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- ItemA criança autista na escola regular: olhares de professores de uma escola de ensino fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Firmino, Ana Paula da Silva; Passos, Marinez Meneghello Passos; http://lattes.cnpq.br/3275252597631249; Passos, Marinez Meneghello; Passos, Angela Meneghello; Arruda , Sérgio de MeloAs discussões envolvendo o tema inclusão escolar ganharam papel de destaque no final do século XX, sendo um dos grandes desafios atualmente, devido aos avanços na legislação nacional sobre a política de Educação Especial. Acreditamos que a ação positiva da escola está diretamente relacionada com a promoção do desenvolvimento infantil, fazendo-se necessárias discussões que levem a reflexões sobre o tema da inclusão e sobre as práticas pedagógicas relacionadas a este tema. A presente pesquisa foi realizada com a intenção de investigar a relação dos sujeitos com a profissão docente, em especial a relação com crianças autistas na sala de aula regular. Nesse sentido, nos propusemos a responder a seguinte questão de pesquisa: Quais saberes os professores desenvolveram a respeito do autismo, do ensino e da aprendizagem de crianças autistas? As coletas de dados foram realizadas por meio de entrevistas com quatro professoras que foram convidadas a responder quatro perguntas: 1) O que você pensa sobre autismo? Conte-me sua experiência de forma pessoal, profissional e o que espera que as crianças autistas consigam realizar; 2) O que você pensa sobre o processo de formação de professores referente à Educação Inclusiva? 3) Qual sua opinião sobre o processo de inclusão na escola regular? 4) O que a professora pensa sobre Educação Inclusiva? As respostas dadas pelas professoras, completadas por meio de explicações promovidas por uma especialista em autismo da APAE e o depoimento de duas mães de crianças autistas, permitiu-nos a elaboração de um podcast sobre o assunto, sendo ele a produção técnica educacional relativa ao mestrado profissional realizado. Com relação à nossa questão investigativa, pudemos evidenciar, por meio das respostas dadas à Pergunta 1, que as professoras desenvolveram diversos saberes sobre o autismo, sobre o ensino e a aprendizagem de crianças autistas. Mais especificamente, P2 foi quem mais falou na Pergunta 1, seguida de P4, P3, P5 e P1. Todas as professoras apresentaram falas relacionadas ao Conteúdo e ao Ensino, que são duas das categorias assumidas a priori. As professoras P1, P3 e P5 não apresentaram falas relacionadas à Aprendizagem (nossa terceira categoria). Também podemos ver que a categoria Ensino foi a que teve maior incidência de falas (58%).
- ItemA matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) Campos, Diéli de; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Blanco, Marília Bazan; Gomes, Maria Alexandra Oliveira; Coelho Neto, JoãoA Matemática está presente na vida das crianças desde muito cedo. No entanto, pesquisas apontam que elas apresentam dificuldades de aprendizagem nessa disciplina, considerada difícil pelos estudantes. Essa repulsão à Matemática pode estar relacionada a fatores que envolvem o ensino, bem como às dificuldades e aos transtornos na aprendizagem. Sendo assim, o professor necessita compreender algumas questões biológicas, como o conceito de Cognição Numérica, relativo à aprendizagem dos cálculos de adição e subtração. A Base Nacional Comum Curricular propõe uma articulação dos diversos campos da Matemática, de modo que os estudantes relacionem o mundo real aos conceitos matemáticos. Além disso, o documento estabelece unidades temáticas correlacionadas a habilidades para serem desenvolvidas no período do Ensino Fundamental. A unidade temática “números” engloba alguns objetos de conhecimento relacionados ao cálculo, desde o 1º até o 5º ano dessa etapa. A partir da identificação das produções científicas brasileiras destinadas ao ensino de adição e subtração nos anos iniciais do Ensino Fundamental, foi possível perceber a necessidade da utilização de materiais manipuláveis e do uso de jogos como estratégias de ensino desse conteúdo, bem como a necessidade da formação continuada para os professores que atuam nesse período escolar. Portanto, o objetivo geral deste trabalho é desenvolver um Manual Ilustrado, a partir do Modelo da Cognição Numérica, contendo atividades que auxiliem no ensino das operações de adição e subtração para alunos com dificuldades de aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O Manual Ilustrado foi implementado em um curso de capacitação on-line para professores da região de Cornélio Procópio, Estado do Paraná, Brasil e, posteriormente, foram analisadas as percepções dos participantes sobre o ensino da adição e subtração e a contribuição do conceito de Cognição Numérica para o ensino da Matemática. A partir da análise dos resultados, foi possível identificar que o curso contribuiu na teoria e na prática dos participantes, uma vez que possibilitou a troca de conhecimentos sobre as atividades propostas no Manual Ilustrado, que enfatiza o uso de materiais manipuláveis e jogos no ensino da adição e subtração.
- ItemA origem da vida na terra do ponto de vista da química pré-biótica: um estudo dirigido na perspectiva da história da ciência(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Moraes, Verônica Rodrigues de; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; http://lattes.cnpq.br/3796193323524023; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; Costa, Hawbertt Rocha; Araújo, Roberta Negrão deO surgimento da vida e sua evolução em nosso planeta, bem como as condições necessárias para o seu desenvolvimento, atraem o interesse dos acadêmicos e da comunidade científica mundial pertencente às mais diversas áreas do conhecimento. A presente dissertação tem como objetivo central desenvolver um Estudo Dirigido, para o tema Origem da vida, com ênfase na Química pré-biótica. Possui como objetivos específicos: trabalhar com a interdisciplinaridade entre a Química e a Biologia; Abordar a História da Ciência, no que diz respeito à compreensão de diferentes teorias para a Origem da vida; Promover a interação com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC); Realizar práticas experimentais e verificar a concepção dos participantes da pesquisa, quanto ao tema Origem da vida. Espera-se favorecer a ampliação do conhecimento dos futuros professores, sobre aspectos conceituais da Origem da vida, assim como aprofundar as discussões sobre os diferentes contextos e processos históricos que interferiram na construção do conhecimento científico deste tema. A implementação da Produção Técnica Educacional, ocorreu para estudantes de Química do Instituto Federal do Paraná - IFPR/Jacarezinho. O curso teve carga horária total de 12 horas, distribuídas em cinco encontros de duas horas, mais duas horas referentes às atividades de pesquisa. Durante a formação, foram realizadas discussões sobre o tema Origem da vida, pautadas em estudos científicos. Ocorreu o desenvolvimento de atividades envolvendo as TDIC, em especial a plataforma Canva, o software ArgusLab e a ferramenta Padlet, bem como foram engendradas práticas experimentais referentes à formação dos primeiros seres vivos. Essa pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa descritiva, a coleta de dados contou com dois questionários, um inicial e um final, para verificar as percepções dos estudantes sobre a temática em questão. A História da Ciência oportunizou aos estudantes expandirem seus conhecimentos conceituais, com base na Química pré-biótica, a partir do papel dos cientistas para o seu desenvolvimento. Foi possível aprofundar o tema de forma contextualizada, com menções a aspectos importantes que influenciaram as teorias sobre a Origem da vida. No que diz respeito às concepções dos estudantes, emergiram duas categorias, uma voltada para a concepção criacionista e outra mais condizente com o ponto de vista científico. O uso das TDIC facilitou a visualização dos conceitos químicos apresentados. O Estudo Dirigido, com o uso de fontes de conhecimento confiáveis, como artigos científicos, estimulou a curiosidade e atraiu o interesse dos acadêmicos. A atividade experimental contribuiu para a confirmação e compreensão de informações adquiridas nas aulas teóricas e foram importantes na formação de elos entre as concepções provenientes do cotidiano e os conceitos científicos, propiciando aos estudantes a oportunidade de ampliarem suas ideias ou então reestruturá-las. O Estudo Dirigido revelou-se uma estratégia pedagógica que pode nortear a abordagem do tema Origem da vida e contribuir para a formação científica dos futuros professores.
- ItemA redação do ENEM: uma proposta de intervenção didática hospedada em ambiente virtual de aprendizagem(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) Souza, Carla Aparecida Nunes de; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; http://lattes.cnpq.br/7350484030070515; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; Ohuschi, Márcia Cristina Greco; Barros, Eliana Merlin Deganutti deA presente Dissertação é resultado de um estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) ofertado pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). A pesquisa configura-se como de abordagem qualitativa e de cunho interventivo. Fundamenta-se na pesquisa-ação, tendo em vista a problemática a partir da observação do contexto de sala de ula em que constatamos a necessidade de desenvolver/aprimorar as capacidades de linguagem para a produção textual da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), bem como de aprimorar nossa prática docente para o ensino de produção textual. Somado-se a essa problemática, vivenciamos a partir do ano de 2020 o contexto pandêmico, que exigiu de alguns segmentos da sociedade mudanças de posturas para o enfrentamento ao Coronavírus. Tal cenário evidenciou também a necessidade de metodologias que utilizassem plataformas virtuais como recursos para o ensino da escrita, visto que este passou a acontecer em grande parte por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Sendo assim, buscamos com a pesquisa respostas para a seguinte questão: como o aluno do ensino médio (EM) pode desenvolver capacidades de linguagem para a produção textual da redação do ENEM em um processo de ensino híbrido, que envolve a participação em uma sequência didática de gêneros (SDG) hospedada em um AVA? Os pressupostos teórico-metodológicos que norteiam esse trabalho ancoram-se nos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2009), e sua vertente didática fundamentada na metodologia das SDG (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; BARROS, 2020). Nosso objetivo propositivo como pesquisadora e professora da educação básica é elaborar uma SDG, hospedá-la em uma AVA, a fim de desenvolver capacidades de linguagem dos alunos para a produção da redação do ENEM. Tencionamos, ainda, contribuir para a ampliação da ação docente frente aos novos contextos educacionais (ensino híbrido, remoto e EAD). Para atingir o objetivo de pesquisa, primeiramente, realizamos a modelização do gênero redação do ENEM; em seguida, construímos uma SDG, a qual hospedamos em um AVA. A implementação da SDG/Curso ocorreu no segundo semestre de 2021, com alunos dos terceiros anos de um colégio da cidade de Andirá. As análises da implementação culminaram com o aprimoramento da SDG/Curso-piloto, transformando-a em produto técnico educacional (PTE), com orientações aos professores para a sua implementação. Os resultados indicam um aprimoramento nas capacidades de linguagem dos alunos para a produção da Redação do ENEM e também enriquecimento teórico-metodológico na professora-pesquisadora.
- ItemAlfabetização científica no ensino fundamental anos iniciais: uma sequência didática com experimentos botânicos(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Franco, Fabiane; Poletto, Rodrigo de Souza; http://lattes.cnpq.br/8774064317309922; Poletto, Rodrigo de Souza; Seixas, Fernando Manuel; Costa, Priscila Caroza Frasson; Affonso, Ana Lucia SurianiO ensino de Botânica é muito importante em todas as fases da escolarização, independente da idade dos alunos. Essa ciência pode aproximar os estudantes do meio em que vivem e explorar as interações, obtendo o entendimento relevante do papel da sociedade na natureza e, assim, formular novas perguntas e buscar respostas para compreender os fenômenos da natureza e articular o Ensino de Botânica com a intenção de aprender. Esta dissertação aborda o ensino de Botânica na perspectiva da Alfabetização Científica, por meio de experimentos para alunos do 2° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, visto que, entender os conceitos biológicos e se interessar pelo mundo dos seres vivos contribuem para as tomadas de decisões de cada indivíduo. Os conhecimentos Botânicos permitem ampliar os conhecimentos e construir o saber científico despertando a criticidade nos alunos. Para isso, foi sistematizada uma Sequência Didática com o objetivo de explicitar como as diferentes situações vivenciadas em sala de aula partindo da realidade dos alunos nos fornecem indícios da promoção da Alfabetização Científica nos anos inicias da escolarização. Os procedimentos metodológicos para o desenvolvimento desta pesquisa foram pautados nas noções investigativas que estão fundamentadas sob a abordagem qualitativa de pesquisa. A coleta de dados compreendeu as atividades avaliativas desenvolvidas, as quais foram analisadas à luz da Análise Textual Discursiva. Foi possível constatar que as atividades realizadas durante a Sequência Didática forneceram aos alunos um expressivo embasamento teórico com conhecimentos científicos sobre a Botânica. Diante do exposto, com base nos eixos estruturantes da Alfabetização Científica pudemos observar evidências de que a Alfabetização Científica está em construção e houve um fortalecimento da cultura científica escolar dentro da sala de aula.
- ItemAstronomia na educação especial: sequência de atividades baseadas no desenho universal para aprendizagem e nas múltiplas representações(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Silva, Karina Roberta da; Lucas, Lucken Bueno; http://lattes.cnpq.br/6908341698896083; Sanzovo, Daniel Trevisan; http://lattes.cnpq.br/6173596073595767; Sanzovo, Daniel Trevisan; http://lattes.cnpq.br/6173596073595767; Lucas, Lucken Bueno; http://lattes.cnpq.br/6908341698896083; Piratello, Marcus Vinicius Martinez; http://lattes.cnpq.br/3173086425883400; Costa, Priscila Caroza Frasson; http://lattes.cnpq.br/9835513802063995O presente trabalho parte da discussão sobre a diversidade encontrada dentro das salas de aula, considerando a particularidade de cada aluno em sua aprendizagem. A pesquisa teve por objetivo desenvolver uma Sequência de Atividades acerca do ensino de Astronomia, conteúdo específico das Estações do Ano, para os professores de Ciências do Ensino Fundamental - Anos Finais, vindo ao encontro da perspectiva do ensino, da formação de professores e do atendimento a demandas também do ensino de Astronomia.Para tanto, fundamentou-se nos referenciais do Desenho Universal para Aprendizagem e nas Múltiplas Representações, procurando auxiliar o professor a ministrar aulas de modo que contemple todos os participantes que estão inseridos no contexto da sala de aula, inclusive os alunos da Educação Especial. A pesquisa foi pautada pela abordagem qualitativa e seus dados obtidos por meio de aplicações de questionários e atividades realizadas por meio de curso de extensão, ofertado de forma remota. Os dados foram analisados segundo os pressupostos da Análise Textual Discursiva e geraram três categorias emergentes principais: (I) dificuldades encontradas para se trabalhar com alunos da Educação Especial, (II) visão docente acerca da importância das práticas inclusivas no contexto escolar e (III) visão docente acerca da aplicabilidade da Sequência de Atividades. Os dados indicam que a junção do Desenho Universal para Aprendizagem e as Múltiplas Representações se relacionam intrinsecamente, podendo contribuir de forma efetiva como ferramenta para o ensino, corroborando com o estudo da Astronomia, tão importante para o ensino da Ciência, por auxiliar na compreensão de fenômenos naturais, de forma a proporcionar uma reflexão sobre a influência que a mesma exerce no cotidiano e na nossa cultura. com espaços extra entre palavras etc.
- ItemAvaliação educacional e axiologia relacional pedagógica : uma proposta de formação para professores que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Sacardo, Milena; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; Luccas , Simone; Pereira , Ana Lúcia; Lucas, Lucken BuenoO ato avaliativo pertence aos seres humanos e se faz presente no cotidiano escolar. Documentos oficiais norteadores da educação, em aspecto nacional e estadual, apresentam a avaliação como um processo formativo qualitativo, cuja responsabilidade é atribuída ao professor, e possui a finalidade de investigar (in)satisfatoriedades dos processos de ensino e de aprendizagem. Vale destacar que autores que discutem a temática avaliativa, como (Luckesi (2018); e Carvalho e Gil-Pérez (2011), apontam fragilidades no processo de formação de professores no que diz respeito às avaliações. Devido à complexidade e relevância dessa temática, nesta pesquisa, buscou-se investigar quais valores relacionais poderiam ser evidenciados por professores que ensinavam Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mediante as suas participações em um curso de formação continuada/em serviço, pautado na Axiologia Relacional Pedagógica (ARP), com vistas à compreensão do processo da Avaliação Educacional. Com intuito de identificar os valores relacionais evidenciados por esses professores, as atividades propostas durante o curso foram analisadas à luz do instrumento analítico-axiológico de Lucas (2014) e mediante os fundamentos teóricos de Hadji (2001) e Zabala (1998). Por intermédio desse processo metodológico, foi possível notar que houve ampliação valorativa por parte das professoras participantes, pois as respostas delas indicaram que compreenderam o processo avaliativo na perspectiva axiológica. Com relação à Axiologia, as participantes compreenderam que não existe neutralidade no ambiente escolar, pois este é permeado por valores que, por sua vez, permeiam professores e alunos o tempo todo. Ao avaliar, o professor confere valor às produções dos alunos, expresso por uma “nota”, resultante de uma relação estabelecida entre eles, como apresenta a ARP. Além disso, o processo de análise dos dados permitiu detectar que os 5 valores relacionais que apresentaram maior incidência ao término do curso foram: finalidade da avaliação associada ao conhecimento aprendido pelo aluno; as relações/vínculo entre professor e aluno no processo avaliativo precisam ser consideras; a avaliação é um ato contínuo, sendo iniciada no primeiro dia letivo e encerrada no último dia; para os alunos a avaliação possui a finalidade de sinalizar se o alcance do aprendizado do conteúdo foi satisfatório ou não e as avaliações precisam priorizar o que é de conhecimento do aluno, considerando o que foi aprendido e o que consegue realizar, por meio de atividades que ele saiba como proceder. Nesse sentido, conclui-se que o curso favoreceu a compreensão da avaliação educacional, suas tipologias e finalidades, bem como do processo valorativo que envolve esse contexto e que, geralmente, apresenta-se implícito nas discussões. Além do mais, ele propiciou momentos de reflexões, trocas de experiências e formação adequada a respeito da avaliação educacional e de questões axiológicas.
- ItemContribuição da aprendizagem significativa para o ensino de alunos com deficiência intelectual leve(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Andrade , Regiane Cardoso de; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Sousa, Bárbara Nivalda Palharini Alvim; http://lattes.cnpq.br/5567036140487734; Sousa , Bárbara Nivalda Palharini Alvim; http://lattes.cnpq.br/5567036140487734; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Rosa, Cleci Teresinha Werner da; http://lattes.cnpq.br/2811799682690860; Araujo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver e implementar um curso de formação continuada para professores com intuito de propor estratégias e instrumentos facilitadores da Aprendizagem Significativa para o ensino de alunos com deficiência intelectual leve, na perspectiva da Educação Inclusiva. A partir dos pressupostos teóricos da Aprendizagem Significativa, foi desenhado o Curso de Formação Continuada “Contribuições da Aprendizagem Significativa para o ensino de alunos com deficiência intelectual leve”, que consistiu no produto Técnico-Tecnológico decorrente da pesquisa sobre a Teoria de Aprendizagem Significativa e alunos com Deficiência Intelectual Leve. Os dados foram coletados com participantes que atuam na docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental de um Município, localizado no Sul do Brasil. Neste contexto, foram evidenciados conhecimentos prévios associados ao desenvolvimento da Aprendizagem Significativa e conhecimentos desenvolvidos a partir da formação proporcionada. Registros escritos, áudios gravados e respostas a questionários previamente estruturados visaram respaldar o processo de análise qualitativa de dados, tendo como norte os pressupostos da Análise Textual Discursiva. Os resultados foram delineados a partir da estruturação de Categorias a priori, perfil dos/as participantes, seus conhecimentos prévios, avaliação e análise quanto à formação continuada que tenham, bem como de Categorias a posteriori que emergiram dos dados coletados, mapas conceituais. Em síntese, os resultados indicaram que o Curso de Formação Continuada proposto e experenciado, promoveu contribuições da Teoria da Aprendizagem Significativa para o ensino de alunos com Deficiência Intelectual; colaborou para a aprendizagem das participantes, propiciando conhecimento sobre novas formas de ensinar, com estratégias diversificadas e trocas de experiências consideradas fundamentais para a formação docente.
- ItemDesenvolvimento das competências estatística a partir da educação estatística crítica: investigação de atividades no ensino superior(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) Nunes, Agnaldo Batista; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; http://lattes.cnpq.br/3796193323524023; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; http://lattes.cnpq.br/3796193323524023; Moraes, João Carlos Pereira de; http://lattes.cnpq.br/5624816456388130; Coelho Neto, João ; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534De modo geral, a aprendizagem de Estatística no Ensino Superior enfatiza aspectos mais técnicos e operacionais desvinculados do cotidiano dos alunos. A Educação Estatística traz uma aprendizagem centrada numa postura investigativa, reflexiva e crítica, focada em três importantes competências: a literacia, o raciocínio e o pensamento estatístico. Esta pesquisa teve como objetivo investigar o desenvolvimento de competências da Educação Estatística, a saber o Letramento, Raciocínio e o Pensamento a partir da perspectiva da Educação Estatística Crítica, por meio de um caderno de atividades. Por conta da Pandemia, as atividades foram inseridas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle®. Priorizamos atividades dentro da perspectiva da Educação Estatística Crítica por entender que, ao propor ações voltadas a essa vertente, o aluno cria possibilidades para o desenvolvimento da competência crítica, pois valoriza o diálogo e a reflexão a partir das situações apresentadas em contextos reais da sociedade. As atividades foram desenvolvidas através de um curso de extensão com os alunos do Ensino Superior, oriundos de diversos cursos de uma faculdade particular da cidade de Cornélio Procópio, Paraná. O curso foi constituído de 30 horas, sendo 5 horas de encontros síncronos (Google Meet®) para a explanação, reflexão e diálogo entre alunos e 25 horas assíncronos (AVA) para a realização das atividades. Nossa pesquisa está dentro do contexto qualitativo, pois os registros escritos na plataforma AVA Moodle® foram analisados e interpretados, utilizando-se como metodologia a análise a partir da intepretação dos registros apresentados pelos alunos no desenvolvimento das atividades disponibilizadas no ambiente virtual, apoiando-se nas dimensões letramento, pensamento e raciocínio estatístico. Nos encontros síncronos, praticamente não houve registro com relação aos diálogos e discussões das atividades realizadas. As análises demonstraram que o caderno da atividade contribuiu para o desenvolvimento do letramento, pensamento e raciocínio, pois os estudantes trabalharam com dados reais os conceitos básicos de Estatística dentro de um contexto próprio onde estavam inseridos, puderam criticar as informações e os dados apresentados, interpretar, analisar e emitir considerações acerca deles.
- ItemDireito e inclusão: reflexões acerca de suas possibilidades no ensino(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) Silva, Tiago Marinho da; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Coelho Neto, João; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534; Coelho Neto, João; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Alves, Adriana Gomes; http://lattes.cnpq.br/6495915655298176; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379Analisando a necessidade e a dificuldade no dia a dia escolar na orientação dos docentes sobre as legislações, orientações, resoluções, deliberações e instruções normativas que norteiam os Transtornos Funcionais Específicos, identificou-se que as documentações encontram-se de maneira esparsa nas páginas oficiais, gerando uma dificuldade na localização e compreensão nos termos jurídicos. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi desenvolver um website para auxiliar no que tange às legislações para os Transtornos Funcionais Específicos, visando a maximizar o ensino dessa temática. Neste sentido, os encaminhamentos metodológicos foram o da abordagem qualitativa, visando a analisar a perceção dos profissionais, por meio da validação inicial do produto e dos professores no que tange à abordagem contextualizada no website por meio de um curso de capacitação de professores que atuam preferencialmente com alunos com estes tipos de transtorno. Como resultados, vislumbrou-se que o website desenvolvido auxilia na abordagem de professores, gestores e interessados sobre os Transtornos Funcionais Específicos, considerando, também, a legislação e os conteúdos distribuídos no website e deixou evidente sua praticidade na rotina escolar com material de fácil acesso disposto em seu aporte teórico, com conteúdos de forma clara e didática, proporcionando o aprofundamento do conhecimento.
- ItemE-arte: oficinas de educação ambiental e as linguagens artísticas para os anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Miranda, Ana Emanuele Utida de; Costa, Priscila Caroza Frasson; http://lattes.cnpq.br/9835513802063995Este Roteiro de Oficinas é parte do Produto Educacional desenvolvido no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Cornélio Procópio, somando-se à Dissertação intitulada “Oficinas de Educação Ambiental e as Linguagens Artísticas: Uma Proposta De Ensino De Educação Ambiental com abordagem CTSA para estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-ensino. Ele traz uma proposta didática sobre Educação Ambiental Emancipatória, com enfoque na Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) por meio da arte e suas linguagens, visando o trabalho com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tal proposta foi implementada em uma escola municipal do Norte do Paraná, organizada em cinco oficinas/encontros, realizados uma vez por semana, com duração de quatro horas cada. Os temas abordados foram escolhidos por meio do que observamos em sala de aula e das indicações que recebemos da comunidade escolar, privilegiando o foco em questões socioambientais presentes no cotidiano dos estudantes. Assim, contemplamos as seguintes temáticas: Conhecer o ambiente em que se vive; Separação de resíduos sólidos e coleta seletiva feita pelo moradores do município de Santa Amélia - Paraná; Mudanças climáticas e os efeitos na agricultura, que é base econômica do município; Preservação do Rio Laranjinha (Santa Amélia – Paraná); e Patrimônio cultural indígena. A partir dessa definição, realizamos o levantamento dos conteúdos disponíveis no Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP), condizentes com o ensino de Ciências e Arte para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com o intuito de promover entre os estudantes a Educação Ambiental Emancipatória com enfoque na CTSA, de maneira ativa, reflexiva, argumentativa, criativa e transformadora. Dessa maneira, as atividades de Ciências são sistematizadas e vivenciadas por meio das linguagens artísticas, com uma organização metodológica baseada na Proposta Triangular de Ensino da Arte. Tal abordagem favorece a ampliação de fronteiras culturais e interdisciplinares, por meio de três Querido(a) professor(a)! 03 eixos estruturantes: apreciar, contextualizar e produzir. Esses eixos se interrelacionam e são transitivos, sem uma ordenação específica. Já as linguagens artísticas que intermedeiam as oficinas são: artes visuais, música, artes cênicas e dança. Depois de defini-las, recorremos novamente ao CREP para um levantamento dos conteúdos de Arte capazes de se acomodar em nossa proposta e auxiliar na abordagem das temáticas socioambientais das oficinas. Vale destacar que consideramos o CREP para estabelecer os conteúdos das oficinas por termos implementado a proposta em uma escola paranaense. Todavia, salientamos que o referido documento foi construído com base nas orientações normativas nacionais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, todas as atividades aqui dispostas podem ser adaptadas de acordo com a sua realidade local e com a etapa de formação dos seus alunos. Enfim, para melhor organização do Produto, o dividimos em dois momentos: no primeiro momento, disponibilizamos um arcabouço teórico referente à Educação Ambiental Emancipatória, à CTSA e aos componentes Curriculares de Ciências e Arte. Também descrevemos a estratégia metodológica para a estruturação do Roteiro. Este, por sua vez, é apresentado no segundo momento, com detalhamento das atividades que foram desenvolvidas ao longo das cinco oficinas. Esperamos que nossa proposta possa inspirar professores no grande desafio de promover a Educação Ambiental Emancipatória nos primeiros anos de escolarização, e contribuir para a formação de estudantes/cidadãos críticos, comprometidos e sensibilizados com as questões socioambientais.Também esperamos que, neste percurso, a Arte seja uma fiel companheira para tornar o processo de ensino potente, afetivo, dinâmico e criativo. Isso porque, sem criatividade, não podemos ser refazedores do mundo, como propõe Paulo Freire: “Nós, mulheres e homens, nos tornamos seres refazedores, reconstrutores do mundo que não fizemos. E não há reconstrução sem criatividade. No fundo, a criatividade tem que ver com a remodelação do mundo”.
- ItemEducação ambiental e sustentabilidade: uma sequência pedagógica sobre resíduos sólidos pautadas nos três momentos pedagógicos(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Vieira, Ana Paula; Costa, Priscila Caroza Frasson; http://lattes.cnpq.br/9835513802063995; Costa, Priscila Caroza Frasson; Oliveira, André Luis; Poletto, Rodrigo de SouzaEsta dissertação de mestrado corresponde a uma pesquisa sobre a temática da Educação Ambiental (EA) Crítica e Emancipatória, desenvolvida a partir de uma problemática ambiental que emergiu do âmbito escolar: os resíduos sólidos orgânicos gerados pela merenda escolar e seu descarte inadequado, que caracterizam a ausência da sustentabilidade. Foi realizada uma intervenção com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, em um colégio estadual do Norte do Paraná. O objetivo foi analisar o problema ambiental apresentado, bem como questionar e apresentar alternativas de reaproveitamento, em paralelo aos conteúdos curriculares de Ciências que promovem a EA. De modo mais específico, foi elaborada uma sequência de atividades, balizada pelos Três Momentos Pedagógicos, visando motivar os alunos, por meio da teoria e da prática, a preservar o ambiente para que possam exercer sua cidadania de forma sustentável e, consequentemente, atuar na melhoria da qualidade de vida. Os resultados da implementação dessa sequência foram analisados a partir das produções textuais dos alunos, com base na Análise Textual Discursiva. Através das análises, foi possível evidenciar o aprendizado dos estudantes em processo de lapidação, permeando a EA com promoção à criticidade. Também foi possível notar a emancipação deles diante das questões socioambientais locais, norteadoras da sustentabilidade, assim como o ensino de Ciências refletido nos conceitos científicos externalizados, que proporcionaram a sensibilização para a fundamental relação entre o ser humano e o meio ambiente.
- ItemEducação financeira para alunos com deficiência intelectual: desenvolvimento e aplicação de um jogo educacional(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Cacita, Ana Paula Rodrigues; Freitas, Carlos Cesar Garcia; http://lattes.cnpq.br/4220006760336984; Freitas , Carlos Cesar Garcia; Figueiredo , Helenara Regina Sampaio; Lucas, Lucken BuenoA carência de conhecimentos financeiros da população em geral tem refletido no consumismo, inadimplência e endividamento e revelado a importância da formação acerca da Educação Financeira dos cidadãos, além da necessidade de ser desenvolvida desde muito cedo, em ambientes escolares, de modo a contribuir com o bem-estar financeiro atual e futuro dos cidadãos. Essa demanda social se intensifica em relação aos alunos com Deficiência Intelectual – DI, visto que a escassez de informações e conhecimentos básicos acerca dos aspectos financeiros, tornam-se obstáculos que os impedem de vivenciar situações simples e corriqueiras de escolhas e decisões de consumo, assim como seus pares de mesma idade, e os deixam mais suscetíveis de serem ludibriados e propensos ao consumismo, impedindo seu protagonismo, inclusão social e cidadania. No intuito de promover a Educação Financeira, inclusive em contexto educacional, ações em âmbito público foram efetivadas a partir de 2010, coma Estratégia Nacional de Educação Financeira e a inclusão da temática, em 2018, no currículo escolar, a ser trabalhada como tema integrador. Fundamentados nesse cenário e ante a escassez de recursos didáticos adequados ao público de alunos com DI, a presente pesquisa debruçou-se no objetivo de desenvolver, aplicar e avaliar um jogo educacional sobre Educação Financeira que possa contribuir com a aprendizagem de conhecimentos financeiros de alunos com DI do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Após a análise das potencialidades e dificuldades desses alunos, identificou-se a pertinência da abordagem de alguns assuntos: Dinheiro (função e finalidade); Compra consciente (desejo x necessidade); Poupança (poupar e investir) e recorreu aos pressupostos metodológicos da Design Science Research para desenvolver o jogo intitulado de Guardiões do consumo, que foi aplicado aos alunos com DI de uma escola de Educação Especial. Os dados foram coletados e analisados à luz da Análise Textual Discursiva – ATD e os resultados dessa análise demonstraram as contribuições do Jogo como recurso didático, na estimulação, participação, reflexão e aprendizagem acerca do consumo consciente e dos demais conteúdos propostos sobre a Educação Financeira, que poderão ser transladados para o cotidiano e contribuir com a autonomia e cidadania desses alunos.
- ItemEducação sexual : uma sequência de atividades com abordagem nos três momentos pedagógicos para alunos e alunas da formação docente(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Proni, Sandra Mara Miranda; Costa, Priscila Caroza Frasson; http://lattes.cnpq.br/9835513802063995; Costa, Priscila Caroza Frasson; Blanco, Marilia Bazan; Sachs, Juliane Priscila DinizO ambiente escolar é permeado pela sexualidade, observado pelo comportamento dos(as) alunos(as), pelas conversas e brincadeiras dos(as) adolescentes, até mesmo pela expressão dos grafites comumente encontrados em banheiros, desenhos em carteiras, expressões orais, vocabulários pertinentes, músicas sensuais. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não indica direcionamentos para a Educação Sexual (ES) no Ensino Médio (EM), portanto, na ausência de uma referência nacional, buscamos uma dinâmica organizacional para trabalhar na sala de aula algumas questões afetas, que se revelaram fundamentais para a educação de adolescentes. Na perspectiva atual, como devemos abordar a ES na sala de aula, com a ausência de disciplinas, carência de discussão nos documentos oficiais e precariedade dos materiais didáticos em relação à temática? Uma Sequência de Atividades (SA) estruturada com a escolha de materiais específicos, ancorados em nosso referencial teórico, foi uma estratégia interessante. Assim, o problema que abarcou a presente pesquisa foi: Em quais aspectos uma SA poderá ser contributiva para a aprendizagem da ES, de acordo com a abordagem dos Três Momentos Pedagógicos, no componente curricular de Biologia da Formação Docente? Portanto, a proposta de organização de material didático com atividades baseadas nos Três Momentos Pedagógicos (3MP) foi um complemento ao currículo, visando trazer um olhar reflexivo sobre o tema da Sexualidade. Para tanto, os encontros foram estruturados de modo a favorecer a dialogicidade do grupo, na tentativa de abordar conhecimentos científicos e aspectos biopsicossociais da ES, com o auxílio de materiais de Divulgação Científica (DC). Os resultados foram analisados pelo método da Análise Textual Discursiva (ATD), com o intuito de aprofundar a compreensão dos fenômenos que foram investigados. As 4 categorias de análise foram: Educação Sexual como um espaço aberto a debates e reflexões; Afetividade e Segurança; Cultura da Sexualidade e a Divulgação Científica sob o olhar do aluno, destacando as contribuições dos Três Momentos Pedagógicos para a aprendizagem dos alunos do curso de Formação de Docentes. A abordagem dos 3 MP promoveu, aos futuros docentes, a realização de um trabalho reflexivo e acolhedor na perspectiva da ESE, dispondo de um material didático pedagógico com fontes de informações confiáveis, que permitiram o desenvolvimento do pensamento crítico, abrindo a possibilidade de criar diálogos e debates, proporcionando autonomia na tomada de decisões sobre seu corpo. O produto foi elaborado e validado pelos pares no Grupo de Pesquisa e Formação de Professores – GPEFOP – PPGEN – UENP.
- ItemEnsino das habilidades preditoras de leitura na Educação Infantil: desenvolvimento de um curso de formação para professores(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Dalla Costa, Isabelle Maichaki; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Blanco, Marília Bazan; Oliveira, Jáima Pinheiro de; Araújo, Roberta Negrão deHabilidades preditoras de leitura são requisitos essenciais para que o estudante desenvolva a leitura, podendo ser destacados o vocabulário, as habilidades metafonológicas, a memória operacional fonológica e a nomeação automática rápida. O presente estudo justifica-se pelo alto índice de alunos com dificuldades na fase de alfabetização e pela escassez de produções relativas às habilidades preditoras de leitura, ratificada pelo levantamento realizado no Portal Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Teve como questão investigativa: De que modo um curso de formação sobre habilidades preditoras de leitura pode contribuir para a prática pedagógica na Educação Infantil? A partir desta, o estudo objetivou elaborar e implementar um Curso de formação continuada sobre habilidades preditoras de leitura para professores da Educação Infantil. Apresentou, como objetivos específicos: 1) Realizar um mapeamento sistemático de literatura, acerca das produções científicas brasileiras sobre cursos de formação para Habilidades preditoras de Leitura; 2) Definir habilidades preditoras de leitura na Educação Infantil, assim como relacioná-las ao processo de alfabetização; 3) Investigar nos documentos norteadores/curriculares da Educação Infantil, de que forma as habilidades preditoras são contempladas; 4) Identificar e descrever os conhecimentos prévios dos professores quanto às habilidades preditoras de leitura e sua importância; 5) Elaborar e implementar propostas de atividades para desenvolver as habilidades preditoras de leitura na Educação Infantil; 6) avaliar a percepção das professoras quanto ao curso de formação e a contribuição deste para sua prática pedagógica. A partir dos resultados, foi possível verificar que o curso trouxe contribuições positivas para a prática docente.
- ItemEnsino de ciências no 5° ano do ensino fundamental: a física e a química como objetivo de conhecimento(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Santos, Cristiane Delfino Machado dos; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; Guimarães, Fernando Manuel Seixas; Poletto, Rodrigo de Souza; http://lattes.cnpq.br/8774064317309922O presente estudo investiga o ensino de Ciências no 5.º ano do Ensino Fundamental. Teve como objetivo geral elaborar um Produto Educacional, especificamente um guia didático, com atividades práticas relacionadas aos conteúdos de Física e de Química. O guia didático, intitulado Atividades Práticas de Ciências para o 5.º ano do Ensino Fundamental, intenciona constituir-se como um recurso pedagógico, tornando o ensino de Ciências mais atrativo. A escolha do tema justifica-se pela necessidade de repensar a prática do ensino de Ciências, nos dias atuais, em meio às transformações científicas e tecnológicas ocorridas na sociedade. Partindo do mapeamento dos estudos anteriormente realizados, pode-se evidenciar que as pesquisas apontam lacunas na formação inicial do professor, o que tem como consequência um ensino reduzido a informações teóricas, com ausência de atividades práticas, pelo fato de muitos docentes não dominarem os conteúdos específicos da área Ciências. Assim, buscou-se responder à questão investigativa: De que forma a realização de atividades práticas, no ensino de Ciências, envolvendo conteúdos de introdução à Física e à Química, auxiliará no processo de ensino no 5.º ano do Ensino Fundamental? Para respondê-la, o objetivo geral foi detalhado em três específicos, a saber: (1) Discutir a formação de professores e o ensino de Ciências, com base em autores que abordam os temas e em documentos curriculares oficiais vigentes; (2) Descrever os passos da pesquisa e a elaboração do guia didático, além da implementação deste; (3) Coletar dados durante a implementação, apresentando-os e analisando-os. A pesquisa, de abordagem qualitativa, subsidiou a elaboração tanto da dissertação, como do Produto Educacional. O guia foi implementado por meio de um curso formativo ofertado aos professores da rede pública municipal. O curso objetivou validar as atividades do guia didático. Os dados empíricos foram coletados em três momentos: antes do início do curso, quando os participantes responderam um Questionário Diagnóstico; durante a participação, ao desenvolverem as atividades e preencherem formulários de avaliação destas e, ao término, por meio do Questionário Final e de um Questionário de Avaliação de Participação. Os instrumentos foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados evidenciaram que os objetivos propostos foram atingidos com êxito, pois apontaram as contribuições do produto à prática pedagógica do professor.
- ItemEstratégias de tradução para a língua brasileira de sinais e língua portuguesa(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Moreira, Célio Roberto; Arruda, Sergio de Mello; http://lattes.cnpq.br/316229296488927; Arruda, Sergio de Mello; Passos, Angela Meneghello; Passos, Marinez MeneghelloEsta dissertação utiliza como aporte teórico os Estudos da tradução, com atenção específica para o par linguístico da Libras (Língua Brasileira de Sinais) e Língua Portuguesa. O interesse pela pesquisa iniciou-se por meio da observação dos Tradutores e Intérpretes da Libras e da Língua Portuguesa (TILSPs) que atuaram nas aulas virtuais no Estado do Paraná no período da pandemia da covid-19. Após essa observação, elaboramos a seguinte questão de pesquisa: como o Tradutor e Intérprete da Libras e da Língua Portuguesa seleciona suas escolhas tradutórias por meio dos quatorze procedimentos técnicos da tradução de Barbosa (2020)? Os objetivos desta pesquisa é verificar como os TILSPs selecionam suas escolhas tradutórias. Para alcançar nossos objetivos, optamos por uma abordagem de pesquisa qualitativa, ancorados em nosso referencial de autores precursores acerca do Estudo da Tradução no Brasil como: Barbosa (2020), Santos (2020), Rodrigues (2018), entre outros. Foram realizadas entrevistas com cinco TILSPs, atuantes no ano de 2023 pelo NRE – Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio no norte do Paraná. A metodologia da coleta de dados foi iniciada com os cinco passos da entrevista reflexiva de Szymanski (2008). Tais passos orientaram como realizar perguntas para encontrar a resposta de nossa questão de pesquisa. Os quatorze procedimentos técnicos da tradução catalogados por Barbosa (1990; 2020), para as línguas orais foram utilizados como categorias, a priori, para validar os dados desta pesquisa, fundamentada na ATD (Análise Textual Discursiva) de Moraes e Galiazzi (2011). Entre os quatorze procedimentos técnicos da tradução de Barbosa (2020), quando os entrevistados interpretaram a frase apresentada na direção direta, cinco procedimentos tradutórios foram selecionados. Ao considerar o exemplo de frase apresentado no processo de interpretação na direção inversa, constatou-se nove procedimentos tradutórios. Além disso, verificou-se que a “Tradução Palavra por Palavra” foi a mais escolhida por nossos entrevistados. Assim, partir das contribuições de nossos entrevistados e considerando que a profissão TILSP é recente, os cursos para sua formação continuada ainda são incipientes, dessa forma, elaboramos um material com videoaulas sobre as especificidades da profissão. Ademais, foram incluídos os quatorze procedimentos técnicos da tradução e, por fim, a maneira de como se realizar a aplicação de uma das estratégias de tradução. Conclui-se que é perceptível que nossos entrevistados sabem traduzir/interpretar na direção direta e inversa, porém, quando questionados como selecionam suas escolhas tradutórias, por ser um tema inovador, nomeá-las ainda é difícil para os cinco TILSPs.
- ItemEvasão no curso de formação de docentes em nível médio, na modalidade normal, em um município do norte do Paraná(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) Albano, Mara Sílvia Henares; Passos, Marinez Meneghello; http://lattes.cnpq.br/3275252597631249; Passos, Marinez Meneghello; http://lattes.cnpq.br/3275252597631249; Broietti, Fabiele Cristiane Dias; http://lattes.cnpq.br/6755046101127661; Arruda, Sérgio de Melo; http://lattes.cnpq.br/3162292964889276O objetivo desta pesquisa é compreender as causas da evasão no curso de Formação de Docentes em nível médio, em um município do Norte do Paraná e investigar a relação dos sujeitos com a profissão docente, com o curso em que se matricularam, com os professores e colegas e com o tornar-se professor, a fim de identificar e analisar os elementos que influenciam na permanência dos alunos no curso e/ou causam a evasão em relação à escolha feita inicialmente. Para tanto, utilizou-se como fundamentação teórica as perspectivas de autores como Tardif (2013), Freire (2002), Charlot (2013), Pimenta (2005) e Imbernón (2006) acerca de formação docente, evasão escolar, as relações que perpassam os processos de ensino e de aprendizagem, bem como as relações do próprio docente com seu trabalho. A pesquisa tem caráter qualitativo e foi escolhida por entender-se que é a melhor forma de desvendar determinados comportamentos na educação. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, envolvendo três grupos distintos de alunos aqui denominados como: a) alunos evadidos, que são os sujeitos que desistiram do curso; b) alunos em formação, que são os sujeitos que estão fazendo o curso; e c) alunos egressos, que são aqueles que terminaram o curso. Para a análise dos dados coletados utilizou-se procedimentos da análise de conteúdos (BARDIN, 2016) para nos possibilitar descobrir o que está por trás do discurso dos sujeitos. Os dados coletados permitiram compreender que basicamente três fatores ocasionaram a evasão no curso de Formação de Docente: a falta de informações sobre o curso, a relação entre os sujeitos e a relação que os sujeitos desenvolvem com a própria profissão docente.
- ItemFocos da aprendizagem ciêntifica como guias axiológicas para a formação docente e para a prática de atividades de iniciação científica na escola(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Gerione, Neiva Sales; Lucas, Lucken Bueno; http://lattes.cnpq.br/6908341698896083; Lucas, Lucken Bueno; http://lattes.cnpq.br/6908341698896083; Varela, Paulo Idalino Balça; Bertoni, Danislei; http://lattes.cnpq.br/5266519228515641; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577O objetivo desta pesquisa foi investigar de que forma os seis Focos da Aprendizagem Científica (FAC) Interesse Científico, Conhecimento Científico, Prática Científica, Reflexão sobre a Ciência, Comunidade Científica e Identidade Científica, podem ser utilizados como guias axiológicos para a formação continuada/em serviço de professores de diferentes campos disciplinares da Educação Básica, a fim de orientá los na realização do que denominamos “Atividades de Iniciação Científica” (AIC) com seus alunos. Para tanto, foi sistematizado um curso de formação para a prática da pesquisa no Ensino Fundamental e Médio, o qual foi pautado nos FAC de Arruda et. al. (2013), e em referenciais do campo da Axiologia aplicada ao Ensino (LUCAS, 2014) e da formação docente (TARDIF, 2012). A pesquisa foi configurada nos pressupostos da investigação qualitativa, sendo que os dados coletados envolveram respostas fornecidas pelos professores participantes em questionários aplicados ao longo do processo formativo. A Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003) foi o referencial teórico-metodológico que fundamentou os processos de coleta e de análise dos dados. As categorias semânticas previamente definidas com base nos FAC foram efetivadas na análise e evidenciaram o reconhecimento, por parte dos cursistas, das contribuições das AIC à educação escolar, ao mesmo tempo em que mostraram a falta de conhecimento teórico e metodológico dos docentes para a condução dessas atividades. Foi patente a percepção de que os FAC possibilitaram uma maior compreensão do fazer e da cultura científica dos professores, os quais reconheceram que as AIC podem ajudar seus alunos a terem uma visão mais clara da ciência e do mundo. As categorias analisadas evidenciaram, finalmente, que as AIC podem ser praticadas pelos professores da Educação Básica mediante a abordagem dos conteúdos escolar a partir dos seis FAC
- ItemFormação continuada de professores de cursos de engenharia a distância segundo referenciais de múltiplas representações e objetos de aprendizagem(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Ferreira, Verona Marinho; Sanzovo, Daniel Trevisan; http://lattes.cnpq.br/6173596073595767; Lucas, Lucken Bueno; http://lattes.cnpq.br/6908341698896083; Lucas, Lucken Bueno; http://lattes.cnpq.br/6908341698896083; Sanzovo, Daniel Trevisan; http://lattes.cnpq.br/6173596073595767; Pereira, Rudolph Dos Santos Gomes; http://lattes.cnpq.br/3796193323524023; Fontenele, Heliana Barbosa; http://lattes.cnpq.br/6498108607399176Os avanços tecnológicos no ensino desafiam os docentes na elaboração e na condução de suas aulas. Todavia, o ensino na modalidade a distância possui especificidades que acentuam esses desafios. Sendo assim, a presente pesquisa teve por objetivo desenvolver uma proposta de formação continuada para professores que atuam no Ensino Superior, em cursos de Engenharia ofertados na modalidade a distância. Pretendeu-se abordar possibilidades pedagógicas embasadas nos referenciais de Múltiplas Representações e Objetos de Aprendizagem. Essa articulação teórica subsidiou o desenvolvimento e a aplicação de um curso de formação continuada junto a um grupo de professores-engenheiros de uma Instituição de Ensino Superior do Estado de São Paulo, promovendo a atualização de sua prática pedagógica frente às suas necessidades formativas e à realidade da educação a distância. A pesquisa foi pautada na abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio de atividades e questionários eletrônicos, sendo eles analisados segundo os pressupostos do referencial da Análise Textual Discursiva. Das categorias analíticas foi possível depreender que o curso de formação promoveu a conscientização dos participantes quanto à importância da formação pedagógica continuada e das contribuições das tecnologias digitais para o ensino a distância, além de mostrar a pertinência da inserção de Múltiplas Representações e Objetos de Aprendizagem como estratégias promotoras da exemplificação dos conteúdos e da aprendizagem satisfatória dos estudantes. Ainda, com a coleta de dados, foi possível confirmar as dificuldades no ensino e aprendizagem, mais ainda, sobre o próprio processo pedagógico da profissão docente, promovendo melhoria nas práticas pedagógicas, na busca por uma aprendizagem efetiva do aluno. Por fim, foi evidenciada a necessidade dos professores em participarem de cursos e capacitações sobre práticas pedagógicas e as Instituições de Ensino Superior promoverem formação continuada aos docentes a fim de que eles possam aprimorar sua prática mediante o conhecimento de conceitos, recursos e estratégias que contribuam para o ensino em contextos tão desafiadores como a educação a distância.
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