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    A matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) CAMPOS, Diéli de; BLANCO, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; BLANCO, Marília Bazan; GOMES, Maria Alexandra Oliveira; NETO, João Coelho
    A Matemática está presente na vida das crianças desde muito cedo. No entanto, pesquisas apontam que elas apresentam dificuldades de aprendizagem nessa disciplina, considerada difícil pelos estudantes. Essa repulsão à Matemática pode estar relacionada a fatores que envolvem o ensino, bem como às dificuldades e aos transtornos na aprendizagem. Sendo assim, o professor necessita compreender algumas questões biológicas, como o conceito de Cognição Numérica, relativo à aprendizagem dos cálculos de adição e subtração. A Base Nacional Comum Curricular propõe uma articulação dos diversos campos da Matemática, de modo que os estudantes relacionem o mundo real aos conceitos matemáticos. Além disso, o documento estabelece unidades temáticas correlacionadas a habilidades para serem desenvolvidas no período do Ensino Fundamental. A unidade temática “números” engloba alguns objetos de conhecimento relacionados ao cálculo, desde o 1º até o 5º ano dessa etapa. A partir da identificação das produções científicas brasileiras destinadas ao ensino de adição e subtração nos anos iniciais do Ensino Fundamental, foi possível perceber a necessidade da utilização de materiais manipuláveis e do uso de jogos como estratégias de ensino desse conteúdo, bem como a necessidade da formação continuada para os professores que atuam nesse período escolar. Portanto, o objetivo geral deste trabalho é desenvolver um Manual Ilustrado, a partir do Modelo da Cognição Numérica, contendo atividades que auxiliem no ensino das operações de adição e subtração para alunos com dificuldades de aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O Manual Ilustrado foi implementado em um curso de capacitação on-line para professores da região de Cornélio Procópio, Estado do Paraná, Brasil e, posteriormente, foram analisadas as percepções dos participantes sobre o ensino da adição e subtração e a contribuição do conceito de Cognição Numérica para o ensino da Matemática. A partir da análise dos resultados, foi possível identificar que o curso contribuiu na teoria e na prática dos participantes, uma vez que possibilitou a troca de conhecimentos sobre as atividades propostas no Manual Ilustrado, que enfatiza o uso de materiais manipuláveis e jogos no ensino da adição e subtração.
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    Horta como ambiente interdisciplinar para o ensino de língua portuguesa e ciências nos anos iniciais.
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) FANTINELLI, Nisia Camargo Caetano Di Nizo; BERNARDELLI, Marlize Spagolla; http://lattes.cnpq.br/4262409170057795; ARAÚJO, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; ARAÚJO, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; BERNARDELLI, Marlize Spagolla; http://lattes.cnpq.br/4262409170057795; FURLANETTO, Flávio Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/3913791083064657; POLETTO, Rodrigo de Souza; http://lattes.cnpq.br/8774064317309922
    As diferentes estratégias de ensino e sua aplicação têm se ampliado mais a cada dia, dando início a práticas pedagógicas cada vez mais eficazes. Com base nisso, a presente dissertação teve como objetivo geral elaborar e aplicar um curso formativo contemplando o ensino de Língua Portuguesa e de Ciências utilizando a horta como ambiente interdisciplinar. O referido curso, intitulado “Curso Formativo: Atividades Interdisciplinares para o ensino de Língua Portuguesa e Ciências a partir da Horta Escolar” foi organizado para ser implementado junto a futuros pedagogos, atuais licenciandos de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná/Campus Cornélio Procópio, lócus de aplicação do curso, bem como a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de um município localizado no norte do Paraná. Para tanto, partiu da questão investigativa: Quais aproximações podemos estabelecer entre os saberes docentes e os saberes da Horta como ambiente interdisciplinar para o ensino de Língua Portuguesa e de Ciências, por meio de um curso formativo implementado para professoras e licenciandas em Pedagogia? Para responder à questão e atingir o objetivo geral, já apresentado, o estudo foi desenvolvido a partir de objetivos específicos, a saber: (1) Refletir a respeito da formação inicial do professor que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de revisão narrativa de literatura; (2) Discutir o ensino de Língua Portuguesa e de Ciências a partir da interdisciplinaridade; (3) Apresentar as etapas realizadas para o desenvolvimento da pesquisa e do Produto Técnico Tecnológico e, ainda (4) Apresentar os dados coletados antes, durante e depois do curso formativo, a partir de categorias a priori, com fundamento na Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados provenientes das reflexões a partir da análise e do Referencial Teórico, indicam que os conteúdos trabalhados em Língua Portuguesa podem contribuir para a potencialização da capacidade de sistematização das vivências, pelos alunos. No que tange aos objetos de conhecimento contemplados em Ciências, as participantes do curso apreenderam as características da terra, dos vegetais, dos Ecossistemas e dos aspectos nutricionais que os constituem, o que permitiu inferir que a interdisciplinaridade favorece os processos de ensino e de aprendizagem.
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    Propostas de ensino para alunos com dificuldades e transtorno de leitura.
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) ARAUJO, Lorena Carnelossi; BLANCO, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; BLANCO, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de; http://lattes.cnpq.br/8137271342793052; ARAÚJO, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379
    As dificuldades de aprendizagem se tornaram eixo de discussões no ambiente escolar nos últimos anos. As pesquisas científicas que apontam a leitura como estudo chave demonstram que, em decorrência dos baixos índices escolares na alfabetização do país, é possível afirmar que grande parte dos alunos da primeira etapa do Ensino Fundamental possui dificuldades de leitura. Nesse cenário que abarca a aprendizagem do aluno e o sucesso escolar, as intervenções para as dificuldades precisam ser discutidas. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa foi elaborar um Manual Didático com propostas interventivas para alunos com dificuldades de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As atividades foram apresentadas em curso online para docentes que atuam nos anos iniciais de escolas de três municípios do estado do Paraná. Os objetivos específicos desse trabalho são: discutir as possíveis causas das dificuldades de leitura; analisar as diferentes propostas de intervenção para dificuldades de leitura encontradas na literatura; implementar e avaliar as atividades propostas por meio de um curso online de formação para professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, assim como analisar a contribuição do material desenvolvido para a prática docente. Após investigar trabalhos na área, foi possível constatar a escassez de produções relacionadas à intervenção, e, mediante o contexto exposto, torna-se imprescindível aos professores dispor de estratégias de ensino com metodologias intencionadas para aprimorar a leitura das crianças. Quanto aos resultados do desenvolvimento, implementação e avaliação da Produção Técnica-Tecnológica, o Manual Didático possui 55 atividades elaboradas a partir do método fônico, que foram avaliadas positivamente pelos treze professores participantes durante o curso de formação. Dentre os aspectos positivos citados pelos participantes, tem-se as atividades que trabalham a consciência fonológica e uma sequência de atividades embasadas na relação letra-som, nomeadas também como letras com relação biunívocas. Espera-se que este estudo possibilite pesquisas posteriores, contribua relevantemente para aprendizagem dos alunos com dificuldade e transtorno de leitura e auxilie os professores em suas práticas de ensino cotidianas.
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    Evasão no curso de formação de docentes em nível médio, na modalidade normal, em um município do norte do paraná.
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) ALBANO, Mara Sílvia Henares; PASSOS, Marinez Meneghello; http://lattes.cnpq.br/3275252597631249; PASSOS, Marinez Meneghello; http://lattes.cnpq.br/3275252597631249; BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias; http://lattes.cnpq.br/6755046101127661; ARRUDA, Sérgio de Melo; http://lattes.cnpq.br/3162292964889276
    O objetivo desta pesquisa é compreender as causas da evasão no curso de Formação de Docentes em nível médio, em um município do Norte do Paraná e investigar a relação dos sujeitos com a profissão docente, com o curso em que se matricularam, com os professores e colegas e com o tornar-se professor, a fim de identificar e analisar os elementos que influenciam na permanência dos alunos no curso e/ou causam a evasão em relação à escolha feita inicialmente. Para tanto, utilizou-se como fundamentação teórica as perspectivas de autores como Tardif (2013), Freire (2002), Charlot (2013), Pimenta (2005) e Imbernón (2006) acerca de formação docente, evasão escolar, as relações que perpassam os processos de ensino e de aprendizagem, bem como as relações do próprio docente com seu trabalho. A pesquisa tem caráter qualitativo e foi escolhida por entender-se que é a melhor forma de desvendar determinados comportamentos na educação. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, envolvendo três grupos distintos de alunos aqui denominados como: a) alunos evadidos, que são os sujeitos que desistiram do curso; b) alunos em formação, que são os sujeitos que estão fazendo o curso; e c) alunos egressos, que são aqueles que terminaram o curso. Para a análise dos dados coletados utilizou-se procedimentos da análise de conteúdos (BARDIN, 2016) para nos possibilitar descobrir o que está por trás do discurso dos sujeitos. Os dados coletados permitiram compreender que basicamente três fatores ocasionaram a evasão no curso de Formação de Docente: a falta de informações sobre o curso, a relação entre os sujeitos e a relação que os sujeitos desenvolvem com a própria profissão docente.
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    Direito e inclusão: reflexões acerca de suas possibilidades no ensino.
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) SILVA, Tiago Marinho da; BLANCO, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; NETO, João Coelho; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534; NETO, João Coelho; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534; BLANCO, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; ALVES, Adriana Gomes; http://lattes.cnpq.br/6495915655298176; ARAÚJO, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379
    Analisando a necessidade e a dificuldade no dia a dia escolar na orientação dos docentes sobre as legislações, orientações, resoluções, deliberações e instruções normativas que norteiam os Transtornos Funcionais Específicos, identificou-se que as documentações encontram-se de maneira esparsa nas páginas oficiais, gerando uma dificuldade na localização e compreensão nos termos jurídicos. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi desenvolver um website para auxiliar no que tange às legislações para os Transtornos Funcionais Específicos, visando a maximizar o ensino dessa temática. Neste sentido, os encaminhamentos metodológicos foram o da abordagem qualitativa, visando a analisar a perceção dos profissionais, por meio da validação inicial do produto e dos professores no que tange à abordagem contextualizada no website por meio de um curso de capacitação de professores que atuam preferencialmente com alunos com estes tipos de transtorno. Como resultados, vislumbrou-se que o website desenvolvido auxilia na abordagem de professores, gestores e interessados sobre os Transtornos Funcionais Específicos, considerando, também, a legislação e os conteúdos distribuídos no website e deixou evidente sua praticidade na rotina escolar com material de fácil acesso disposto em seu aporte teórico, com conteúdos de forma clara e didática, proporcionando o aprofundamento do conhecimento.