Dissertações
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Navegando Dissertações por Autor "Bernardelli, Marlize Spagolla"
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- ItemHorta como ambiente interdisciplinar para o ensino de língua portuguesa e ciências nos anos iniciais(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) Fantinelli, Nisia Camargo Caetano Di Nizo; Bernardelli, Marlize Spagolla; http://lattes.cnpq.br/4262409170057795; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; Bernardelli, Marlize Spagolla; http://lattes.cnpq.br/4262409170057795; Furlanetto, Flávio Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/3913791083064657; Poletto, Rodrigo de Souza; http://lattes.cnpq.br/8774064317309922As diferentes estratégias de ensino e sua aplicação têm se ampliado mais a cada dia, dando início a práticas pedagógicas cada vez mais eficazes. Com base nisso, a presente dissertação teve como objetivo geral elaborar e aplicar um curso formativo contemplando o ensino de Língua Portuguesa e de Ciências utilizando a horta como ambiente interdisciplinar. O referido curso, intitulado “Curso Formativo: Atividades Interdisciplinares para o ensino de Língua Portuguesa e Ciências a partir da Horta Escolar” foi organizado para ser implementado junto a futuros pedagogos, atuais licenciandos de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná/Campus Cornélio Procópio, lócus de aplicação do curso, bem como a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de um município localizado no norte do Paraná. Para tanto, partiu da questão investigativa: Quais aproximações podemos estabelecer entre os saberes docentes e os saberes da Horta como ambiente interdisciplinar para o ensino de Língua Portuguesa e de Ciências, por meio de um curso formativo implementado para professoras e licenciandas em Pedagogia? Para responder à questão e atingir o objetivo geral, já apresentado, o estudo foi desenvolvido a partir de objetivos específicos, a saber: (1) Refletir a respeito da formação inicial do professor que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de revisão narrativa de literatura; (2) Discutir o ensino de Língua Portuguesa e de Ciências a partir da interdisciplinaridade; (3) Apresentar as etapas realizadas para o desenvolvimento da pesquisa e do Produto Técnico Tecnológico e, ainda (4) Apresentar os dados coletados antes, durante e depois do curso formativo, a partir de categorias a priori, com fundamento na Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados provenientes das reflexões a partir da análise e do Referencial Teórico, indicam que os conteúdos trabalhados em Língua Portuguesa podem contribuir para a potencialização da capacidade de sistematização das vivências, pelos alunos. No que tange aos objetos de conhecimento contemplados em Ciências, as participantes do curso apreenderam as características da terra, dos vegetais, dos Ecossistemas e dos aspectos nutricionais que os constituem, o que permitiu inferir que a interdisciplinaridade favorece os processos de ensino e de aprendizagem.
- ItemMapas conceituais como recurso avaliativo(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Grocholski, Juliana Alves; Bernardelli, Marlize Spagolla; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; Luccas, Simone; Bernardelli, Marlize Spagolla; Araman, Eliane Maria de Oliveira; Coelho Neto, JoãoEsta pesquisa foi realizada com a intenção de contribuir para a formação continuada de professores do Ensino Fundamental com relação à utilização dos Mapas Conceituais como recurso avaliativo. A questão que norteou esta pesquisa foi: um curso de formação continuada, voltado a professores do Ensino Fundamental, viabilizaria o uso dos Mapas Conceituais enquanto recurso avaliativo para ser utilizado em sala de aula? Em face deste questionamento, o objetivo foi de elaborar um curso de formação continuada, envolvendo a utilização dos Mapas Conceituais – MC como recurso avaliativo, voltado a professores que atuam no Ensino Fundamental. O trabalho com os MC auxilia muito o professor a entender quais conceitos já foram formados, quais ainda precisam ser construídos e como eles estão organizados e se relacionam na estrutura cognitiva dos alunos. Desse modo, enquanto procedimento avaliativo o MC pode ser utilizado com caráter diagnóstico, formativo e somativo. Os referenciais teóricos que fundamentaram este trabalho foram a Teoria de Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais e Avaliação Educacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com referencial teórico pautado no parâmetro metodológico de uma pesquisa bibliográfica, a partir da qual foi possível elaborar o Produto Educacional em forma de um curso: “Mapas Conceituais na Avaliação Educacional”. Embora a intenção fosse aplicá-lo diretamente com professores que atuam no Ensino Fundamental, em função da pandemia causada pelo vírus Sars-Cov 2, decidiu-se fazer uma implementação indireta, enviando-o juntamente com um questionário a professores de diferentes segmentos de ensino para analisar sua viabilidade e adequação. Foi utilizada a Análise Textual Discursiva para analisar os dados oriundos dos questionários respondidos pelos doze professores analistas do curso presente no Produto Educacional. A análise dos dados indicou que os analistas consideraram o Produdo Educacional consistente, com conceitos teóricos pertinentes às temáticas de Mapas Conceituais e Avaliação Educacional. Indicaram que os objetivos, o tempo e a organização dos módulos estavam adequados, bem como os conceitos teóricos da Aprendizagem Significativa e dos Mapas Conceituais, os diferentes tipos de avaliação (diagnóstico, formativo e somativo) e a integração desses elementos oportunizou o uso dos mapas como recurso avaliativo. Os analistas indicaram que um curso com a temática do Produto Educacional é relevante para a formação continuada de professores e que a utilização dos MC como recurso avaliativo pode ser um modo eficiente de realizar a avaliação educacional, contribuindo não somente com a prática avaliativa do professor, como para a aprendizagem dos alunos.