Dissertações
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertações por Autor "Araújo, Roberta Negrão de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA origem da vida na terra do ponto de vista da química pré-biótica: um estudo dirigido na perspectiva da história da ciência.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Moraes, Verônica Rodrigues de; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; http://lattes.cnpq.br/3796193323524023; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; Costa, Hawbertt Rocha; Araújo, Roberta Negrão deO surgimento da vida e sua evolução em nosso planeta, bem como as condições necessárias para o seu desenvolvimento, atraem o interesse dos acadêmicos e da comunidade científica mundial pertencente às mais diversas áreas do conhecimento. A presente dissertação tem como objetivo central desenvolver um Estudo Dirigido, para o tema Origem da vida, com ênfase na Química pré-biótica. Possui como objetivos específicos: trabalhar com a interdisciplinaridade entre a Química e a Biologia; Abordar a História da Ciência, no que diz respeito à compreensão de diferentes teorias para a Origem da vida; Promover a interação com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC); Realizar práticas experimentais e verificar a concepção dos participantes da pesquisa, quanto ao tema Origem da vida. Espera-se favorecer a ampliação do conhecimento dos futuros professores, sobre aspectos conceituais da Origem da vida, assim como aprofundar as discussões sobre os diferentes contextos e processos históricos que interferiram na construção do conhecimento científico deste tema. A implementação da Produção Técnica Educacional, ocorreu para estudantes de Química do Instituto Federal do Paraná - IFPR/Jacarezinho. O curso teve carga horária total de 12 horas, distribuídas em cinco encontros de duas horas, mais duas horas referentes às atividades de pesquisa. Durante a formação, foram realizadas discussões sobre o tema Origem da vida, pautadas em estudos científicos. Ocorreu o desenvolvimento de atividades envolvendo as TDIC, em especial a plataforma Canva, o software ArgusLab e a ferramenta Padlet, bem como foram engendradas práticas experimentais referentes à formação dos primeiros seres vivos. Essa pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa descritiva, a coleta de dados contou com dois questionários, um inicial e um final, para verificar as percepções dos estudantes sobre a temática em questão. A História da Ciência oportunizou aos estudantes expandirem seus conhecimentos conceituais, com base na Química pré-biótica, a partir do papel dos cientistas para o seu desenvolvimento. Foi possível aprofundar o tema de forma contextualizada, com menções a aspectos importantes que influenciaram as teorias sobre a Origem da vida. No que diz respeito às concepções dos estudantes, emergiram duas categorias, uma voltada para a concepção criacionista e outra mais condizente com o ponto de vista científico. O uso das TDIC facilitou a visualização dos conceitos químicos apresentados. O Estudo Dirigido, com o uso de fontes de conhecimento confiáveis, como artigos científicos, estimulou a curiosidade e atraiu o interesse dos acadêmicos. A atividade experimental contribuiu para a confirmação e compreensão de informações adquiridas nas aulas teóricas e foram importantes na formação de elos entre as concepções provenientes do cotidiano e os conceitos científicos, propiciando aos estudantes a oportunidade de ampliarem suas ideias ou então reestruturá-las. O Estudo Dirigido revelou-se uma estratégia pedagógica que pode nortear a abordagem do tema Origem da vida e contribuir para a formação científica dos futuros professores.
- ItemProposta de um manual didático-pedagógico para o ensino da agroecologia na geografia escolar.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Lima, César Augusto de; Ludka, Vanessa Maria; http://lattes.cnpq.br/9633043014986675; Ludka, Vanessa Maria; Fraga, Nilson Cesar; Araújo, Roberta Negrão deA agroecologia é uma área de estudo que incentiva o equilíbrio entre o agricultor e o meio ambiente no qual ele produz, conservando o ecossistema, a biodiversidade, os recursos naturais, incluindo a preservação de práticas tradicionais de cultivo de plantas e sementes, destacando o modelo agroecológico como a agricultura com perspectiva sustentável. Ao longo do processo de formação acadêmica, evidenciou- se a ausência da temática da agroecologia para o ensino da Geografia escolar. Diante disso, salientou-se a necessidade da produção de um novo material didático para este meio, afim de suprir a ausência de matérias didáticos da temática na escola. A agroecologia se apresenta como área de conhecimento promissora para o campo do ensino, e a Geografia possui grande potencialidade para o ensino da mesma. A presente pesquisa teve como objetivo apresentar uma proposta de manual didático- pedagógico para o ensino da agroecologia para a Geografia Escolar. Metodologicamente, a pesquisa pautou-se na linha quali-quantitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e aplicação e coleta de dados, além da revisão sistemática de literatura. Inicialmente, foi aplicado um questionário diagnóstico com professores de Geografia para considerar a necessidade de trabalhar a temática em escolas do município de Cornélio Procópio-PR. Perante os dados coletados, se deu a elaboração de um manual didático-pedagógico de agroecologia para professores de Geografia, com propostas de atividades voltadas para os anos específicos do ensino fundamental e ensino médio, no qual sua finalidade é servir como suporte para o ensino da agroecologia nas aulas de Geografia. Diante dos resultados, considerou-se que o manual didático-pedagógico de agroecologia é uma ferramenta didática potencial para a Geografia Escolar.