentos Curriculares oficiais, foram pesquisados aqueles elaborados a partir da década de 1990 até a atualidade. No documento Base Nacional Comum Curricular (2017) foi encontrada a afirmação de que devem ser trabalhados na escola, todos os eixos referentes à Linguagem, abrangendo também o oral. Todavia essa prática ainda é incipiente nas escolas. O estudo serviu de suporte para a elaboração de uma Produção Técnica Educacional: um Guia Didático direcionado a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, implementado junto às estudantes do terceiro ano do curso de Pedagogia da UENP no segundo semestre de 2019, com os objetivos de: compreender como o objeto de estudo “causo” pode ser incluído no trabalho pedagógico conforme orientações dos DC; propor atividades pedagógicas tomando a Oralidade como prática de linguagem necessária a ser aprimorada no ambiente escolar; medir o grau de percepção das participantes quanto ao eixo Oralidade no ensino da Língua Portuguesa. O resultado apontou para a proficuidade do trabalho sistemático em torno da Oralidade na sala de aula.
- ItemA criança autista na escola regular: olhares de professores de uma escola de ensino fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Firmino, Ana Paula da Silva; Passos, Marinez Meneghello Passos; http://lattes.cnpq.br/3275252597631249; Passos, Marinez Meneghello; Passos, Angela Meneghello; Arruda , Sérgio de MeloAs discussões envolvendo o tema inclusão escolar ganharam papel de destaque no final do século XX, sendo um dos grandes desafios atualmente, devido aos avanços na legislação nacional sobre a política de Educação Especial. Acreditamos que a ação positiva da escola está diretamente relacionada com a promoção do desenvolvimento infantil, fazendo-se necessárias discussões que levem a reflexões sobre o tema da inclusão e sobre as práticas pedagógicas relacionadas a este tema. A presente pesquisa foi realizada com a intenção de investigar a relação dos sujeitos com a profissão docente, em especial a relação com crianças autistas na sala de aula regular. Nesse sentido, nos propusemos a responder a seguinte questão de pesquisa: Quais saberes os professores desenvolveram a respeito do autismo, do ensino e da aprendizagem de crianças autistas? As coletas de dados foram realizadas por meio de entrevistas com quatro professoras que foram convidadas a responder quatro perguntas: 1) O que você pensa sobre autismo? Conte-me sua experiência de forma pessoal, profissional e o que espera que as crianças autistas consigam realizar; 2) O que você pensa sobre o processo de formação de professores referente à Educação Inclusiva? 3) Qual sua opinião sobre o processo de inclusão na escola regular? 4) O que a professora pensa sobre Educação Inclusiva? As respostas dadas pelas professoras, completadas por meio de explicações promovidas por uma especialista em autismo da APAE e o depoimento de duas mães de crianças autistas, permitiu-nos a elaboração de um podcast sobre o assunto, sendo ele a produção técnica educacional relativa ao mestrado profissional realizado. Com relação à nossa questão investigativa, pudemos evidenciar, por meio das respostas dadas à Pergunta 1, que as professoras desenvolveram diversos saberes sobre o autismo, sobre o ensino e a aprendizagem de crianças autistas. Mais especificamente, P2 foi quem mais falou na Pergunta 1, seguida de P4, P3, P5 e P1. Todas as professoras apresentaram falas relacionadas ao Conteúdo e ao Ensino, que são duas das categorias assumidas a priori. As professoras P1, P3 e P5 não apresentaram falas relacionadas à Aprendizagem (nossa terceira categoria). Também podemos ver que a categoria Ensino foi a que teve maior incidência de falas (58%).
- ItemA educação sexual e o curso de pedagogia: uma proposta introdutória para licenciados e licenciadas.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) CARDOSO , Evelin Chaiane de Souza; COSTA, Priscila Caroza Frasson; http://lattes.cnpq.br/9835513802063995; COSTA, Priscila Caroza Frasson; http://lattes.cnpq.br/9835513802063995; FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico; http://lattes.cnpq.br/0681415661245452; BLANCO, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500Esta pesquisa foi desenvolvida no curso de licenciatura em Pedagogia de uma Universidade Estadual do Paraná, com a pretensão de responder à seguinte questão norteadora: Quais aproximações podemos estabelecer entre os saberes docentes e os “saberes” da Educação Sexual Emancipatória, por meio de um curso introdutório em que ideias foram mobilizadas e construídas por licenciandos e licenciandas em Pedagogia? Destarte, o objetivo geral foi investigar se houve aproximação entre os saberes docentes e os saberes da Educação Sexual Emancipatória em atividades realizadas por licenciandos e licenciandas em Pedagogia durante um curso introdutório e explicitá-las. Os objetivos específicos foram: I) Consultar se a Proposta Pedagógica de Curso (PPC) e a Matriz Curricular, do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Jacarezinho, contemplam abordagens referentes à Educação Sexual; II) Identificar, por meio da aplicação de questionário e entrevistas, as necessidades formativas que os licenciandos e licenciandas possuem para com a temática; III) Desenvolver e implementar um curso introdutório para os licenciandos e licenciandas em Pedagogia, utilizando pressupostos teórico-metodológicos referentes ao ensino da Educação Sexual Emancipatória. IV) Analisar os resultados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). À vista disso, após consultar a PPC do curso de Pedagogia da UENP, Campus de Jacarezinho, aplicar questionário e entrevistas, foi desenvolvido e implementado o curso introdutório referente à Educação Sexual Emancipatória com licenciandos e licenciandas em Pedagogia, considerando os temas de interesse dos mesmos. Os dados alcançados foram analisados mediante a Análise Textual Discursiva, a qual, por meio de categorias e subcategorias, possibilitou a apresentação dos resultados. Por meio da análise, foi possível estabelecer relação entre os saberes docentes e os “saberes” da Educação Sexual Emancipatória; entretanto, os resultados apontaram que os saberes da formação profissional, saberes disciplinares, curriculares e experienciais são pouco desenvolvidos no curso de Pedagogia, no tocante à Educação Sexual Emancipatória.
- ItemA formação de professores para o ensino de História nos anos iniciais: considerações da cultura do norte paranaense por meio da culinária(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) MENDES, Brenda Raíza Domingos; ARAÚJO, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; ARAÚJO, Roberta Negrão de; OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de; BLANCO, Marília BazanO presente estudo tem como finalidade discutir a formação de professores para o ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa tem como justificativa as inquietações acerca da problemática oriundas da prática docente da pesquisadora, bem como a necessidade de avanço em relação às produções que abordam o ensino de História e da cultura no norte do estado do Paraná, ratificadas pelo levantamento realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Tem como questão investigativa: De que forma a utilização de um Guia Didático, contemplando a História do Paraná, pode contribuir para o ensino desta temática? A partir desta, o estudo objetiva elaborar e implementar um Guia Didático para professores de 4° e 5° anos do Ensino Fundamental, de modo que este corrobore para o ensino da História do Paraná, tendo a culinária como categoria selecionada. A escolha por tal categoria justifica-se pela proximidade ao cotidiano dos estudantes, além de retratar a diversidade encontrada na região, o que contribui para a compreensão histórica do espaço e tempo. Ainda, os conteúdos de História local foram apontados por professores como os mais difíceis de serem ensinados, o que ratifica a escolha do tema. Inicialmente é apresentado o referencial que fundamentou teoricamente a pesquisa, bem como os documentos curriculares oficiais que organizam o ensino de História nos anos inicias do Ensino Fundamental. No que se refere aos dados empíricos, apresenta a análise destes, coletados junto a professores que atuam nos 4° e 5° anos. A análise, de natureza qualitativa, foi subsidiada pela Análise Textual Discursiva (ATD), com vistas a unitarização e categorização de elementos identificados no corpus, constituído por entrevista semiestruturada realizada com onze docentes. Por se tratar de um mestrado profissional, baseando-se nas dificuldades elencadas pelas envolvidas foi elaborado como Produto Técnico Tecnológico, um Guia Didático para o ensino de História do norte paranaense, intitulado “Guia Didático para o Ensino de História nos Anos Iniciais: A Contribuição da Culinária na Cultura do Norte Paranaense”. O Guia foi implementado por meio de uma intervenção formativa, de forma remota. Os participantes, além das depoentes, foram acadêmicos do último ano do curso de Pedagogia. Para validar as atividades propostas no Guia, estas foram desenvolvidas e avaliadas pelos envolvidos. Considera-se que o Guia Didático constitui-se como mais um recurso que pode ser utilizado pelos professores para o ensino de História do Paraná. No que tange à formação do professor para ensinar História nos anos iniciais, especificamente o egresso do Curso de Pedagogia, foi evidenciado certas dificuldades no processo formativo. Estas podem ser minimizadas dependendo do modo como o a disciplina que aborda o tema é concebida e, consequentemente, de que forma é desenvolvida em sala de aula.
- ItemA inclusão de alunos surdos em aulas de ciências e biologia(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Pimentel, Renan Guilherme; Lucas, Lucken Bueno; http://lattes.cnpq.br/6908341698896083; Lucas, Lucken Bueno; Ohira, Márcio Akio; Storto, Letícia JovelinaMuitos alunos surdos estão inseridos em salas de aulas regulares na perspectiva da inclusão escolar. No entanto, pesquisas recentes mostram que muitos professores não estão preparados para lidar com esses alunos. Existe uma série de adaptações necessárias à sua inclusão, desconhecidas por uma boa parte desses profissionais, incorrendo em prejuízos para o desenvolvimento e a aprendizagem dos surdos. Pensando nesse panorama, os objetivos centrais desta dissertação compreenderam investigar as necessidades formativas de professores de Ciências/Biologia, adaptando-as para o trabalho com alunos surdos, e elaborar um guia pedagógico para orientar esses profissionais no desenvolvimento de aulas inclusivas. Assim, foi sistematizada a Produção Técnica Educacional que acompanha esta dissertação, intitulada “Um guia prático para a inclusão de alunos surdos em aulas de Ciências e Biologia”. O guia foi analisado por quatro professores de Ciências/Biologia que lecionam ou lecionaram para alunos surdos, no âmbito da educação básica. Os dados da pesquisa compreenderam as respostas desses docentes a uma entrevista sobre o referido guia, sendo que a análise das respostas desse instrumento foi orientada pelo referencial da Análise Textual Discursiva. Nesse processo os professores puderam contribuir com sua experiência de sala de aula quanto às potencialidades e insuficiências da Produção Técnica em questão. Os dados, organizados em categorias e subcategorias de análise, mostraram que são diversos os obstáculos para a efetiva inclusão de alunos surdos, que a formação inicial e continuada dos professores não tem sido satisfatória quanto à preparação docente para esse tipo inclusão, que o intérprete de Libras tem um papel imprescindível na inclusão de surdos e que o guia apresentado se mostrou um recurso pertinente e contributivo na orientação do planejamento didático, favorecendo, por meio de cuidados, procedimentos e estratégias, a orientação do trabalho docente no âmbito da inclusão dos surdos em aulas de Ciências/Biologia.
- ItemA matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) Campos, Diéli de; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Blanco, Marília Bazan; Gomes, Maria Alexandra Oliveira; Coelho Neto, JoãoA Matemática está presente na vida das crianças desde muito cedo. No entanto, pesquisas apontam que elas apresentam dificuldades de aprendizagem nessa disciplina, considerada difícil pelos estudantes. Essa repulsão à Matemática pode estar relacionada a fatores que envolvem o ensino, bem como às dificuldades e aos transtornos na aprendizagem. Sendo assim, o professor necessita compreender algumas questões biológicas, como o conceito de Cognição Numérica, relativo à aprendizagem dos cálculos de adição e subtração. A Base Nacional Comum Curricular propõe uma articulação dos diversos campos da Matemática, de modo que os estudantes relacionem o mundo real aos conceitos matemáticos. Além disso, o documento estabelece unidades temáticas correlacionadas a habilidades para serem desenvolvidas no período do Ensino Fundamental. A unidade temática “números” engloba alguns objetos de conhecimento relacionados ao cálculo, desde o 1º até o 5º ano dessa etapa. A partir da identificação das produções científicas brasileiras destinadas ao ensino de adição e subtração nos anos iniciais do Ensino Fundamental, foi possível perceber a necessidade da utilização de materiais manipuláveis e do uso de jogos como estratégias de ensino desse conteúdo, bem como a necessidade da formação continuada para os professores que atuam nesse período escolar. Portanto, o objetivo geral deste trabalho é desenvolver um Manual Ilustrado, a partir do Modelo da Cognição Numérica, contendo atividades que auxiliem no ensino das operações de adição e subtração para alunos com dificuldades de aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O Manual Ilustrado foi implementado em um curso de capacitação on-line para professores da região de Cornélio Procópio, Estado do Paraná, Brasil e, posteriormente, foram analisadas as percepções dos participantes sobre o ensino da adição e subtração e a contribuição do conceito de Cognição Numérica para o ensino da Matemática. A partir da análise dos resultados, foi possível identificar que o curso contribuiu na teoria e na prática dos participantes, uma vez que possibilitou a troca de conhecimentos sobre as atividades propostas no Manual Ilustrado, que enfatiza o uso de materiais manipuláveis e jogos no ensino da adição e subtração.
- ItemA origem da vida na terra do ponto de vista da química pré-biótica: um estudo dirigido na perspectiva da história da ciência(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Moraes, Verônica Rodrigues de; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; http://lattes.cnpq.br/3796193323524023; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; Costa, Hawbertt Rocha; Araújo, Roberta Negrão deO surgimento da vida e sua evolução em nosso planeta, bem como as condições necessárias para o seu desenvolvimento, atraem o interesse dos acadêmicos e da comunidade científica mundial pertencente às mais diversas áreas do conhecimento. A presente dissertação tem como objetivo central desenvolver um Estudo Dirigido, para o tema Origem da vida, com ênfase na Química pré-biótica. Possui como objetivos específicos: trabalhar com a interdisciplinaridade entre a Química e a Biologia; Abordar a História da Ciência, no que diz respeito à compreensão de diferentes teorias para a Origem da vida; Promover a interação com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC); Realizar práticas experimentais e verificar a concepção dos participantes da pesquisa, quanto ao tema Origem da vida. Espera-se favorecer a ampliação do conhecimento dos futuros professores, sobre aspectos conceituais da Origem da vida, assim como aprofundar as discussões sobre os diferentes contextos e processos históricos que interferiram na construção do conhecimento científico deste tema. A implementação da Produção Técnica Educacional, ocorreu para estudantes de Química do Instituto Federal do Paraná - IFPR/Jacarezinho. O curso teve carga horária total de 12 horas, distribuídas em cinco encontros de duas horas, mais duas horas referentes às atividades de pesquisa. Durante a formação, foram realizadas discussões sobre o tema Origem da vida, pautadas em estudos científicos. Ocorreu o desenvolvimento de atividades envolvendo as TDIC, em especial a plataforma Canva, o software ArgusLab e a ferramenta Padlet, bem como foram engendradas práticas experimentais referentes à formação dos primeiros seres vivos. Essa pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa descritiva, a coleta de dados contou com dois questionários, um inicial e um final, para verificar as percepções dos estudantes sobre a temática em questão. A História da Ciência oportunizou aos estudantes expandirem seus conhecimentos conceituais, com base na Química pré-biótica, a partir do papel dos cientistas para o seu desenvolvimento. Foi possível aprofundar o tema de forma contextualizada, com menções a aspectos importantes que influenciaram as teorias sobre a Origem da vida. No que diz respeito às concepções dos estudantes, emergiram duas categorias, uma voltada para a concepção criacionista e outra mais condizente com o ponto de vista científico. O uso das TDIC facilitou a visualização dos conceitos químicos apresentados. O Estudo Dirigido, com o uso de fontes de conhecimento confiáveis, como artigos científicos, estimulou a curiosidade e atraiu o interesse dos acadêmicos. A atividade experimental contribuiu para a confirmação e compreensão de informações adquiridas nas aulas teóricas e foram importantes na formação de elos entre as concepções provenientes do cotidiano e os conceitos científicos, propiciando aos estudantes a oportunidade de ampliarem suas ideias ou então reestruturá-las. O Estudo Dirigido revelou-se uma estratégia pedagógica que pode nortear a abordagem do tema Origem da vida e contribuir para a formação científica dos futuros professores.
- ItemA perspectiva CTSA e o letramento científico na formação inicial de professores de biologia(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Cremasco, Patrícia Regina Pedro; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; http://lattes.cnpq.br/3796193323524023; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; Ohira, Márcio Akio; Lucas, Lucken BuenoA presente dissertação aborda a inserção da perspectiva CTSA em sala de aula no ensino de Biologia. Para tal, apresenta a análise da aplicação de uma proposta (curso de extensão) de formação inicial de professores envolvendo licenciandos em Biologia. Diante de necessidades formativas, uma proposta de formação pedagógica baseada no enfoque CTSA e com os Três Momentos Pedagógicos Delizoicov, Angotti, Pernambuco (2002) como organizadores, poderia contribuir para o Letramento Científico na formação inicial de professores de Biologia? Partindo de tal questão, o objetivo principal foi o de investigar a formação inicial de professores de Ciências Biológicas a partir da aplicação de uma proposta pedagógica com enfoque CTSA para o estudo sobre o uso de Agrotóxicos no Brasil. Os participantes foram alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade estadual situada no Paraná. A abordagem metodológica de pesquisa foi a qualitativa tendo como instrumentos de coleta de dados as avaliações diagnósticas iniciais, a atividade com textos formativos, a avaliação final e as entrevistas semiestruturadas. Para organização e análise dos dados, utilizamos a análise categorial livre que permitiu a fragmentação dos excertos e construção categorias. Dentre os principais resultados e discussões, evidencia que os licenciandos reconhecem a importância da inclusão da perspectiva CTSA nas aulas de Biologia. Os participantes desta pesquisa indicam que a formação inicial precisa oferecer subsídios para essa inserção por meio da discussão do currículo, do planejamento e das possibilidades metodológicas para desenvolver o estudo de temas geradores de prejuízos socioambientais na educação básica. Aliado a isso, percebe-se que os licenciandos admitem sentir insegurança de como desenvolver metodologicamente em sala de aula com os alunos e, assim, o curso contribuiu diretamente para a formação profissional ao discutir a inserção desses conteúdos por meio do uso da perspectiva CTSA.
- ItemA química verde e a aprendizagem significativa: uma proposta de abordagem alternativa para ensino de química verde(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) NARDOTTO, Rafael dos Santos; BERNARDELLI, Marlize Spagolla; http://lattes.cnpq.br/4262409170057795; LUCCAS, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; LUCCAS, Simone; CIRINO, Marcelo Maia; POLETTO, Rodrigo de SouzaA presente pesquisa partiu de questionamentos acerca da formação de estudantes dos cursos de Bacharelado em Ciências Biológicas, de como eles trabalham conceitos de Química na Educação Básica e principalmente, como a Química Verde pode contribuir significativamente como estratégia alternativa para a aprendizagem da Química. Dessa forma, analisou-se as possibilidades de ampliação deste conceito, contextualizando a aprendizagem da Química, como principal pressuposto teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa. Utilizou-se a pesquisa qualitativa de forma a compreender noções dos estudantes acerca do conceito da Química Verde. Na intervenção metodológica, os resultados da aplicação da Sequência Didática desenvolvida foram categorizados à luz da Análise Textual Discursiva, para trazer as evidencias da aplicação e organizar o conhecimento baseados nos mapas conceituais. O público alvo da pesquisa foi o curso de Bacharelado em Ciências Biológicas de um centro universitário da cidade de Ourinhos. Assim, percebe-se que a proposta possibilitou aos participantes uma considerável organização das noções do conceito apresentado, por meio dos mapas conceituais, transcrições dos relatos e atividades práticas, evidenciando que a aprendizagem dos participantes tiveram relativa correlação com a literatura. Constatou-se ainda que, por meio da proposta, ocorreram indícios da aprendizagem significativa e ampliação no tocante ao mapeamento conceitual e a Química Verde nos estudantes envolvidos. Conclui-se assim, que a pesquisa cumpriu o seu papel, propiciando indícios de aprendizagem, com repercussão positiva dentro do campus promovendo uma emplementação de projeto integrador e discussões acerca do aprendizado em Química.
- ItemA redação do ENEM: uma proposta de intervenção didática hospedada em ambiente virtual de aprendizagem(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) Souza, Carla Aparecida Nunes de; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; http://lattes.cnpq.br/7350484030070515; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; Ohuschi, Márcia Cristina Greco; Barros, Eliana Merlin Deganutti deA presente Dissertação é resultado de um estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) ofertado pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). A pesquisa configura-se como de abordagem qualitativa e de cunho interventivo. Fundamenta-se na pesquisa-ação, tendo em vista a problemática a partir da observação do contexto de sala de ula em que constatamos a necessidade de desenvolver/aprimorar as capacidades de linguagem para a produção textual da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), bem como de aprimorar nossa prática docente para o ensino de produção textual. Somado-se a essa problemática, vivenciamos a partir do ano de 2020 o contexto pandêmico, que exigiu de alguns segmentos da sociedade mudanças de posturas para o enfrentamento ao Coronavírus. Tal cenário evidenciou também a necessidade de metodologias que utilizassem plataformas virtuais como recursos para o ensino da escrita, visto que este passou a acontecer em grande parte por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Sendo assim, buscamos com a pesquisa respostas para a seguinte questão: como o aluno do ensino médio (EM) pode desenvolver capacidades de linguagem para a produção textual da redação do ENEM em um processo de ensino híbrido, que envolve a participação em uma sequência didática de gêneros (SDG) hospedada em um AVA? Os pressupostos teórico-metodológicos que norteiam esse trabalho ancoram-se nos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2009), e sua vertente didática fundamentada na metodologia das SDG (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; BARROS, 2020). Nosso objetivo propositivo como pesquisadora e professora da educação básica é elaborar uma SDG, hospedá-la em uma AVA, a fim de desenvolver capacidades de linguagem dos alunos para a produção da redação do ENEM. Tencionamos, ainda, contribuir para a ampliação da ação docente frente aos novos contextos educacionais (ensino híbrido, remoto e EAD). Para atingir o objetivo de pesquisa, primeiramente, realizamos a modelização do gênero redação do ENEM; em seguida, construímos uma SDG, a qual hospedamos em um AVA. A implementação da SDG/Curso ocorreu no segundo semestre de 2021, com alunos dos terceiros anos de um colégio da cidade de Andirá. As análises da implementação culminaram com o aprimoramento da SDG/Curso-piloto, transformando-a em produto técnico educacional (PTE), com orientações aos professores para a sua implementação. Os resultados indicam um aprimoramento nas capacidades de linguagem dos alunos para a produção da Redação do ENEM e também enriquecimento teórico-metodológico na professora-pesquisadora.
- ItemAlfabetização científica no ensino fundamental anos iniciais: uma sequência didática com experimentos botânicos(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Franco, Fabiane; Poletto, Rodrigo de Souza; http://lattes.cnpq.br/8774064317309922; Poletto, Rodrigo de Souza; Seixas, Fernando Manuel; Costa, Priscila Caroza Frasson; Affonso, Ana Lucia SurianiO ensino de Botânica é muito importante em todas as fases da escolarização, independente da idade dos alunos. Essa ciência pode aproximar os estudantes do meio em que vivem e explorar as interações, obtendo o entendimento relevante do papel da sociedade na natureza e, assim, formular novas perguntas e buscar respostas para compreender os fenômenos da natureza e articular o Ensino de Botânica com a intenção de aprender. Esta dissertação aborda o ensino de Botânica na perspectiva da Alfabetização Científica, por meio de experimentos para alunos do 2° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, visto que, entender os conceitos biológicos e se interessar pelo mundo dos seres vivos contribuem para as tomadas de decisões de cada indivíduo. Os conhecimentos Botânicos permitem ampliar os conhecimentos e construir o saber científico despertando a criticidade nos alunos. Para isso, foi sistematizada uma Sequência Didática com o objetivo de explicitar como as diferentes situações vivenciadas em sala de aula partindo da realidade dos alunos nos fornecem indícios da promoção da Alfabetização Científica nos anos inicias da escolarização. Os procedimentos metodológicos para o desenvolvimento desta pesquisa foram pautados nas noções investigativas que estão fundamentadas sob a abordagem qualitativa de pesquisa. A coleta de dados compreendeu as atividades avaliativas desenvolvidas, as quais foram analisadas à luz da Análise Textual Discursiva. Foi possível constatar que as atividades realizadas durante a Sequência Didática forneceram aos alunos um expressivo embasamento teórico com conhecimentos científicos sobre a Botânica. Diante do exposto, com base nos eixos estruturantes da Alfabetização Científica pudemos observar evidências de que a Alfabetização Científica está em construção e houve um fortalecimento da cultura científica escolar dentro da sala de aula.
- ItemAstronomia na educação especial: sequência de atividades baseadas no desenho universal para aprendizagem e nas múltiplas representações(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Silva, Karina Roberta da; Lucas, Lucken Bueno; http://lattes.cnpq.br/6908341698896083; Sanzovo, Daniel Trevisan; http://lattes.cnpq.br/6173596073595767; Sanzovo, Daniel Trevisan; http://lattes.cnpq.br/6173596073595767; Lucas, Lucken Bueno; http://lattes.cnpq.br/6908341698896083; Piratello, Marcus Vinicius Martinez; http://lattes.cnpq.br/3173086425883400; Costa, Priscila Caroza Frasson; http://lattes.cnpq.br/9835513802063995O presente trabalho parte da discussão sobre a diversidade encontrada dentro das salas de aula, considerando a particularidade de cada aluno em sua aprendizagem. A pesquisa teve por objetivo desenvolver uma Sequência de Atividades acerca do ensino de Astronomia, conteúdo específico das Estações do Ano, para os professores de Ciências do Ensino Fundamental - Anos Finais, vindo ao encontro da perspectiva do ensino, da formação de professores e do atendimento a demandas também do ensino de Astronomia.Para tanto, fundamentou-se nos referenciais do Desenho Universal para Aprendizagem e nas Múltiplas Representações, procurando auxiliar o professor a ministrar aulas de modo que contemple todos os participantes que estão inseridos no contexto da sala de aula, inclusive os alunos da Educação Especial. A pesquisa foi pautada pela abordagem qualitativa e seus dados obtidos por meio de aplicações de questionários e atividades realizadas por meio de curso de extensão, ofertado de forma remota. Os dados foram analisados segundo os pressupostos da Análise Textual Discursiva e geraram três categorias emergentes principais: (I) dificuldades encontradas para se trabalhar com alunos da Educação Especial, (II) visão docente acerca da importância das práticas inclusivas no contexto escolar e (III) visão docente acerca da aplicabilidade da Sequência de Atividades. Os dados indicam que a junção do Desenho Universal para Aprendizagem e as Múltiplas Representações se relacionam intrinsecamente, podendo contribuir de forma efetiva como ferramenta para o ensino, corroborando com o estudo da Astronomia, tão importante para o ensino da Ciência, por auxiliar na compreensão de fenômenos naturais, de forma a proporcionar uma reflexão sobre a influência que a mesma exerce no cotidiano e na nossa cultura. com espaços extra entre palavras etc.
- ItemAtividades de modelagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: procedimentos dos professores(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) PFAHL, Kelly Cristina Correia; SOUSA, Bárbara Nivalda Palharini Alvim; http://lattes.cnpq.br/5567036140487734; SOUSA, Bárbara Nivalda Palharini; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de; SOUZA, Elizabeth GomesNessa pesquisa temos por objetivo identificar os procedimentos de professores dos anos iniciais no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática e no planejamento docente com modelagem matemática. Frente à necessidade indicada em documentos oficiais, com referência ao uso de alternativas para o ensino de matemática, bem como às indicações da literatura no que tange à criação e disponibilização de materiais de orientação para professores, a pesquisa, de natureza qualitativa, está associada ao desenvolvimento de um produto educacional, um caderno de atividades de modelagem matemática desenvolvidas por professores que atuam nos anos iniciais. Dados empíricos foram coletados com 10 professores, no desenvolvimento de um curso de formação em modelagem matemática nos anos iniciais, por meio de gravações em vídeo e áudio, registros no chat das interações dos participantes, registros escritos dos professores participantes durante as atividades de modelagem matemática, registros do planejamento docente das atividades de modelagem matemática desenvolvidas pelos professores e respostas à questionários previamente estruturados acerca das reflexões proporcionadas pelas atividades formativas em relação à formação teórica em modelagem matemática, à formação por meio de atividades de modelagem matemática e ao planejamento com atividades de modelagem matemática para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. A análise dos dados coletados proporcionou a discussão de elementos das atividades de modelagem matemática planejadas pelos professores para desenvolvimento nos anos iniciais, em particular em relação à situação-problema da realidade, elaboração e uso dos modelos matemáticos e possibilidade de desenvolver atividades com os alunos. A pesquisa colabora, ainda, com um quadro teórico sobre itens associados ao planejamento de atividades de modelagem matemática para uso em ambientes escolares e as reflexões e implementação destes itens em uma prática de formação com implicações para a formação em modelagem matemática de professores dos anos iniciais.
- ItemAutoavaliação orientada: contribuições para a autorregulação do processo de aprendizagem(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Leite, Sandra Rodrigues; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; Luccas, Simone; Pereira, Patrícia Sândalo; Araújo, Roberta Negrão deDentre os procedimentos da avaliação formativa, a Autoavaliação é o objeto de interesse desta pesquisa, pois permite ao estudante constatar e julgar os resultados de sua aprendizagem, e o planejamento de intervenções. Ao considerar a importância da aprendizagem deste procedimento na formação inicial de professores, a presente pesquisa teve como questão investigativa: De que forma a autoavaliação pode ser considerada um procedimento avaliativo para o desenvolvimento da aprendizagem? À vista disso, fixou-se como objetivo geral investigar a viabilidade de um curso para estudantes de Pedagogia, cuja abordagem foi a autoavaliação e, consequentemente, a autorregulação para a promoção da aprendizagem. Definiu-se como objetivos específicos: realizar um estudo bibliográfico referente a avaliação, suas tipologias, os procedimentos avaliativos e as contribuições da autoavaliação; preparar um curso de formação para estudantes em formação inicial; aplicar o curso de formação para estudantes de Pedagogia; analisar os resultados e as contribuições do curso no processo de aprendizagem a partir das percepções dos estudantes. Na implementação do referido curso, utilizou-se como estratégia de ensino o modelo de Ensino Híbrido, o que contribuiu para aprendizagem da autoavaliação. A abordagem metodológica de pesquisa é de natureza qualitativa e de cunho bibliográfico. Recorreu-se à Revisão Sistemática de Literatura a fim de investigar artigos científicos brasileiros produzidos com relação a esse tema. A implementação do produto educacional ocorreu em uma das dependências da Universidade Estadual do Norte do Paraná, situada no município de Cornélio Procópio, Paraná, com 19 estudantes do curso de Pedagogia. Os dados coletados foram analisados e categorizados mediante os princípios da Análise Textual Discursiva. A partir dos resultados dessa pesquisa, observou-se que a autoavaliação orientada é um procedimento avaliativo que auxilia os estudantes na autorregulação de suas aprendizagens. Não se pode pensar em autoavaliação dissociada da autorregulação, já que esta oportuniza a busca de estratégias que favoreçam o desenvolvimento das atividades escolares.
- ItemAvaliação educacional e axiologia relacional pedagógica : uma proposta de formação para professores que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Sacardo, Milena; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; Luccas , Simone; Pereira , Ana Lúcia; Lucas, Lucken BuenoO ato avaliativo pertence aos seres humanos e se faz presente no cotidiano escolar. Documentos oficiais norteadores da educação, em aspecto nacional e estadual, apresentam a avaliação como um processo formativo qualitativo, cuja responsabilidade é atribuída ao professor, e possui a finalidade de investigar (in)satisfatoriedades dos processos de ensino e de aprendizagem. Vale destacar que autores que discutem a temática avaliativa, como (Luckesi (2018); e Carvalho e Gil-Pérez (2011), apontam fragilidades no processo de formação de professores no que diz respeito às avaliações. Devido à complexidade e relevância dessa temática, nesta pesquisa, buscou-se investigar quais valores relacionais poderiam ser evidenciados por professores que ensinavam Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mediante as suas participações em um curso de formação continuada/em serviço, pautado na Axiologia Relacional Pedagógica (ARP), com vistas à compreensão do processo da Avaliação Educacional. Com intuito de identificar os valores relacionais evidenciados por esses professores, as atividades propostas durante o curso foram analisadas à luz do instrumento analítico-axiológico de Lucas (2014) e mediante os fundamentos teóricos de Hadji (2001) e Zabala (1998). Por intermédio desse processo metodológico, foi possível notar que houve ampliação valorativa por parte das professoras participantes, pois as respostas delas indicaram que compreenderam o processo avaliativo na perspectiva axiológica. Com relação à Axiologia, as participantes compreenderam que não existe neutralidade no ambiente escolar, pois este é permeado por valores que, por sua vez, permeiam professores e alunos o tempo todo. Ao avaliar, o professor confere valor às produções dos alunos, expresso por uma “nota”, resultante de uma relação estabelecida entre eles, como apresenta a ARP. Além disso, o processo de análise dos dados permitiu detectar que os 5 valores relacionais que apresentaram maior incidência ao término do curso foram: finalidade da avaliação associada ao conhecimento aprendido pelo aluno; as relações/vínculo entre professor e aluno no processo avaliativo precisam ser consideras; a avaliação é um ato contínuo, sendo iniciada no primeiro dia letivo e encerrada no último dia; para os alunos a avaliação possui a finalidade de sinalizar se o alcance do aprendizado do conteúdo foi satisfatório ou não e as avaliações precisam priorizar o que é de conhecimento do aluno, considerando o que foi aprendido e o que consegue realizar, por meio de atividades que ele saiba como proceder. Nesse sentido, conclui-se que o curso favoreceu a compreensão da avaliação educacional, suas tipologias e finalidades, bem como do processo valorativo que envolve esse contexto e que, geralmente, apresenta-se implícito nas discussões. Além do mais, ele propiciou momentos de reflexões, trocas de experiências e formação adequada a respeito da avaliação educacional e de questões axiológicas.
- ItemAxiologia relacional pedagógica como fundamento para a avaliação em fases(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) BATISTA, Márcia; LUCAS, Lucken Bueno; http://lattes.cnpq.br/6908341698896083; LUCAS, Lucken Bueno; ARAMAN, Eliane Maria de Oliveira; LUCCAS, SimoneEsta pesquisa teve como objetivo investigar possíveis contribuições da Axiologia Relacional Pedagógica em uma proposta de formação continuada/em serviço de professores do Ensino Fundamental, tendo como suporte a avaliação em fases, para entender o processo de avaliação da aprendizagem. Para tanto, foi sistematizado um curso de formação docente, pautado no exemplar da “avaliação em fases”, tendo a Axiologia Relacional Pedagógica como guia teórico para sua organização e fundamentação. Constituiu-se como questão norteadora da pesquisa: Quais valores relacionais podem ser evidenciados em um curso de formação continuada/em serviço pautado na compreensão axiológica da avaliação em fases no âmbito do Ensino Fundamental? Assim, mediante fundamentos metodológicos qualitativos, foram realizados procedimentos de revisão de fontes bibliográficas, sistematização e aplicação de um curso, sendo o corpus de dados constituído por transcrições de atividades (questionários) propostas na intervenção. Os dados, analisados com base em um Instrumento Analítico Axiológico, geraram uma lista de valores relacionais dos participantes acerca da avaliação da aprendizagem. Na lista, ficou evidente que a avaliação revela a qualidade da realidade (que é a produção do aluno); que conhecer a qualidade da produção do aluno possibilita ao professor tomar decisões; que o direcionamento do professor é nítido no processo avaliativo; que a avaliação possibilita ao professor manifestar valores éticos, sociais e pedagógicos, além de desenvolver uma consciência axiológica capaz estabelecer relações positivas entre o ensino, a aprendizagem e o conhecimento; que a avaliação tem como finalidade a construção de uma relação de confiança fundamentada na comunicação, sendo o juízo de valor final (nota) resultado dela; e que a Axiologia Relacional Pedagógica contribui para a compreensão de que os valores estão presentes na escola, nas salas de aula e nas avaliações, gerando a percepção, nos cursistas, de que avaliar significa atribuir valor, mas que esse processo é intimamente relacional, ou seja, resulta da corresponsabilidade constituída entre eles e os alunos, sobre o conhecimento escolar.
- ItemCaracterização do interesse por atividades Maker em professores participantes de um curso para o ensino de ciências(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) RETAMERO, Viviane Neves Machado; ARRUDA, Sergio de Mello; http://lattes.cnpq.br/3162292964889276; ARRUDA, Sergio de Mello; URBANO, Alexandre; PASSOS, Marinez MeneghelloPesquisas sobre o interesse estão presentes na Educação há muito tempo. No entanto, nas últimas décadas, estudos mais recentes têm apresentado definições diferentes e resultados relevantes sobre o tema. O interesse tem se mostrado essencial para o ensino e para a aprendizagem. Assim, conhecendo a importância deste assunto, a presente pesquisa investigou o interesse de quatro professores que participaram de um curso sobre atividades Maker para o Ensino de Ciências. Após esta participação, analisamos, qualitativamente, as entrevistas gravadas com estes cursistas para caracterizar seu interesse pelas atividades Maker. Inspirados nas conceituações oferecidas pelo Modelo de Desenvolvimento do Interesse (MDI) de Hidi e Renninger (2006), identificamos os elementos responsáveis por acionar e manter o interesse dos participantes durante o curso. Os dados coletados levaram-nos a elaborar cinco categorias de análise: Gatilhos Motivacionais; Conexão; Aprendizagem; Avaliação e Aplicação, nas quais foi possível acomodar os dezesseis elementos característicos do interesse destes participantes. Os elementos foram: Acessibilidade; Autonomia; Busca por Conhecimento; Competência; Identificação; Importância; Interação Social; Metotologia; Necessidade; Novidade; Persistência; Postura; Reconhecimento; Reflexão; Satisfação e Utilidade. Com base nestas movimentações metodológicas, concluímos que, de forma diferente, os quatro docentes do estudo tiveram interesse pelas atividades Maker. Além disso, percebemos que elementos relacionados à identificação pessoal com o assunto e à metodologia das atividades parecem ter sido os mais influentes, tanto no acionamento, quanto na manutenção do interesse. Com isso, acreditamos que a Produção Técnica Educacional (PTE) elaborada em conjunto com esta pesquisa poderá continuar estimulando o interesse dos professores por atividades Maker para o ensino de Ciências.
- ItemCarta de reclamação como objeto de ensino de Língua Portuguesa: prática de escrita cidadã(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Corrêa, Samandra de Andrade; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; http://lattes.cnpq.br/0263644351545918; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Manzoni, Rosa Maria; Striquer, Marilúcia dos Santos DomingosEsta dissertação apresenta uma pesquisa desenvolvida no Programa de PósGraduação em Ensino (PPGEN), na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). A pesquisa parte de uma abordagem qualitativa (FLICK, 2013) e ancora-se na problemática da prática da escrita no contexto escolar. Fundamenta-se nos estudos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2009), buscando abordar a problema evidenciado por meio da metodologia das sequências didáticas de gêneros (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2013; BARROS, 2020), tendo como objeto unificador o gênero ―carta de reclamação‖. Sendo assim, o objetivo deste estudo é validar a elaboração da sequência didática da carta de reclamação, textualizada em um Caderno Pedagógico, a partir do confronto com os princípios teóricos da SDG e da avaliação de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, Anos Finais. Os participantes da pesquisa são sete professores de Língua Portuguesa, que atuam no Ensino Fundamental, Anos finais, da rede pública de ensino. Na etapa inicial do trabalho, buscamos evidenciar a problemática em torno da prática da escrita e sistematizamos um plano de ação para auxiliar na resolução desse problema. Na sequência, realizamos uma pesquisa exploratória sobre o gênero ―carta de reclamação‖, a fim de trazer à tona as dimensões ensináveis desse objeto. Para tanto, o gênero é alvo de estudos bibliográficos e de uma análise documental, tendo como corpus textos representativos do gênero coletados em diversos meios. Em seguida, planificamos e elaboramos uma sequência didática, a qual é submetida a dois processos de validação: confronto com os princípios teóricos e avaliação dos professores. São instrumentos de geração de dados para a análise, os questionários respondidos pelos professores e o próprio Caderno Pedagógico que contém a sequência didática do gênero ―carta de reclamação‖. Os resultados apontam que os princípios teóricos que embasam a metodologia das sequências didáticas de gêneros precisam ser divulgados com maior amplitude. Além disso, a sequência didática de gênero da carta de reclamação é uma ferramenta que pode ser implementada nas aulas de Língua Portuguesa e contribui com a formação dos alunos enquanto cidadãos para que possam agir criticamente por meio da prática da escrita. Dessa forma, esperamos contribuir com os construtos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo e com a formação docente.